Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Guia do Natal em Nova York – versão 2021

Dezembro é uma das épocas mais mágicas para se estar em Nova York – apesar de ser também uma das épocas mais cheias. Andar pelas ruas, ver a decoração, ouvir uma canção natalina – tudo isso faz nosso coração bater mais forte. É uma experiência única! Além de todas a programação tradicional para se fazer na cidade, dá para fazer uma programação natalina intensa. Neste post, eu vou listar sugestões de coisas para se fazer em Nova York durante essa época.

Para lembrar: este post contém links afiliados – não custa nada a mais para você comprar por eles e você apóia meu trabalho. Produzir conteúdo sobre o Natal dá um trabalho danado e é um conteúdo que expira muito rápido. Este post será atualizado caso eu tenha mais dicas para acrescentar!

O clima em dezembro

  • Apesar de o inverno só começar oficialmente no dia 21 de dezembro, o clima durante o mês já não é um clima de outono. Espere médias de  0ºC  a  6ºC.
  • No início do mês, o sol nasce por volta das 7h00 e se põe às 16h29min. O cenário muda gradativamente até o fim do mês, quando o sol nasce às 7h19min e se põe às 16h38min. Portanto, lembre-se disso ao fazer sua programação!
  • As primeiras semanas são marcadas por médias entre 0ºC°e 9ºC graus°. No fim do mês, os termômetros já marcam médias entre -2ºC°e 4ºC graus. E já se pode esperar uma sensação térmica que, na maioria das vezes, é mais baixa que aquela mostrada nos termômetros.
  • Roupas térmicas já serão bem-vindas!

Sobre a neve

  • Eu diria que 99% dos brasileiros que visitam Nova York no inverno têm um desejo bem específico: ver neve. O encantamento é compreensível: afinal, Hollywood já produziu dezenas de filmes tendo como pano de fundo Nova York, inverno e  neve.
  •  As estatísticas mostram que janeiro e fevereiro são os meses com mais tendência a nevar. Em dezembro e março, o fenômeno também pode ocorrer, mas há menos chances. Apesar disso, lembre: neve é um fenômeno que precisa de condições muito específicas para acontecer. Ou seja: só acredite em previsões de neve com alguns dias de antecedência – no máximo, uma semana e, sim, pode mudar. 
  • Conhecer Nova York no inverno não significa que você irá conhecer Nova York com neve. Isso porque em Nova York não neva dias a fio. Sim, há cidades nos Estados Unidos e no Canadá em que a neve é um fenômeno constante. Mas não em Nova York. A verdade é que aqui uma probabilidade de neve significa um dia de neve apenas; não é como em outras cidades onde a neve cai por dias sem parar. No inverno de 2017-2018, houve um total de, aproximadamente, 10 dias com neve, o que dá pouco mais de 2 dias com neve para cada mês. É pouco!
  • Atenção: Essas foram apenas algumas dicas básicas para você se preparar quanto ao clima! Você pode clicar aqui e adquirir o meu guia para mais dicas de como se preparar e como se vestir nessa época do ano! Tudo mastigadinho!

Decoração de Natal

Lojas e shoppings

Um programa gratuito e mágico para se fazer na época de Natal em Nova York é conferir as vitrines das lojas de departamento da cidade. É um show de beleza e riqueza em detalhes de encher os olhos. A cada ano, as lojas capricham mais e surpreendem com o resultado, que leva um tema como inspiração. Além disso, muitas delas oferecem uma programação especial para a época. Confira a seguir:

Macy’s Santaland

A Macy’s da Herald Square é um dos destinos de compras mais visitados pelos turistas que estão em NYC. Para a época de Natal, além das vitrines, os visitantes também podem conferir a Santaland, a vila do Papai Noel. Uma instalação mágica que com certeza vai encantar a todos, principalmente as crianças. Neste ano, é preciso agendar um horário para visitar a Santaland e encontrar o Papai Noel. É gratuito e você pode clicar aqui para fazer sua reserva.

  • Macy’s – 151 W 34th St.
Saks Fifth Avenue

A Saks Fifth Avenue é uma das lojas mais famosas da cidade e da Quinta Avenida – e um dos destaques no quesito decoração nessa época do ano. Além das vitrines, a fachada inteira da loja vira uma atração todas as noites com o show de luzes Theater of Dreams. É lindo demais! O show de luzes acontece a cada 10 minutos, das 16h30 às 23h30. As vitrines podem ser vistas a qualquer horário do dia – mas espere aglomeração, já que são, provavelmente, as vitrines mais famosas da cidade.

  • 611 5th Ave – até 26 de dezembro.
Cartier

Outra loja clássica quando o assunto é decor de Natal é a Cartier. O prédio da loja vira um grande presente – e esse ano a decor ganhou mais luzes douradas e está simplesmente impecável. Um luxo!

  • Cartier – 653 5th Ave

Anote aí mais duas lojas de departamento para conferir as vitrines de Natal:

  • Bergdorf Goodman – 754 5th Ave
  • Bloomingdale’s – 1000 Third Avenue
Plaza Hotel

O Plaza Hotel, hotel que ficou famoso pelo filme Esqueceram de mim, também é um ótimo spot para quem ama decor de Natal. Além da árvore imponente no hall de entrada, neste ano a Pulitzer Fountain, que fica em frente ao hotel, conta com uma instalação especial. São 32 esculturas de animais feitas à mão, além de 1.500 metros de iluminação, um rinque de patinação. Além disso, na Quinta Avenida, ruas 47 a 60, você encontrará brinquedos iluminados de grandes dimensões, incluindo um ursinho de pelúcia e táxi. É a instalação Make it Bright.

  • 611 5th Ave – até 7 de janeiro
Hudson Yards

Certamente uma das decorações de Natal mais impressionantes da cidade fica no novíssimo Hudson Yards. São mais de dois milhões de luzes cintilantes, incluindo 725 árvores perenes e balões de ar quente de 5 metros de altura dispostos tanto na área interna quanto na área externa.

Columbus Circle

O Holiday Under the Stars é a decoração de luzes do Shops at Columbus Circle, com 12 estrelas gigantes, penduradas no teto. Esta é apresentada como a maior exposição artesanal de displays coloridos iluminados do mundo. Suba até o segundo andar para apreciar um show de luzes musical diário de 5 minutos a cada meia hora, das 17h às 23h.

  • 10 Columbus Cir – até 3 de janeiro
Brookfield Place

Esta tradição de Natal no Brookfield Place, em Downtown,  apresenta dezenas luzes coloridas que emanam de centenas de lanternas suspensas. Esta exposição interativa apresenta três “estações de desejos” localizadas no chão, que permitem que os visitantes enviem um desejo ativado por toque para as lanternas, ativando uma exibição mágica de luzes e cores. Confira um show de luzes especial a cada hora, com músicas natalinas, das 8h às 22h.

  • 230 Vesey St – até 2 de janeiro
Westfield World Trade Center

O também conhecido como “Oculus”, em dowtown, traz de volta sua feira de Natal, localizada no hall principal do shopping. A decoração é super fofa e certamente vai render boas lembranças.

Dyker Heights

Essa  região do Brooklyn é famosa pelas casas super decoradas na época de Natal. São milhares de luzes coloridas e bonecos em várias residências, iluminando as ruas e atraindo vários turistas para a região. A tradição começou em 1986 e agora o local atrai cerca de 100 mil turistas todos os anos, que visitam o bairro para conferir este show de decoração de perto.

Você pode chegar lá de duas maneiras:

  • Usando o transporte público – envolve usar o metrô e ônibus. Linhas D até a estação 79St ou R até a estação 86th St. Como a região fica afastada, é necessário pegar um ônibus – cheque o Google Maps para ver as linhas – a B1 faz o trajeto (se você usar o metrô R) – e descer na 13th Avenue.
  • Você também pode conferir essa magia de perto através de um tour semi-privado com motorista brasileiro! Tour organizado por Laura Peruchi e Patricia Toussie e executado por Emerson Mancha, motorista brasileiro.
  • Clique aqui para fazer a sua reserva! Use o calendário para filtrar por datas em dezembro e checar a disponibilidade.
  • Não encontrou tour para a sua data? Escreva para nyorquina@gmail.com e informe suas datas de interesse.

Parade on Rockaway

From www.paradeonrockaway.com

Por 7 anos, a Parade On Rockaway trouxe esperança para o bairro de Jamaica, Queens, depois do furacão Sandy. Após a tragédia, o bairro precisava de um sinal de esperança e assim nasceu o evento. Desde então, todos os anos, o evento traz alegria e esperança ao bairro. O evento é gratuito e acontece no fim de semana do dia 4 de dezembro. Além do desfile, há uma feirinha de Natal. Infos no site.

Árvores de Natal

Rockefeller Center

A árvore de Natal do Rockefeller Center é um ícone da data em Nova York. A árvore permanece acesa e em exibição na praça entre as ruas 48 e 51 e as avenidas Quinta e Sexta até o início de 2022. Lembre-se que a árvore acende todos os dias, das 6 da manhã à meia-noite. No dia de Natal e na noite de ano novo, as luzes brilham por 24 horas. A árvore será acesa dia 1!

E mais:

Nem só da árvore do Rockefeller vive Nova York! Inclua também estas árvores no seu roteiro:

PS: A árvore do Lotte Hotel (Gossip Girl) não será montada neste ano.

O que fazer

Festivais de luzes

NYC Winter Lantern Festival

É um festival que acontece em Staten Island, no Snug Harbor Cultural Center. São mais de 3 mil metros quadrados de muitas luzes. A programação inclui também DJ ao vivo, vendedores de comida e muito mais. Para ter uma ideia do que esperar deste festival, clique aqui e confira um vídeo com algumas imagens do evento. 

Bronx Zoo Holiday Nights

O Zoo do Bronx ganha vida à noite com exibições de luz envolventes, animais iluminados e shows de luzes brilhando em todo o zoológico. A celebração fica completa com guloseimas sazonais e música clássica dessa época do ano. Para ter uma ideia do que esperar deste evento, clique aqui e confira um vídeo com algumas imagens do evento. 

Lightscape

Explore o Jardim Botânico do Brooklyn como nunca antes através dessa nova experiência. Lightscape conta com mais de um milhão de luzes deslumbrantes. Para ter uma ideia do que esperar deste evento, clique aqui e confira um vídeo com algumas imagens do evento. 

+ experiências de Natal

Papillon Bistro & Bar

Esse restaurante francês está com uma decoração incrível de Natal. A comida não é excepcional, então eu recomendaria ir para tomar algo e quem sabe pedir algum aperitivo – e, claro, aproveitar a decoração linda. Cheque mais detalhes no site.

  • 22 E 54th St.
New York Panettone festival

A famosa iguaria italiana – muito conhecida e popular entre os brasileiros – ganhou um festival exclusivo em NYC. A primeira edição do New York Panettone festival acontece entre os dias 9 e 12 de dezembro e também entre 16 e 19 de dezembro na The Piazza, em Long Island City, na 52-41 Center Boulevard. Versões com chocolate amargo e pêra e caramelo e pistache estarão disponíveis para degustação. O evento é gratuito e não requer ingresso. Detalhes aqui.

Santa’s Secret

Experiência Imersiva de Natal. Você passará por um país das maravilhas do inverno envolvente e chegará ao bar secreto do Papai Noel. Desfrute de coquetéis de Natal, uma banda ao vivo e um show de variedades de artistas exclusivos de arregalar os olhos, tudo com um toque natalino! Cheque mais detalhes no site.

The Greens

O rooftop do Pier 17 traz de volta suas cabines de inverno, com ambiente aconchegante e aquecido, e menu com comida e drinks. Cheque mais detalhes no site.

Peninsula Hotel

O chiquérrimo hotel Peninsula transformou seu rooftop no Chalet de Ning, cuja ideia é transportar você aos picos nevados dos Alpes suíços. Tem duas cúpulas inspiradas em chalés, decoradas com interiores elegantes. Os drinks são incríveis – mas aqui você vai desembolsar mais de $20 por cada um – tenha isso em mente. Mais infos no site.

  • 700 5th Ave Floor 23
Ready Rooftop

Esta é a primeira instalação sazonal do Ready Rooftop. Batizado de Palm Holiday, e aberto até março de 2022, apresenta plantas coloridas por todo o espaço, palmeiras iluminadas, árvores festivas enfeitadas com flamingos e coquetéis e petiscos para fazer você se sentir como se estivesse fora do escritório durante todo o inverno. Informações e reservas.

Watermark Winter Wonderland

Localizada no Píer 15, essa “vila” tem cabines transparentes aquecidas, decor de Natal e menu incluindo delícias como chocolate quente, fondue e s’mores. Detalhes e reservas no insta @watermarkny – os drinks são deliciosos  e tem pratos como fondue, s’mores, massas e burgers.

Programação de Natal

Rockettes

Courtesy Angela Cranford Ries | MSG Entertainment

Um dos espetáculos mais clássicos da cidade nessa época é o Christmas Spectacular Starring the Radio City Rockettes ou simplesmente Rockettes. O show estreou em 1933 e entra em cartaz desde então, todos os anos. É uma celebração do Natal, reunindo crenças, fantasias e histórias do imaginário, relacionadas à data. São vários números, animados com música emocionantes. A orquestra é sensacional e o trabalho deles faz toda a diferença na experiência. As performances são estreladas pelo Papai Noel e pelas Rockettes (companhia americana de dança). O grupo é, inclusive, mais antigo que o espetáculo.

Big Apple Circus

O Big Apple Circus apresenta um espetáculo da década de 20. Navios, trens, automóveis e aviões servem de pano de fundo para os atos de tirar o fôlego, acompanhado uma banda tocando ao vivo em cada um dos mais de 100 performances. As apresentações incluem palhaços, malabaristas, acrobatas, trapezistas. 

Twas the Night Before…by Cirque du Soleil

Este espetáculo promete despertar memórias duradouras no coração das famílias. Junte-se a Isabella, uma garota curiosa que está cansada da confusão que cerca o Natal, enquanto é levada para um mundo invertido e invertido. Descubra o que aconteceu antes do Papai Noel aparecer!

George Balanchine’s The Nutcracker

From New York City Ballet’s website

Esse espetáculo de balé acontece no Lincoln Center. A origem do Quebra-Nozes (NutCracker), uma história clássica de Natal, é um balé de conto de fadas em dois atos centrados na festa de Natal em família. A adaptação de Alexandre Dumas Père da história pela E.T.A. Hoffmann foi musicado por Tchaikovsky e originalmente coreografado por Marius Petipa.

CoComelon LIVE! JJ’s Journey

CoComelon LIVE! JJ’s Journey abre sua turnê mundial no Hulu Theatre! Uma jornada incrível pelo mundo de CoComelon, o show será uma brincadeira musical interativa e divertida com efeitos especiais mágicos. Apesar de não ser um especial de Natal em si, é um programa legal para ir com as crianças.

Jingle Ball

Jingle Ball acontece no Madison Square Garden, dia 10 de dezembro, com apresentações de Ed Sheeran, Dua Lipa, Jonas Brothers, Doja Cat, Lil Nas X, Saweetie, AJR, Kane Brown, Tate McRae, Bazzi and Dixie D’Amelio.

A Very Darren Crissmas Tour

Darren Criss traz sua turnê A Very Darren Crissmas ao Beacon Theatre no dia 20 de dezembro.

Andrea Bocelli

Andrea Bocelli traz o Believe World Tour ao Madison Square Garden nos dias 15 e 16 de dezembro.

Company XIV Nutcracker Rouge

Austin McCormick e seu grupo de dança e teatro neobarroco Company XIV apresentam uma reimaginação erótica do clássico conto, com artistas de circo, cantores de ópera e nudez parcial. 

Big Band Holidays

From Jazz at Lincoln Center website

Todo mês de dezembro, a Orquestra Jazz at Lincoln Center com Wynton Marsalis traz essa performance para oRose Theatre para uma série de apresentações que sempre esgotam. Com emocionantes arranjos e canções clássicas, Big Band Holidays é uma tradição inspiradora apreciada por públicos de todas as idades e origens. De 15 a 19 de dezembro.

Handel’s Messiah at Riverside Church

From nyphil.org

Outra tradição do Natal em Nova York, a Filarmônica de Nova York apresenta Handel’s Messiah na Riverside Church. Solos vocais deslumbrantes, fogos de artifício instrumentais e esplêndida composição coral tornam Handel’s Messiah a tradição de férias mais amada da Filarmônica.

Performances gratuitas

Confira performances gratuitas de shows da Broadway no Hudson Yards e no Shops at Columbus Circle.

Hudson Yards – The Stage – Quarto Andar – 17h:

  • 6 de dezembro – Come From Away, Dear Evan Hansen, Trevor, TINA-The Tina Turner Musical
  • 13 de dezembro – Moulin Rouge, Mrs. Doubtfire, Girl From The North Country
  • Reserve seu spot.

The Shops at Columbus Circle – Segundo Andar – 17h:

  • 2 de dezembro – Diana The Musical
  • 9 de dezembro – Jagged Little Pill
  • 16 de dezembro – Mrs. Doubtfire & Moulin Rouge

Cruzeiros especiais de Natal

A Classic Harbor Line promove vários cruzeiros no clima de Natal nessa época do ano. Os cruzeiros são feitos a bordo de um iate de luxo motorizado, com bastante estabilidade. Por ser um iate relativamente pequeno, são passeios mais íntimos e menos muvucados que os cruzeiros turísticos. Conta com mesas com cadeiras e áreas estofadas, com almofadas. Para essa época de Natal, a cabine principal do iate estará quentinha, aconchegante e decorada.

  • Holiday Brunch cruise –  Duração de três horas. Esse cruzeiro circula toda a ilha de Manhattan, além de parar em frente à Estátua da Liberdade. O ticket inclui entrada, prato e sobremesa. Aos domingos. U$124 por pessoa. Clique aqui para reservar.
  • Cocoa & Carols Holiday CruiseCom uma bebida incluída, chocolate quente e cookies! Duração de uma hora e meia. O itinerário inclui a parte sul de Manhattan, com vistas para a Brooklyn Bridge, Manhattan Bridge e Estátua da Liberdade. Todos os dias. U$96 por pessoa. Clique aqui para reservar.
  • Holiday Jazz CruiseCruzeiro com trio de jazz ao vivo, bebida inclusa (cerveja, vinho ou espumante). Duração de uma hora e meia. O itinerário inclui a parte sul de Manhattan, com vistas para a Brooklyn Bridge, Manhattan Bridge e Estátua da Liberdade. Sextas, sábados e domingos. U$96 por pessoa. Clique aqui para reservar.

Feirinhas de Natal

Os mercados de Natal também são uma ótima pedida durante essa época do ano. Você vai encontrar quitutes como donuts e chocolate quente, presentes e itens de decoração – além, é claro, de vivenciar aquele clima único desse período!

  • Union Square Holiday Market – Até 24 de dezembro. Segunda a sexta 11am-8pm. Sábado 10am-8pm. Domingo 11am – 7pm.
  • Winter Village Bryant ParkAté 2 de janeiro. Segunda a sexta 11am-8pm. Sábado/domingo 10am-8pm.

  • Union Square Holiday Market – Até 24 de dezembro. Segunda a sexta 11am-8pm. Sábado 10am-8pm. Domingo 11am – 7pm.
  • Governors Island Winter Village – Abre dia 17 de janeiro. Sexta 12pm-5pm. Sábado/domingo 10am-5pm.

Celebrações religiosas

Christmas Mass – st. Patrick

A St Patrick Cathedral terá algumas celebrações de Natal. Veja abaixo e cheque mais detalhes aqui.

Dia 24 de dezembro:

  • 7h
  • Meio-dia
  • 17h30

Dia 25 de dezembro:

  • 7h
  • 10h15
  • 1h
  • 16h (em espanhol)

Mais celebrações religiosas

 

Restaurantes para o Natal

Cruzeiro de Natal – almoço ou jantar

A empresa City Cruises oferece diversos cruzeiros para a noite e dia de Natal. Os barcos saem do Chelsea Piers (altura da 23th Street com a 11th Ave). 

Itinerário: você terá vistas para Midtown, incluindo o Empire State Building, além do One World Trade Center e as icônicas Brooklyn Bridge e Manhattan Bridge. O ponto alto é a passagem em frente à Estátua da Liberdade.

  • Cruzeiro de Natal – jantar – 24 de dezembro – 2h30 min de cruzeiro | Buffet com saladas, pratos principais e sobremesas | Chá, café e água inclusos | Música ao vivo | Decor de Natal. Preço: a partir de 122,90 por pessoa. Clique aqui para reservar!
  • Cruzeiro de Natal – jantar – 24 de dezembro – 2h30 min de cruzeiro | Jantar servido à mesa com entrada, prato e sobremesa | Chá, café e água inclusos | Música ao vivo | Decor de Natal. Preço: a partir de 161,90 por pessoa. Clique aqui para reservar!
  • Cruzeiro Natal – almoço – 25 de dezembro – 2h30 min de cruzeiro | Buffet com saladas, pratos principais e sobremesas | Chá, café e água inclusos | Música ao vivo | Decor de Natal. Preço: a partir de 134,90 por pessoa. Clique aqui para reservar!

Restaurantes para almoço ou jantar

O OpenTable sempre tem uma página especial de Natal – mas eles não publicaram essa página ainda. Eu vou ficar de olho para voltar e atualizar o post com algumas opções. Mas, no fim do dia, tudo que eu faço é abrir esses sistes, pesquisar, traduzir e dar um copiar e colar. Dito isso, eu acho que a melhor pessoa para escolher um restaurante para a noite de Natal ou o almoço de Natal é você mesmo. Você sabe o seu orçamento e o seu gosto, então, a minha sugestão é abrir o OpenTable e o Resy e pesquisar as opções por lá – nem preciso reiterar que reservas são imprescindíveis né? Filtre pelo tipo de comida que você gosta. Lembre-se que os preços por pessoa para essa data começam em, no mínimo, $100.

Programe-se! Veja o que funciona e o que não funciona no Natal!

Algumas atrações pagas abertas no dia 24:

Algumas atrações pagas abertas no dia 25:

Outros conteúdos úteis do blog:

Espero que vocês tenham gostado de conferir esse post! Dediquei muitas horas de trabalho para esse conteúdo – por favor, prestigiem meu trabalho! Seja usando links afiliados, seja compartilhando este post, seja adquirindo um dos meus e-books. 


Leave a Response