Diário de viagem a Nova York – Dominique Faria

O Diário de Viagem é uma seção que traz relatos de leitores do blog. Nesses relatos, eles contam como foi a viagem a Nova York, o que mais gostaram de fazer, o que não gostaram, dividem dicas, enfim: um diário mesmo. A convidada de hoje é a Domonique Faria. Ela mora na Irlanda e veio visitar a mãe, que mora nos EUA. As duas passaram 7 dias na cidade, em setembro de 2021. Para conferir mais relatos, clique aqui.

Após um ano e nove meses sem ver minha mãe (devido à pandemia), nosso reencontro não poderia ser mais especial: aproveitando essa cidade que sempre nos traz surpresas positivas. É minha segunda vez em Nova York, ambas na companhia da minha mãe e durante o verão. Quando vim pela primeira vez, em 2016, decidimos fazer passeios mais turísticos, visitamos vários museus e foi tudo muito intenso e corrido, já que a cidade oferece infinitas opções. Dessa vez, decidimos focar mais em curtir a cidade por si só e conhecer novos lugares.

Agradeço à Laura pela oportunidade de poder compartilhar um pouquinho da nossa experiência em Nova York e também pelas dicas, que nos foram muito úteis!

Dia 1: nosso voo interno foi com destino ao aeroporto de LaGuardia. Ao chegar, já compramos o MetroCard para utilizar no transporte público da cidade. Logo no desembarque tem uma máquina automática para comprar os tickets. Optamos por comprar o MetroCard pré-pago para ser compartilhado entre nós duas. O valor do cartão foi de $1, mais o valor carregado (cada trecho no transporte era $2,75). Você pode recarregar valores adicionais depois se preciso. Se você for ficar muito tempo na cidade, também existe a opção do ticket ilimitado por 7 dias, que custa $33, mas é individual e este não pode ser compartilhado. Pegamos o ônibus M60 para sair do aeroporto e logo depois o metrô até o nosso hotel. O trajeto levou uma hora e foi bem tranquilo. Estávamos com uma mala de bordo e uma mala média, mas o metrô tem elevador.

Nosso hotel foi o The Manhattan Club, que é super bem localizado, a duas quadras do Central Park e 10 minutos andando da Times Square. Como minha viagem internacional foi puxada, no primeiro dia ficamos pelas redondezas do hotel. Fomos até o Central Park, tiramos foto na Umpire Rock, que tem uma vista privilegiada dos prédios.

O almoço foi na Le Pain Quotidien, uma padaria maravilhosa, que possui diversas unidades em NYC. De lá, fomos direto para o shopping que fica ali do lado, o The Shops at Columbus Circle. Ele possui lojas renomadas, como Michael Kors, Coach, Sephora. Mas o que a gente queria mesmo era dar uma passadinha no Whole Foods e comprar umas coisinhas para o frigobar.

Dia 2: recuperada da viagem, seguimos com nosso passeio. Ainda não conhecia o The Vessel e estava ansiosa para ir lá. Fomos e voltamos com o ônibus M12. O prédio é incrível, uma pena que ele está fechado para subir, mas ainda assim dá fotos lindas! Tem um shopping ali na frente também, com lojas maravilhosas e o Little Spain, que é uma opção para almoçar.

Porém, decidimos seguir e parar para comer no Chelsea Market que, na minha opinião, vale a visita! Passamos pelo High Line, uma passarela em meio aos prédios, e fomos apreciando os arranha céus de NY. Descemos a passarela para chegar até o Chelsea Market, um mercado gastronômico que oferece várias opções de restaurantes, lanchonetes, além de lojas de especiarias, bebidas, etc. Optamos por almoçar no restaurante asiático Ayada, que por sinal tinha uma comida deliciosa e ainda um pianista cantando música italiana e brasileira (para delírio da minha mãe). Lembrando que devido ao Corona, os restaurantes e estabelecimentos fechados estão solicitando comprovante de vacinação e documento de identidade.

A próxima parada foi a Little Island, que fica ali pertinho. Seguindo a dica da Laura, reservamos nossa ida com antecedência pelo site, pois em alguns horários a reserva é necessária. O lugar é lindo, é uma ilha artificial com vista para a cidade, um pequeno gramado para fazer piquenique e com alguns food trucks também. Fique de olho na programação, pois sempre estão rolando eventos por lá. Quando fomos, conseguimos assistir à um festival de dança.

Chegamos tarde no hotel e nos restou comer uma pizza. Pegamos dois pedaços na 99 Cents Fresh Pizza, uma pizzaria super barata que tem por aqui. Dois pedaços generosos e um refrigerante foi $2,75. E a pizza é bem gostosa, então pra quem quer economizar, vale super a pena!

Dia 3: seguindo mais uma dica da Laura, fomos fazer um passeio de ferry que passa bem perto da Estátua da Liberdade. É o ferry que vai pra Staten Island. A estação fica ao lado do Battery Park, que é onde saem os barcos que descem na estátua também. O ferry é mais utilizado pelos moradores da cidade e é de graça. Como na primeira vez já havíamos descido na estátua, dessa vez não vimos necessidade. Pegamos um lugar na proa do ferry, que rendeu fotos lindas da estátua. O passeio foi bem tranquilo e vale a pena. Chegamos do outro lado e logo já pegamos outro ferry de volta. Porém, ao lado da estação de Staten Island, tem um outlet que parece bacana, com lojas como Guess, GAP, Nike e Banana Republic. Dá pra aproveitar o passeio para fazer compras também.

Na volta, passamos pelo distrito financeiro, tiramos foto no Charging Bull e na New York Stock Exchange. Daria pra conciliar o passeio com o Memorial do 9/11 também, já que fica ali pertinho. Nós decidimos voltar para o hotel, mas antes, descemos no Rockfeller para almoçar por ali. Comemos no Five Guys, que para mim tem o melhor hambúrguer e batata frita! À noite, fomos passear pela Times Square. Que lugar incrível, que energia!

Dia 4: foi o dia de atravessar a ponte do Brooklyn, um passeio lindo. Aproveitamos para conhecer a região do Dumbo e amei! Descemos em um prainha que tem uma vista maravilhosa pra cidade e pras duas pontes. Paramos pra almoçar no Time Out Market, mais um mercado gastronômico com comidas de vários locais do mundo. Como boas italianas, escolhemos o restaurante Felice. Deliciosa a massa! Paramos para descansar um pouco no parque embaixo da ponte, que tem um gramado bem legal para piquenique e um carrossel lindo.

Queria aproveitar o por-do-sol e então decidimos fazer mais um passeio de barco. Pegamos outro ferry da cidade que faz trajetos menores. A passagem para cada trecho custa $2,75 e compramos em uma máquina ali no pier mesmo. Saímos do Pier 1 (Dumbo/Fulton Ferry) e fomos até a 34 Street. O barco faz algumas paradas e o percurso durou 35 minutos.Chegando lá, descemos e já embarcamos de volta para o pier 11 (Wall Street), que levou 15 minutos. Escolhemos o trajeto dessa forma, pois queríamos passar o tempo e ver o por-do-sol do barco. Porém, existem diversas paradas e você pode optar pela mais próxima e conveniente.

Dia 5: tiramos o dia para explorar o Central Park. Passamos pelo Strawberry Fields (Imagine), Cherry Hill, Bow Bridge e Bethesda Fountain. Ali ao lado tem um bar bem legal, o The Boathouse Outdoor Bar, que fomos na nossa última vez na cidade. E também dá pra alugar barquinhos pra passear pelo lago. Decidimos almoçar em um restaurante mexicano que fica nessa altura do parque, chamado Playa Betty’s. Mais uma sugestão da Laura e que você consegue conciliar com o Museu de História Natural.

À convite de uma amiga, segui para um happy hour na região do Chelsea. Tentamos ir no RH Rooftop, mas esquecemos de reservar e estava lotado. Uma pena, quero voltar na próxima, porque parece muito legal o lugar. Acabamos jantando em mais um italiano, o Serafina Meatpacking, logo ali do lado. Enquanto isso, minha mãe, que adora museus, aproveitou para ir ao Whitney Museum of American Art. Ainda pegamos um por-do-sol maravilhoso na Little Island.

Dia 6: o último dia deixamos pra passear pelas lojas da Quinta Avenida. Fomos na Apple, Abercrombie, Zara, Best Buy, Banana Republic, Forever 21. Passamos pela biblioteca pública e chegamos até a maior Macy’s do mundo! E realmente ela é enorme, vários andares e conta com todas as marcas renomadas. A moda em Nova York é realmente diferenciada. Mas os preços estavam um pouco salgados, então finalizamos o passeio na T.J. Maxx, com preços bem melhores e ótimas opções também! O almoço foi no Chicken fill’ A, uma rede de fast-food que oferece sanduíches com frango grelhado, bem leve e gostoso.

À noite, saímos para jantar no restaurante Carmine’s, típico italiano e que fica ao lado da Times Square. Pedimos um rigatoni com meatball maravilhoso e a famosa soda italiana! Fizemos a reserva com antecedência pelo site, pois é bastante concorrido.

Dia 7: Fim dos passeios, almoçamos um sanduíche de pastrami ao lado do hotel, na Brooklyn Delicatessen. Nosso voo de volta foi pelo Newark Airport. Pegamos o ônibus 104 em frente ao hotel e descemos no Port Authority Bus Terminal, perto da Times Square. Lá pegamos outro ônibus express para o aeroporto. Compramos a passagem online e pagamos $17 cada.

Os dias em Nova York passam voando! A cidade oferece tanta opção, tanta coisa pra fazer! Dessa vez quase não gastamos com passeios e, ainda assim, conhecemos vários novos lugares e todos valeram muito a pena! Se pudesse te dar uma dica, diria para dividir os passeios por regiões, assim você economiza tempo nos transportes. Nós baixamos o app NYC Subway para nos locomover no metrô, mas confesso que o Google Maps também traçou os roteiros perfeitamente durante toda nossa viagem, indicando corretamente os números de metrô/ônibus e horários. Diria também pra ir com um tênis bem confortável, porque a gente anda muito!

Quer economizar em Nova York? Não deixe de conferir meus e-books Nova York Econômica.

Por fim, agradeço novamente à Laura por nos ajudar com seus posts e vídeos. Saímos de Nova York com “gostinho de quero mais”!

Se você quiser participar, envie seu relato para análise para laura@lauraperuchi.com COM FOTOS, seu nome completo e cidade/estado. LEMBRE-SE que é preciso ser detalhista. Não precisa escrever um livro, mas seu relato tem que ser informativo!