Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Afinal, o que dá e o que não dá para fazer no inverno em Nova York?

O inverno em Nova York sempre gera muitas dúvidas na cabeça dos turistas. Esse já vai ser o meu quarto inverno em Nova York – e apesar do seu início oficial estar ainda longe – meados de dezembro – em um mês as temperaturas já devem ficar bem geladinhas. Mas este não é um post para falarmos de temperaturas – se você tem dúvidas sobre o clima na cidade, clique aqui e confira um post completo sobre o assunto. E clique aqui para saber tudo sobre cada estação em NY. Esse é um post para desmitificar alguns fatos sobre o inverno. Depois desse tempo morando aqui e escrevendo sobre a cidade, percebi algumas dúvidas comuns sobre essa estação que gera tanto encantamento – e ao mesmo tempo medo – nas pessoas.

Acho que muita gente tem uma ideia equivocada de como é a vida durante o inverno em Nova York. Aqui no blog, eu já falei sobre 10 verdades a respeito dessa estação – mas a realidade é que elas pouco vão te afetar, afinal, estar de férias não é a mesma coisa que morar aqui. Muita gente acha que eu odeio o inverno – e não, eu não odeio, mas acho interessante falar as verdades e não romantizar. Na realidade, o que eu odeio no inverno é a duração dele – que, na prática, vai muito além dos três meses oficiais.

Bem, voltando às ideias equivocadas, muita gente acha que a vida para aqui. E não, a vida não para, a vida continua! Para dar uma ideia geral do funcionamento da cidade durante o inverno, listo alguns pontos importantes a seguir!

A neve – acredito que 99% das pessoas que visitam Nova York no inverno têm um desejo bem específico: ver neve. Neve não é algo comum no Brasil e a gente entende este encantamento, afinal, crescemos vendo cenários branquinhos em filmes americanos. Uma coisa muito importante que você precisa saber sobre neve em Nova York: aqui não neva dias a fio. É muito comum as pessoas me perguntarem se “ainda está nevando” depois que elas sabem que começou a nevar. A verdade é que aqui neva UM DIA apenas, em intervalos esporádicos – não é como em outras cidades que a neve cai por dias sem parar.

Lembre-se que neve é um fenômeno que precisa de condições muito específicas para acontecer (então, só acredite em previsões de neve com dois dias de antecedência). Também é bom ter em mente que janeiro e fevereiro são os meses com mais tendência a nevar (em dezembro e março é mais raro – mas pode acontecer). Além disso, esses dois meses costumam ser os meses mais gelados – com fevereiro sendo sempre o pior. Sobre as tempestades de neve – elas ocorrem, mas diria que são fenômenos mais raros por aqui e não, você não vai ficar dias trancado no hotel. Esse eventos climáticos fortes são anunciados com antecedência e o governo sempre divulga as medidas que serão tomadas.

Transporte público – o sistema de transporte público aqui funciona o ano todo – inclusive durante o inverno. Isso significa que metrô, ônibus, NYC Ferry e Staten Island Ferry continuam servindo a cidade – mesmo em dias de neve, mesmo em dias super gelados. E todo esses sistema de transporte conta com sistema de aquecimento. O sistema de transporte só para em condições extremas – vi isso acontecer com ônibus em tempestades de neve fortes, porém, das vezes que ocorreu (durante meu tempo morando aqui) essa pausa não durou nem 24 horas. Não se preocupe antecipadamente: tempestades são fenômenos raros – no último inverno, acho que rolou só uma ou duas vezes. A cidade é super preparada e a mídia mantém todo mundo informado sobre o que fazer e o que não fazer.

E as atrações? Com exceção de atrações sazonais – como o parque de diversões em Coney Island e a Governors Island, o Grand Banks, que é um bar num barco, e os passeios do Manhattan By Sail – tudo funciona normalmente aqui! Isso inclui passeios  para a Estátua da Liberdade, Water Táxi e outros passeios turísticos de barco. Esses barcos contam com área fechada. Fazer ou não o passeio depende da sua vontade e da sua resistência ao frio para encarar a parte externa e tirar fotos, hehe.

Outra atração clássica de Nova York que gera muitas dúvidas das pessoas é a travessia da Brooklyn Bridge. A ponte fica aberta para os pedestres o ano todo, faça chuva ou faça sol. Cruzá-la andando no inverno, depende, novamente, da sua resistência ao frio. Isso depende muito das condições do dia – se está fazendo sol, se está ventando muito… – no final das contas, a decisão é sua. Muita gente também tem dúvida sobre os observatórios – Top of the Rock e Empire State. Ambos têm áreas fechadas, então, é possível, sim, subir, apreciar a vista e tirar fotos e voltar para a área fechada para se aquecer.

Também vale falar sobre os rooftops! Muitos rooftops são sazonais e abrem somente durante o verão. Obviamente, esses locais são mais bombados durante os meses mais quentes, pois é possível ficar na área externa, curtindo o visual. Mas, vários deles contam com área fechada – e vidraças que proporcionam a mesma vista bonita. Aqui no blog tem uma lista de rooftops para conferir no inverno. Vale clicar aqui e conferir. O rooftop do 1 Hotel Brooklyn Bridge também tem área fechada para os meses mais gelados.

O Central Park – e outros parques – também não ficam esquecidos durante o inverno. Muito pelo contrário – são os destinos de todo mundo após um dia de neve, para curtir o visual, tirar fotos legais ou brincar! Obviamente, fica mais complicado fazer um picnic em dias gelados – e as áreas do Central Park designadas para isso inclusive ficam fechadas. Andar de bike eu também diria que é complicado – mas, novamente, depende da sua resistência!

No mais, é só curtir! Lembre-se: decidir em que época visitar a cidade é algo muito pessoal! Há quem sonhe em ver a neve, por exemplo, ou aproveitar o clima mágico do Natal. Nova York é uma cidade com estações muito bem definidas, lembrem-se, de novo, disso. E isso é maravilhoso, pois cada estação é uma cidade diferente. E em qualquer estação, você vai curtir. Você pode não conseguir fazer um picnic no Central Park em janeiro – mas vai poder patinar no gelo. E a graça da cidade é a diversidade de coisas para se fazer. 

Espero que tenham gostado e que o post tenha ajudado a esclarecer essas dúvidas!

10 programas para o inverno em Nova York / 10 programas para o inverno em Nova York – parte 2 / Inverno em Nova York: meus melhores investimentos em roupas, calçados e acessórios / Como se vestir para o inverno em Nova York! / 7 dicas para incrementar o look de inverno em Nova York / Onde comprar casacos em Nova York?Guia de compras na UNIQLOVerdades sobre o inverno em Nova YorkVídeo: Looks para o inverno em Nova York  / Vídeo: Inverno em Nova York – produtos para ter na bolsa!

 


2 Comentários

  1. Laura,
    Um post quase feito para mim, kkkk. Vou para NY final de novembro e fico até começo de dezembro. Já conheço NY em outras estações e só faltava o inverno com os encantos do Natal.
    Sabe me dizer como ficam as estradas, se dá para dirigir tranquilo. Pois vou dar um pulo e Boston e tenho medo da estrada, caso contrario vamos de onibus e pegamos o nosso carro somente lá.
    Quem sabe não nos encontramos aí em Dezembro? Bjão

Leave a Response