Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Ponte do Brooklyn em Nova York: dicas da travessia – e do que fazer do outro lado!

A Brooklyn Bridge é uma das pontes suspensas mais antigas do mundo – e também uma das principais atrações de Nova York. É um passeio gratuito e sua travessia é uma daquelas coisas clássicas para se fazer na cidade, que te proporciona perspectivas maravilhosas da cidade. Eu já fiz esse passeio diversas vezes – nas mais variadas circunstâncias – e também adoro explorar o outro lado, das regiões de Dumbo e Brooklyn Bridge Park. No post de hoje, eu vou te contar mais sobre esse lugar tão icônico da cidade e compartilhar os melhores spots e locais para visitar do outro lado.

A ponte do Brooklyn

A Brooklyn Brdige foi a primeira ponte construída para ligar Manhattan ao Brooklyn, com quase dois quilômetros de extensão. Foi inaugurada em 1883 – 13 anos após o início de sua construção. Hoje, em média, 120 mil veículos cruzam a Brooklyn Bridge todos os dias, além de 4 mil pedestres e 2600 ciclistas e a ponte é sempre cenário carimbado em filmes e séries que se passam em Nova York. Quem acompanhou Sex and the City, certamente vai se lembrar da cena em que Miranda e Steve marcam um encontro por lá.

A história da ponte é bem interessante. Inclusive, quando inaugurada, ela não foi tão “querida” assim pelo público. Isso porque, na época, ela chegou a ser considerada a ponte suspensa mais longa do mundo e muitos nova-iorquinos não estavam convencidos de que a ponte poderia suportar o peso. A coisa só piorou quando uma mulher tropeçou e caiu na ponte, provocando uma confusão que resultou em 12 pessoas mortas e outras sete gravemente feridas. Foi depois daquele dia trágico que as autoridades da cidade, em uma tentativa desesperada de aliviar parte da preocupação do público com a segurança da estrutura, procuraram P. T. Barnum, um famoso empresário de circo, e pediram que ele ajudasse a demonstrar a força da ponte. E assim, em 17 de maio de 1884, multidões assistiram ansiosamente enquanto Barnum desfilava com 21 elefantes por toda a extensão da Ponte do Brooklyn, provando assim que ela não se curvaria.

Bem, essas e outras histórias, assim como muitas curiosidades a respeito da ponte, do Dumbo e de Williamsburg, você aprende no Brooklyn Tour com Nyorquina – tour em português em Nova York. Com duração de 4 horas, o passeio é todo em português. O trajeto com a travessia da Brooklyn Bridge e termina em Williamsburg. É um tour super completo, já que mescla um passeio maravilhoso com informações pra lá de interessantes. Sem contar que é um show para os olhos: durante o tour, você vai apreciar uma vista mais linda que a outra. O tour acontece todas as quartas, a partir das 9 da manhã e vai até às 13 horas. O ponto de encontro é o City Hall, localizado em Downtown, na entrada da Brooklyn Bridge.

O tour custa U$55 por pessoa – e usando o código laura você tem U$5 de desconto! Clique aqui para fazer a sua reserva – para aplicar o código, clique em “Apply Promo or Voucher” antes do botão “Continue”.

A travessia

Você pode atravessar a ponte no sentido Manhattan – Brooklyn ou Brooklyn Manhattan. Só planeje de acordo porque vale muito explorar o que tem do lado do Brooklyn, e leva tempo. Então, considere isso ao planejar. Por exemplo: é muito bonito atravessar a ponte na hora do pôr do sol – só que, se você fizer isso, eu sugiro começar a programação pelo Brooklyn, horas antes, e terminar com a travessia, sabe? De qualquer maneira, qualquer que seja sua escolha, não tenha dúvidas de que vai ser incrível.

  • Sentido Manhattan – Brooklyn – para chegar ao acesso à ponte, use as linhas 4, 5, 6, J ou Z e desça na estação Brooklyn Bridge City Hall. Antes de começar sua caminhada, providencie uma garrafinha de água e aproveite para observar a região, cheia de prédios bonitos. Subindo a ponte, você vai encontrar muitos vendedores ambulantes de souvenirs como chaveiros e imãs de geladeira. Aproveite, pois os preços são bons.  Se quiser fazer a travessia de bicicleta, há pontos da CitiBike na saída da ponte e também do outro lado. Ao atravessar a ponte, não deixe de olhar para todos os lados: você vai avistar o East River, o Brooklyn, a Manhattan Bridge, o One World Trade Center, o Empire State e até mesmo a Estátua da Liberdade.
  • Sentido Brooklyn – Manhattan – se você começar pelo Brooklyn, eu sugiro que seu passeio inicie pelo Brooklyn Heights Promenade, um calçadão elevado que fica na região de Brooklyn Heights, do ladinho do Brooklyn Bridge Park e proporciona uma vista incrível pra cidade. Há três opções: você pode pegar as linhas A ou C até a estação High Street, ou as linhas N, R ou W e descer na Court Street, ou as linhas 2 ou 3 e descer na Clark Street. As duas últimas opções requerem menos caminhada para chegar até Brooklyn Heights Promenade – ao chegar na estação, basta colocar no Google Maps e seguir o trajeto. Do Brooklyn Heights Promenade, você vai descer para o Brooklyn Bridge Park através do Squib Bridge Park (falo mais dele ao longo do post). Depois de explorar os spots do lado do Brooklyn, você pode se dirigir para a entrada da ponte, bem embaixo dela, na Prospect St.

Melhores horários para atravessar a ponte

Sendo um dos pontos mais famosos da cidade, não tem jeito: sempre tem gente na ponte. Dá pra pegar ela vazia? Dá, e eu vou falar disso. Mas, no geral, o melhor horário vai depender de qual sentido você fará a travessia. Eu diria que início da manhã pode ser um bom horário para cruzar sentido Manhattan – Brooklyn, a ponte geralmente fica mais vazia – e no verão, quanto mais cedo, mais agradável. O pôr do sol também é lindo – mas, claro, também é um horário super disputado. Nos dias mais frios, sugiro fazer a travessia quando o sol está mais alto – já que pode ventar bastante por lá.

Ponte do Brooklyn – nesse dia, fui ver o sol nascer de lá.

E dá pra pegar a ponte vazia? Dá…  mas requer mais planejamento e força de vontade, eu diria. Uma das melhores experiências que eu já tive, por exemplo, foi acordar cedo e ver o nascer do sol da ponte. Além de estar vazia, a luz é simplesmente fantástica. Um baita programa, inesquecível e… de graça. Outra oportunidade não muito explorada pelas pessoas é atravessar a ponte em dias de chuva leve ou neve – ela fica vazia e linda! Vide foto abaixo:

Os melhores spots no Dumbo & Brooklyn Bridge Park

Quem atravessa a ponte e não reserva um tempo pra explorar o lado do Brooklyn não sabe o que está perdendo. A região é linda, charmosa, com vistas espetaculares para Manhattan – e pra ponte. A vibe é muito diferente de Manhattan e a vibe é muito especial – especialmente num dia de clima ameno. A seguir, spots que você deveria colocar na sua lista e explorar por lá:

Manhattan Bridge Instagram spot

Este é provavelmente o local mais famoso do Brooklyn: a rua na qual você visualiza a Manhattan Bridge. Esse spot fica em Dumbo, no cruzamento da Washington Street com a Water Street. A área costuma ser movimentada – mas não se preocupe, há espaço de sobra para você tirar sua foto e apreciar a vista. Você vai ver que o Empire State Building se encaixa perfeitamente embaixo da ponte.

Jane’s Carousel

Provavelmente o carrossel mais famoso da cidade. Foi aberto em 2011 depois de quase 30 anos de renovações, feitos pela artista local Jane Walentas. A estrutura original data de 1922e tem 1.200 luzes.  O carrossel tem horários de funcionamento diferentes para o inverno e verão. Cheque detalhes aqui.

Pebble Beach

Uma prainha charmosa pra relaxar e apreciar a vista. Dá até pra escutar o barulhinho das ondas que se formam. Sem dúvida, outro spot super famoso de Dumbo.

Old Pier 1

Este é um dos meus lugares favoritos na área por causa das vistas desobstruídas do horizonte de Manhattan. Ver o pôr do sol daqui também é incrível!

Squibb Park & Bridge

Descobri este spot há poucos anos e posso dizer que já é um dos meus locais preferidos na cidade! Essa passarela não apenas conecta o Pier 1 com Brooklyn Heights, mas também oferece vistas deslumbrantes Minha dica é ir lá no final do dia, quando já está anoitecendo, porque as luzes estarão acesas e será mais mágico.

Pier 3

O Pier 3 é o píer final do Brooklyn Bridge Park que foi convertido em um parque e inaugurado em 2018. A característica mais proeminente do Pier 3 é seu grande gramado central protegido do vento e do sol por bosques de arbustos e árvores. A seção externa do Pier tem mesas de piquenique e cadeiras.

Brooklyn Heights Promenade

Um calçadão elevado que fica na região de Brooklyn Heights, do ladinho do Brooklyn Bridge Park e proporciona uma vista incrível. odo o trajeto tem vários bancos – um convite para sentar e apreciar toda essa beleza. Sem contar que as residências ao longo do parque são de uma arquitetura encantadora – fico me perguntando o preço do aluguel de um mísero apartamento naquela região…

Empire Stores Rooftop

Esse prédio abriga o Time Out Market e o Cecconi’s, dentre outras lojas e há um rooftop no prédio cujo aceso é gratuito. A vista lá é incrível e o lugar está sempre vazio. Basta entrar pelo acesso ao lado do Cecconi’s e subir as escadas.

Restaurantes em Dumbo & Brooklyn Bridge Park

River Deli

Tecnicamente, fica no Brooklyn Heights, mas como incluí a região no post, achei que valia sugerir o local. É um restaurante italiano super charmoso. O foco é em comida italiana da Sardenha, com um menu que inclui massas e pratos com carnes, além de drinks incríveis. O restaurante abre para jantar e brunch. Curiosidade: a foto no pôster da sexta temporada da série Girls foi tirada em frente ao restaurante.

Cecconi’s

Fica entre o Jane’s Carousel e a Manhattan Bridge, com vistas espetaculares. Aqui, o menu gira em torno de opções italianas, com pizzas (de U$23 a U$46) e massas (de U$18 a U$42), além de saladas (U$16) e outros aperitivos e acompanhamentos (que custam entre U$9 e U$22). Vale lembrar que as pizzas são boas para dividir.

Celestine

Esse restaurante serve comida mediterrânea e sua localização privilegiada proporciona uma vista incrível para a Manhattan Bridge e, dependendo da mesa, também para a Brooklyn Bridge. O interessante do Celestine é que ele tem estrutura esvidraçada, o que te permite apreciar a vista mesmo estando dentro do restaurante. O ambiente é super aconchegante e a comida é deliciosa também. No verão, as mesas externas proporcionam uma experiência super agradável.

River Cafe

Um clássico de Nova York, esse restaurante chiquérrimo existe desde 1977. Tem menu de cozinha americana e estrela Michelin, além de ser reconhecido como um dos restaurantes mais bonitos do mundo.

Time Out Market

Um mercado gastronômico com unidades em várias cidades do mundo. São 21 opções de restaurantes, com opções salgadas e doces – além de um rooftop com vista incrível para a Brooklyn Bridge e o skyline da cidade.

Randolph Beer

É um spot excellente para cervejas e diversão. Esse bar e restaurante tem uma seleção de cervejas bacana e o menu de comida também é mara – o burger é delicioso! E dá pra se divertir muito com os jogos também!

Harriet’s Rooftop

Esse rooftop fica no 1 Hotel Brooklyn Bridge, um hotel no Brooklyn Bridge Park, à beira do East River. A vista para a ponte e para a parte sul da cidade é simplesmente fantástica, especialmente no pôr do sol. Vale lembrar que o Harriet’s – diferente dos outros rooftops na cidade – é todo aberto, então só rola visitar nos meses quentes. Porém, para quem vem na época fria dá pra conferir o Harriet’s Lounge – um bar todo fechado com janelas enormes em vidro com a mesma vista.

Pilot

Este restaurante/bar pertence ao mesmo grupo do Grand Banks e fica localizado no Brooklyn Bridge Park. Fica a bordo de uma das escunas de madeira mais apreciadas dos EUA, com quase 100 anos de história – já circunavegou o mundo duas vezes. Originalmente comissionado por um sindicato americano como um navio de corrida para competir com os veleiros mais rápidos do mundo, o barco foi posteriormente comprado pela Boston Harbor Pilotage e colocado em serviço por mais de cinquenta anos, tornando-se o navio-piloto mais antigo da história americana. Além da variedade de ostras, o menu conta com outras opções e você pode checar tudo aqui.

Lojas

Tem muitas lojinhas legais na região e aqui eu destaco duas:

2nd Street

Vale super a pena dar uma passada neste brechó – que conta com unidades no mundo todo. Tudo super organizado, e uma ótima seleção de artigos de designers e de luxo e outros achados a excelentes preços! Tem muito casaco de inverno e os preços são imbatíveis – perfeito pra quem quer comprar um bom casaco sem gastar muito. Vale lembrar que também tem bolsas da Chanel, LV e outras.

This is Latin America

Essa loja reúne várias marcas da América Latina – tem moda, acessórios, decoração e muitas louças lindas. Tudo de pequenos produtores latinos!

Outros spots

  • Shake Shack – para quem quer um lanche rápido e delicioso, o Shake Shack é um clássico da cidade e conta com uma unidade próxima à ponte.
  • Juliana’s pizza – um dos spots mais famosos para pizza – espere filas grandes!
  • Brooklyn Ice Cream Factory – se bater a vontade de tomar sorvete, não deixe de experiementar os dessa sorveteria.
  • Cafés – a área tem vários cafés charmosos. Recomendo o % Arabica e o Butler.
  • O NYC Ferry tem uma parada no Brooklyn Bridge Park. Se você chegou até o Brooklyn pela ponte, pode escolher voltar para Manhattan de ferry ou ir para outro bairro, como Long Island City ou Williamsburg.


7 Comentários

  1. Laura , eu ja fiz essa ponte porem gostaria de explorar esta parte que vc fala no final que não fiz… quando fala da parte de pedestre …. do Dumbo ,Brooklyn Bridge Park, Washington St com a Front St, Brooklyn Carousel. Como faço, para chegar direto lá? Se for de metrô , qual estação?

    1. Coloque um dos pontos de referência da região – como Jane’s Carousel – no Google Maps… e ele vai te informar o melhor trajeto. De cabeça, lembro que a estação York (linha F) é perto.

  2. Oi Laura,

    Estou com uma dúvida sobre que dia iria ao Brooklyn. Tina programado para ir no sábado dia 04/11, mas vi que a feira de Smorgasburg já não estará funcionando.
    Neste caso faz alguma diferença eu ir ao broklyn em dia de semana mesmo ou sábado tem suas diferenças?

  3. Acabei de guita o roteiro do início ao fim, passeio incrível! Laura seu blog está sendo indispensável a minha viagem, parabéns pelo trabalho maravilhoso!!!!

Leave a Response