Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Sugestões de programas para o outono em Nova York

Acho que dá pra dizer que o outono é a estação mais charmosa em Nova York. As temperaturas, pelo menos no início, não são tão rigorosas e dá pra se vestir de uma maneira elegante. Além disso, a paisagem de outono é uma das coisas mais lindas que já vi na vida: não tem como não se encantar pelas folhas em tons terrosos, vermelhos e amarelos. Já que essa estação está apenas começando, decidi compartilhar com vocês algumas sugestões de programas que são muito propícios para essa época do ano – ou até mesmo exclusivos desse período.

Primeiramente, não tem como falar do outono em Nova York sem falar da paisagem linda que essa estação proporciona. Essa é uma das vantagens da cidade: as quatro estações são muito bem definidas e cada uma tem uma característica peculiar. Como estamos falando da mãe natureza, não dá pra definir um dia exato para mudança de cores, mas, em geral, a paisagem começa a mudar a partir da segunda quinzena de outubro – ou seja, depois do dia 15. Infelizmente, o outono é como a primavera e toda essa beleza dura pouco – o ápice da paisagem dura umas três semanas. Quer saber como está o status da folhagem? Acompanhe por esse site. E, claro, para apreciar toda essa beleza a dica é visitar os vários parques e jardins da cidade. Além do Central Park, vale dar um pulo no Brooklyn Botanical Garden, New York Botanical Garden, Randall’s Island, Roosevelt Island, Prospect Park, dentre outros. 

Outono também é sinônimo de Halloween! A gente acompanha essa tradição desde criança assistindo aos filmes americanos e presenciar isso de perto é muito bacana! O ponto alto da data na cidade é a Village Halloween Parade, que sempre rola no dia 31. É um desfile incrível, com muita gente fantasiada, várias alas, música e muita diversão. Você pode conferir os detalhes aqui. A dica é chegar cedo, agasalhar-se bem e usar calçados confortáveis para aguentar muito tempo em pé. Ainda falando em Halloween, se você estiver por aqui na época, certamente vai ver muitas casas decoradas. Para isso, fuja do burburinho da Times Square e da Quinta Avenida e ande pelas ruas (a cidade é dividida em ruas e avenidas e, geralmente, as ruas são as áreas mais residenciais), para ver os prédios e casas enfeitados. Entre na Party City (223 W 34th St e 38 W 14th St) e divirta-se checando as fantasias e todos os itens de decoração tematizados. Visite a Abracadabra (19 W 21st St) e surpreenda-se com o número de fantasias da loja que abre o ano todo. Até farmácias, papelarias e supermercados entram no clima: você sempre vai encontrar algo relacionado ao Halloween no mês de outubro.

E não tem como falar de outono sem falar de Pumpkin – ou, traduzindo, abóbora! O símbolo do Halloween tem presença forte nessa época do ano e invade o menu de restaurantes da cidade, que usam o ingrediente para vários pratos. Um dos drinks mais famosos dessa época é o Pumpkin Spice Latte, da Starbucks. Além dos pratos nos restaurantes e cafés, os supermercados também ficam cheios de produtos à base de abóbora. Quem quiser conferir de perto, sugiro uma visita ao Trader Joe’s – meu mercado favorito aqui em Nova York, que só trabalha com produtos próprios. Há algumas unidades em Manhattan – Union Square, Upper West Side, Chelsea (pertinho da Harmon). Cheque no Google Maps o endereço mais próximo de você.

Ainda falando em pumpkin, um dos programas bem tradicionais por aqui é visitar fazendas de abóboras. Há vários locais no estado de Nova York, mas para quem não quiser ir muito longe vale a visita à Queens County Farm Museum – perfeito para quem vem com crianças. Durante todo o mês de outubro, você pode visitar a fazenda e até mesmo comprar a sua abóbora. Aliás, a fazenda tem uma programação bem bacana para essa época do ano – incluindo um labirinto num milharal. Clique aqui para conferir a agenda completa. Para chegar lá, use a linha E ou F para Kew Gardens/Union Turnpike Station, e então pegue o ônibus Q46 até o Little Neck Parkway stop. Endereço: 73-50 Little Neck Parkway.

Para mim, outono é sinônimo de Storm King Sculpture Park. Esse é o meu terceiro outono em Nova York e nos dois últimos eu estive nesse parque. Trata-se de uma das maiores referências do mundo em termos de esculturas e instalações modernas ao ar livre, que fica na cidade de New Windsor, no estado de Nova York, a cerca de 1 hora e 20 minutos de Manhattan. As cores da estação contrastando com as esculturas criam uma paisagem de tirar o fôlego, eu garanto. O Storm King não abre o ano todo – este ano, ele fecha dia 27 de novembro. Se você quiser conferir mais fotos, detalhes sobre o parque, preços e como chegar, é só conferir este post aqui e este aqui. Tem também um vídeo aqui.

Por fim, o Bear Mountain State Park é outro passeio fora da cidade que também vale muito a pena! É m parque estadual que fica a cerca de 1 hora e meia de Manhattan. O parque fica à beira do Hudson River, com montanhas, campos de jogos,  bosques de piquenique à sombra, lago e pesca no rio de acesso, piscina, Museu e Zoo, e oferece atividades como caminhadas, trilhas, ciclismo e pistas de esqui. Certamente, a grande atração fica por conta da Perkins Memorial Tower, no topo da  Bear Mountain, que  oferece uma vista espectacular para o parque, o Hudson Highlands e Harriman State Park. Se você quiser conferir mais fotos, detalhes, preços e transporte, é só clicar aqui e conferir o post que eu escrevi sobre a nossa experiência lá. E aqui tem um vídeo também.

Gostaram das dicas? Quem mais tem sugestões do que fazer em Nova York no outono? 


2 Comentários

  1. Olá Laura!
    Adorei o seu post!
    Qual seria a melhor semana pra ver a fall foliage em NY? 25/10 a 03/11 ou 05 a 12/11? Chove nesses períodos?? Aguardo seu retorno!
    Abraço!

Leave a Response