Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Passeio de barco à vela em Nova York

A ilha de Manhattan é cercada por dois rios – Hudson River e East River. Além disso, Nova York fica localizada na costa leste, muito perto do oceano Atlântico – tanto que há praias no Queens e Brooklyn, além de Long Island (leia-se Hamptons). O turismo de barco é bastante explorado na cidade – muito por conta do fato que a Estátua da Liberdade, um dos símbolos da cidade, ficar em uma pequena ilha. Os rios são movimentados o ano todo, mas é certamente durante os meses mais quentes que a oferta de passeios aumenta. Algumas semanas atrás, uma amiga me falou sobre a Manhattan  by Sail, empresa da cidade que oferece passeios pelo rio em barcos à vela. Fiquei super interessada e na última sexta fomos conferir de perto!

A Manhattan by Sail opera com dois barcos: um é o Shearwater e o outro é o Clipper City. Cada um desses barcos faz diversos passeios, em horários distintos, com propostas diferentes. Nós escolhemos o Sunset Sail, por uma razão óbvia: ele rola no horário do pôr do sol. Como os dias de verão costumam ser bem quentes, acho bacana deixar um passeio desse tipo para o fim do dia, quando o sol está mais baixo – e aproveitar, obviamente, o espetáculo que é o fim do dia… Outras opções de passeios incluem brunch, degustação de vinhos, degustação de cervejas, jazz além de passeios em outros horários, como início da tarde e também durante a noite. Você pode conferir todos os passeios do Clipper City aqui e do Shearwater aqui. A diferença dos dois é o tamanho. Enquanto o Shearwater comporta 48 passageiros, o Clipper City tem capacidade para até 134 passageiros.

Uma das partes mais legais dos passeios do Manhattan by Sail é que eles passam em frente à Estátua da Liberdade – numa distância muito boa, muito perto, perfeita para apreciar o monumento e tirar fotos legais. Além disso, como sempre digo: para ver Manhattan, é preciso sair de Manhattan e a vista para o skyline também é linda demais. O único porém é: esse barco balança bastante, então, se você é uma pessoa que enjoa fácil, não recomendo fazer o passeio. Eu não passei mal, mas o meu marido enjoou bastante. Outro ponto interessante é que há bebidas à venda, como vinho e cerveja – inclusive a primeira rodada foi por conta do capitão, não sei se é sempre assim, mas tomamos uma cerveja de cada na faixa.

Vale a pena lembrar que o Manhattan by Sail não é um passeio guiado – é um passeio de barco, para apreciar e curtir. Isso significa que não há guia, nem áudio. Acho que a experiência é super válida para quem procura uma proposta de passeio diferente das disponíveis, algo mais exclusivo. A única coisa que eu senti falta foi uma música tocando. Todo o passeio durou duas horas.

O Sunset Sail custa U$55 por pessoa – mas, como mencionei anteriormente, há outros passeios, e os preços variam bastante. O Happy Hour Sail, por exemplo, custa U$25, dura uma hora e oferece drinks a preços especiais. Depende do seu gosto e da sua disponibilidade. Além disso, vale salientar que o ponto de partida depende do barco escolhido. Os passeios no Shearwater saem do North Cove Marina, no Brookfield Place – South Side. O passeios no Clipper City saem do Battery Park, Slip 2.

E por último, mas não menos importante: o Manhattan by Sail opera do último fim de semana de abril até o início de outubro. No site, você pode conferir o calendário de passeios programados. Minha dica é comprar o seu passeio antecipadamente, pelo site, um ou dois dias antes (porque nada mais frustrante do que fazer um passeio desse num dia feio, então, é sempre bom checar a previsão!).


Leave a Response