Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Little Island – a ilha artificial de Nova York

Foi uma longa espera desde que o projeto de Little Island foi revelado alguns anos atrás – eu inclusive falei dele algumas vezes aqui no blog e também no canal. Depois de mais de um ano de restrições por conta da pandemia, a obra foi finalmente aberta ao público hoje e este local é especial porque não é apenas um simples parque. Como o nome sugere, Little Island é um parque “flutuante” – uma ilha artificial, ao lado do famoso Hudson River Park – e oferece aos visitantes um espaço verde único, diferente de qualquer outro em Nova York, com áreas calmas para explorar, locais para apresentações ao vivo e eventos culturais e pontos exclusivos para ver a área da cidade que fica ao redor.

Eu estava muito curiosa sobre este lugar, não só porque sempre fico animada com novidades na cidade, mas porque é um lugar muito diferente. Projetado por Heatherwick Studio, o exterior de Little Island é suportado por uma estrutura que é composta por 280 estacas de concreto, que emergem entre as estacas de madeira remanescentes do Pier 54 que foram amplamente preservadas para manter os habitats para a vida aquática. Legal né? E, assim, os nova-iorquinos acabam de ganhar um novo lugar para relaxar – e, claro, os investidores imobiliários têm mais motivos para aumentar os preços dos apartamentos na área – não é mesmo? hehehe.

Brincadeiras à parte, estive lá esta manhã para visitar o local e ver tudo de perto. Então, vou compartilhar algumas fotos, informações e minhas impressões.

 

A paisagem

As plantações são variadas para proporcionar um ambiente que muda de acordo com as estações, com árvores e arbustos, folhagens de outono e mais. Mais de 66.000 bulbos e 114 árvores foram plantadas, e algumas delas atingirão 18 metros de altura. Existem mais de 350 espécies de flores, árvores e arbustos. Além disso, há algumas áreas com gramados para sentar e relaxar.

Eventos

Há um anfiteatro de 687 lugares (“The Amph”), uma praça central com lugares para sentar e servir comidas e bebidas (“The Play Ground”) e um palco íntimo e gramado (“The Glade”). Little Island sediará uma temporada de programação para promover e apoiar artistas baseados na cidade de Nova York – a maioria dos eventos será gratuita e os eventos com ingressos serão ou gratuitos ou de baixo custo. Haverá apresentações e programação educacional seis dias por semana, com ofertas de música, dança, circo, palavra falada e muito mais. A programação varia de apresentações surpresa com artistas locais a eventos especiais com renomadas organizações artísticas de Nova York. A programação está no site.

A vista

Little Island, como dá para notar, não é um parque plano – tem algumas áreas mais altas com mirantes que proporcionam vistas lindas e únicas da cidade – incluindo o Empire State Building, o One World Trade Center e o Hudson River. Tenho certeza de que o pôr do sol de lá deve ser mágico!

Acessibilidade e mais

Outra coisa legal sobre Little Island é que há escadas e rampas em toda a área, então pessoas em cadeiras de rodas e famílias com carrinhos de bebê podem andar sem limitações. Além disso, existem banheiros públicos, bem como foodtrucks Tudo que você precisa para passar um dia lindo e agradável.

Como visitar

O parque estará aberto diariamente das 6h à 1h, sendo que é preciso reservar um spot caso sua visita seja do meio-dia às 20h. O acesso é sempre gratuito. Localizado ao lado do Hudson River Park, a entrada principal de Little Island está na atura da West 13th Street, no Pier 55. As visitas para os horários necessários podem ser agendadas no site ou pessoalmente na entrada do parque.

Minhas impressões

O parque é menor do que eu imaginava – mas ainda assim é uma área grande se a gente levar em conta que é um parque artificial, construído do zero. É o tipo de lugar para passear e apreciar a vista – não acho que o gramado seja tão grande, e provavelmente vai ficar lotado nos dias de verão e fins de semana. Estou ansiosa para voltar e apreciar o pôr do sol de lá. Além disso, uma área verde é sempre bem-vinda em Nova York, certo? Os residentes da área provavelmente vão aproveitar muito! Eu realmente amei as vistas privilegiadas e únicas dos mirantes e adorei o fato de ter acessibilidade. Por fim, os eventos culturais serão um diferencial, algo que faz parte da alma da cidade. Por último, mas não menos importante, é uma estrutura bem bacana, diferente de tudo que já vimos por aqui, moderno, diferente, a cara da Big Apple. Tenho certeza que será um novo marco. Ao mesmo tempo, acho que a Little Island vai ficar bem lotada em alguns momentos, assim como acontece com o Highline Park, sabe? Portanto, planeje com antecedência!

Dica final!

Para quem estiver visitando Nova York e quer saber como incluir este lugar em seu itinerário, lembre-se de que ele fica próximo ao Meatpacking District, então dá para explorar Little Island facilmente quando estiver na área. Confira meu post com algumas sugestões do que fazer em Chelsea & Meatpacking! 

Photo credit Michael Grimm

 


Leave a Response