Diário de viagem a Nova York – Jessica Pavan

O Diário de Viagem é uma seção que traz relatos de leitores do blog. Nesses relatos, eles contam como foi a viagem a Nova York, o que mais gostaram de fazer, o que não gostaram, dividem dicas, enfim: um diário mesmo. A convidada de hoje é a Jessica Pavan. Ela ficou 5 dias, em maio de 2019. Para conferir mais relatos, clique aqui.

Olá! Eu sou a Jéssica e moro em Osasco/SP, fui pra Nova York em maio de 2019. Eu sempre tive duas cidades americanas que fizeram parte do meu imaginário e que sempre fizeram meu coração palpitar: Tulsa (OK) e Nova York haha. Sempre ficava dependendo de companhia e nunca dava certo, então decidi que viajaria sozinha mesmo, me vesti de coragem (e pesquisa) e fui.

Meu planejamento todo de viagem começou bem tarde, em dezembro de 2018, e tinha como destino apenas Tulsa, quando resolvi pesquisar se havia diferença nos valores da passagem se eu incluísse NYC, descobri que seria possível utilizar o stopover e ficar 5 dias sem que o valor final da minha passagem fosse alterado. Viajei pela United; comprei a passagem em fevereiro de 2019 e comecei então a desenhar um roteiro, pesquisar hospedagem e transporte, pois também seria uma viagem econômica e muitas dicas encontrei aqui no blog da Laura.

Como eu não tinha muita grana reservada, priorizei “coisas grátis” e alimentação não foi o foco da viagem. Sai de Guarulhos dia 9 de maio no e cheguei no  aeroporto de Newark no dia 10 e fui pra Tulsa no dia 15. Meu vôo tinha escala curta em Washington, o que foi super tranquilo (é bom lembrar que quando tem escala você já passa pela imigração assim que “pisa” nos EUA) e segui com meu destino até o aeroporto de Newark.  Para sair do aeroporto, optei por utilizar o serviço de shuttle, que encontrei pelo blog da Laura. Por estar com malas e muito cansada foi a melhor opção. Fiquei hospedada no Blue Moon hostel/hotel, em Lower East Side, em um quarto compartilhado com mais cinco meninas, foi uma das hospedagens mais baratas que encontrei.

Sexta – Dia 1: Cheguei ao hostel por volta de 13h, peguei bastante trânsito do aeroporto até chegar ao local da hospedagem. Meu check-in só poderia ser feito às 15h e não era possível antecipar sem pagar a taxa de U$50, mas tinha um lugar para guardar as malas. Então optei por aguardar, peguei um café e um bagel na Bakery do Hostel  e fui explorar um pouco o bairro. Descobri que tinha vários restaurantes, bares, duas estações de metrô (aproveitei para comprar meu Metrocard ilimitado), percebi que estava muito próximo de Little Italy, Chinatown, East Village e na saída para o Brooklyn. Achei a localização fantástica. Após o check-in, arrumei minhas coisas, tomei um banho (sofri pra aprender a ligar o chuveiro que tem o dispositivo junto com a banheira hahaha). Após os trâmites burocráticos de acomodação, peguei o metrô e fui até a o Bryant Park e visitei a New York Public Library – já estava fechada para visitação, mas aproveitei para descansar e observar o movimento da cidade. De lá fui andando até o Grand Central Terminal, que lugar lindo e mágico, me sentia num filme o tempo todo. Aproveitei para comer o famoso Shake Shack, e segui para conhecer a Times Square à noite, explorando a região. Também fui conhecer o restaurante Bubba Gump, que tem como tema o filme Forest Gump, um dos meus favoritos da vida. Como a cidade não para, a gente perde a noção do tempo e voltei pro Hostel já era mais de 1 da manhã e fui descansar pro dia seguinte.

Sábado – Dia 2: Com o previsão de sol e sendo sábado, aproveitei pra encontrar duas amigas que estão morando em Nova York e fomos até Coney Island. Como uma das linhas do metrô que vai até Coney Island passava em uma das estações perto do meu hostel, saímos por volta de 9h da manhã.  Comprei café na Bakery do Hostel e fomos. Aqui queria dizer que fui iludida pelos 26º que faziam, o vento em Nova York é absurdo e muito gelado, saí de shorts, mas sobrevivi com uma meia calça haha. Levamos cerca de 40 minutos pra chegar e foi um dos passeios que mais gostei, por sair um pouco da loucura de Manhattan e ter a praia e o cenário de tantos filmes. O parque abria às 11h, então deu pra explorar bem a região, caminhar na praia sem muitos turistas. E depois fomos conhecer o parque e comer o cachorro quente do famoso Nathans.

De lá, seguimos para Manhattan. Como era um dos únicos dias com previsão de sol, aproveitei para subir no observatório do Top of the Rock, a vista é linda. Aproveitei para descansar enquanto apreciava a linda vista do Empire State Building e do Central Park e, como estava sozinha, fui pedindo para as pessoas tirarem fotos pra mim, para não viver de selfie. Fiquei cerca de 1h30, para valorizar meus dólares pagos, mas não precisa mais do que isso não. Saindo de lá, aproveitei para conhecer o Rockefeller Center e o local onde tem a pista de patinação, que na primavera é cheia de mesas e bares. Também fui conhecer a loja da Lego e  St. Patrick Cathedral, e inclusive estava tendo um ostentoso casamento. Por ali, fui caminhando pela Quinta Av, passei pelo MOMA, e cheguei até a esquina da 53rd St com a Sexta Avenida e parei para comer no The Halal Guys, comida de rua super gostosa e barata, dá tranquilamente para duas pessoas um prato de U$8 (como eu estava sozinha, levei para o Hostel o que sobrou e tive mais uma refeição). À noite, eu fui para o show da Erykah Badu no Barclays Center no Brooklyn, que foi uma experiência incrível também, diria que foi bem local haha. Após o show fui para o hostel descansar.

Domingo – Dia 3: Conforme a previsão do tempo, o dia estava frio e chuvoso, e eu acordei doente. Então, optei por fazer coisas mais tranquilas e em lugares fechados. Fui conhecer a loja da Macy’s, almoçar com umas amigas e aproveitei para comprar algumas coisas, procurar algumas encomendas  que me pediram. Aqui friso novamente sobre o clima de NYC, fazia 8º com sensação de 3º e com muita chuva e vento, eu não estava preparada para isso, comprei capa de chuva e corta-vento que me foram muito úteis nos outros dois dias. Aproveitei esse clima para descansar, estava bem esgotada fisicamente e com crises de rinite, sinusite e alergia, é importante separar um período de descanso.

Segunda – Dia 4: Acordei renovada, o tempo estava um pouco mais firme. Do lado do meu hostel tinha uma espécie de mercadinho indiano, onde comprei algumas coisas para café da manhã e também faziam um sanduíche de Pastrami ótimo e super barato, o que me alimentava  haha. Para esse dia, eu tinha agendando horário o The Vessel (peguei as informações no blog da Laura) e queria explorar a região (High Line, Chelsea Market, Starbucks Reserve). Peguei o metrô e fui conhecer a “atração” que é bem diferente, aproveitei pra conhecer o shopping ao lado e fugir um pouco da chuva e do frio. Saindo de lá, com o tempo um pouco melhor, resolvi ir até o High Line e seguir até o Chelsea Market, o que foi uma péssima escolha, pois começou a chover muiiiiiiiito (muito mesmo) no meio do caminho e eu não encontrava os lugares para descer haha. Continuei o trajeto com minha capa de chuva e depois de muito andar cheguei ao Starbucks Reserve, que fica ao lado do Chelsea Market. Por conta da chuva estava tudo muito lotado, então explorei o que deu dos dois espaços. O mercado é lindo, mas estava realmente muito cheio,  esperei a chuva passar e fui explorar Chinatown e comprar lembrancinhas e levar sustos com o pessoal me perguntando se eu queria comprar mercadorias duvidosas (o susto foi tão grande na abordagem que achei que tava sendo assaltada, sequestrada, mas ela só queria me vender bolsa haha). Fui comer cannoli em Little Italy, parei para comer pizza e voltei para o meu hostel para descansar, pois no último dia caminharia muito num walking tour.

Terça – Dia 5: Para o último dia, reservei o movie tour da Grande Maçã. Acontece das 9h às 15h, e passa por vários cenários de filmes e séries e foi a oportunidade de conhecer lugares que eu não tinha conseguido ir por conta dos dias chuvosas e frios.  Depois, eu resolvi atravessar a Brooklyn Bridge, conhecer a prefeitura de Nova York (como uma boa administradora pública haha) e explorar um pouco a região próxima às pontes. De lá, fui até o memorial do 11 de setembro e Wall street – peguei o touro vazio – e fui pegar o ferry (grátis) para Staten Island e consegui ver a Estátua de dia e a vista noturna de Manhattan que é linda (mesmo com chuva). Dei uma última passada na Times Square antes de voltar para o Hostel, pois meu vôo para Tulsa era logo cedo (optei por pegar um Lyft compartilhado para o aeroporto LaGuardia, o que compensou bastante pela comodidade).

Minha viagem não teve um roteiro super definido com horários, eu busquei viver aquilo que eu queria viver. Essa foi uma das vantagens de viajar sozinha, não tinha que compartilhar minhas decisões com ninguém, só fiz o que tinha vontade de fazer. Com toda certeza, pretendo voltar e explorar partes da cidade que não foi possível, por conta da chuva e do tempo escasso. É uma viagem que ficou marcada, primeiro por me libertar e viajar sozinha, segundo por ter realizado um desejo que eu achei não ser possível e terceiro por NYC ter a energia incrível. Com certeza vou voltar.

Se você quiser participar, envie seu relato para análise para laura@lauraperuchi.com COM FOTOS, seu nome completo e cidade/estado. LEMBRE-SE que é preciso ser detalhista. Não precisa escrever um livro, mas seu relato tem que ser informativo!