Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
NYCturismo

10 programas gratuitos para fazer em Nova York

Vocês sabem que Nova York não é uma cidade relativamente barata, né? A hospedagem aqui – e o aluguel também – são muito caros. Também não considero os tickets de muitas atrações baratinhos, mas muitas vezes essa fama de ser uma cidade cara atrapalha. Eu já mostrei aqui, por exemplo, opções de restaurantes com refeições em conta (tem um post aqui e aqui). E também acho que dá pra fazer muita coisa sem gastar muito. Hoje, por exemplo, eu trago uma lista de 10 programas legais para se fazer por aqui e que não custam nadica. São dicas testadas e aprovadas por mim mesma hehehe e tentei deixar de fora alguns programas que já são bem conhecidos (como Central Park e ponte do Brooklyn), mas, se quiserem, posso fazer uma lista de clássicos gratuitos também.
1. Shows do Good Morning America –  é uma dica sazonal, mas tá valendo, né? Afinal, não é todo dia que você tem chance de conferir a apresentação de um artista famoso de perto e sem desembolsar um centavo. Ano passado eu tive essa experiência: vi Jennifer Lopez cantando linda e poderosa e não gastei um dólar. A cantora era uma das atrações da temporada de shows do Good Morning America (programa de TV daqui dos EUA). No verão, uma estrutura é montada no Central Park – no Rumsey Playfield, acesso pela 72 St do East Side. Toda sexta, de maio a agosto, rolam shows com artistas de renome. Ano passado teve Jennifer Lopex, 50Cent, Demi Lovato, Enrique Iglesias, entre outros. Para a maioria dos shows, basta aparecer lá (pro da J.Lo e outro teve que imprimir ingresso antes!). Só que né, tem que madrugar: o programa começa às 7 da manhã. Quando fui, levantei 4:30 da manhã e cheguei ao portão às 5:20. A programação ainda não saiu, mas o programa costuma liberar o line up em maio. Para ficar por dentro, acesse o site do programa. 
Dica bônus: o programa Today também promove apresentações gratuitas. O Today Concert Series trouxe cantores como Ricky Martin e Shakira ano passado. As apresentações rolam ali no Rockfeller Center, próximo da 49th Street. Para saber sobre os shows, acesse a página do programa e acesse a newsletter para não perder nenhuma informação.
2. Ferry para Staten Island e Governor’s Island – ok que esse é quase um clássico, mas fica a dica para quem não sabe: há um Ferry (navio) que liga Manhattan a Staten Island (ilha que pertence à cidade de Nova York). A admissão é gratuita e, de quebra, você tem uma vista incrível para a skyline de Manhattan e também para a Estátua da Liberdade. Não dá pra vê-la assim de pertinho, pertinho – mas é uma distância bacana (a foto acima foi tirada de dentro do Ferry). Minha sugestão é que você primeiro faça esse passeio, veja se curte e tal, pra depois decidir se vale gastar em um passeio privado. Outro programa imperdível (somente de maio a setembro) é pegar outro Ferry (U$2, quase de graça, vai) para a Governor’s Island. A ilha era base militar e hoje tem um espaço verde imenso, perfeito para passar o dia e fazer um piquenique – além de garantir também uma vista para Manhattan e para a Estátua da Liberdade.
Bônus: tem video sobre o passeio de Ferry aqui e sobre a Governor’s Island aqui. O Ferry você pega na estação Staten Island Ferry (acesso pelas linhas 1, 4, 5 e R). O Ferry para a Governor’s Island sai do lado. 
3. Bondinho para a Roosevelt Island – eu chamo o Tramway para a Roosevelt Island carinhosamente de bondinho, hehe. A Roosevelt Island é uma ilha bem pequena, residencial, que fica no East Side, entre Manhattan e o bairro Queens. A linha F do metrô passa por lá, mas há o Tramway também – muito mais legal, fala sério! A travessia é rápida, mas a recompensa é uma vista linda do East River e da Queensboro Bridge. O acesso ao bondinho é feito com o Metrocard – então se você comprar o cartão ilimitado, sai de graça. E se não for ilimitado – mas você chegar até a estação de metrô (linhas N,Q R, 4, 5, 6) provavelmente seu cartão vai passar como transfer e não vai descontar. A estação fica na  59th St and 2nd Av station.
Dica bônus: ao chegar na Roosevelt Island, caminhe até a ponta sul da ilha e visite o FDR Memorial, parque lindo, com vista espetacular (o parque é fechado às terças). Aqui no blog tem vídeo mostrando o passeio
4. High Line Park e Chelsea Market – Nova York tem vários parques legais, que são programas ótimos para o verão. Mas, sem dúvida, o mais diferente deles é o High Line. É um parque suspenso, que usa uma antiga linha de trem. Ano passado, ele ganhou mais espaço – começa na Gansevoort Street no Meatpacking District e vai até a West 34th Street, entre a 10th e 12th Avenues. Além disso, o local tem uma programação bem intensa (veja aqui) e proporciona uma vista bem bacana tanto pra cidade como para o Hudson River. De quebra, planeje uma ida ao Chelsea Market, que fica ali na 9 Av, entre a 15 e a 16th Street, que nada mais é do que uma espécie de mercado público. Muita gastronomia!
Dica bônus: no mesmo estilo do Chelsea Market – e na mesma região – há o Gansevoort Market (52 Gansevoort St). Menor, mas não menos charmoso, também tem várias opções de comidinhas. 
5. Esculturas Lope & Hope – ok, talvez a Love seja até clássica e bem conhecida, mas caso você não saiba, ela já tem uma irmã: a Hope. A Love foi criada pelo artista Robert Indiana em 1964 – seu design foi concebido para ser cartão de Natal do Moma (Museum of Modern Art). Existem várias versões da escultura pelo mundo (inclusive na Philadelphia, mostrei num vlog aqui). A Love fica na esquina da 55th Street com a 6 Av. Prepare-se, você pode encarar filas! Já a Hope fica na 53th Street com a 7 av e foi inaugurada ano passado. Já fui num mesmo dia nas duas e enquanto a Love estava lotada, a Hope estava vazia.
6. Museu do FIT – o Fashion Institute of Technology é uma das instituições mais renomadas do mundo quando o assunto é estudar moda. Acho que pouca gente sabe, mas o FIT tem um museu de moda – cujo acesso é gratuito. Seu acervo de peças é um dos maiores do mundo e eles promovem exibições diferentes e super interessantes o ano todo! Para conferir a programação, basta acessar o site. O museu fica no próprio FIT (27th Street com a 7 Av) e abre de terça a sexta, do meio-dia às 20h e aos sábados das 10 às 17. Sim, você não paga nada para entrar.
Dica bônus: o museu também promove eventos bem legais gratuitos. São palestras e paineis sempre com a temática da moda. A programação pode ser conferida aqui – é preciso se inscrever. 
Dica bônus 2: ali perto do FIT, no 225 W 37th Street, entre a 7av e a 6 av, fica a Mood, loja de tecidos super cool, que é cenário do Project Runway. Tem post aqui no blog.
Dica bônus 3: pensando em estudar no FIT? Contei minha experiência no curso de verão neste post aqui. 
7. Pôr do sol em Long Island City – eu sempre falo: se você quiser ver Manhattan, tem que sair de Manhattan. Não adianta querer fazer foto do Empire State ou do novo World Trade Center estando do lado deles. A distância será sua melhor amiga nessas horas – e há vários lugares para apreciar uma bela vista – mostrei vários neste post aqui. Um dos meus lugares favoritos é o Water City View de Long Island City, que fica no Queens. A vista é linda, dá pra sentar na grama no verão e apreciar o local, fazer um piquenique ou simplesmente caminhar e curtir.
Dica: para chegar, use a linha L. 
8. Corona Park – como falei antes, Nova York é cheia de parques públicos e lindos. O Central Park acaba sendo o mais famoso pela localização, mas há outros, acreditem! No Brooklyn, o destaque é o Prospect Park. Já no Queens, sugiro a visita ao Corona Park – só para apreciar esse monumento lindo, o Unisphere. Já fui de dia, já fui de noite – logo quero conferir o pôr do sol. Vale lembrar que é no Corona Park que rola o US Open, campeonato de tênis. O parque também tem zoo, lago e muito espaço verde, claro! Para chegar lá, use a linha 7.
9. Cenários de seriados – se você é um amante de seriados – de preferência cuja história se passe em Nova York – não vai deixar de aproveitar a viagem pra conferir locais que serviram de cenário para muitas histórias, né? Os clássicos são o prédio de Friends e a fachada do apartamento da Carrie, de Sex and the City. Ambos ficam no West Village, um lugar que, de bônus, é um charme e vale a caminhada. O prédio de Friends fica na 90 Bedford St (at Grove St) e o de Carrie na 66 Perry St (btw Bleeker & W 4th St).
Dica bônus: quem é fã de How I met your mother pode visitar o pub que aparece na série (a Martha Sachser fez post aqui) e quem curte Girls também pode conferir vários sets (a Mandy fez post aqui).
10. Coney Island – não podia deixar de incluir neste post a região de Coney Island, que fica no Brooklyn e é praia! Ai, eu acho o lugar tão nostálgico! A praia é pequena, nada de incrível, mas o cenário do parque de diversões e a icônica roda gigante é lindo demais. Para quem busca um passeio diferente, acho que vale a pena – não precisa nem ir em nenhum brinquedo, só passar o dia lá e passear pela região é super legal. É ali que acontece o concurso de quem come mais cachorro-quente, promovido pela rede Nathan’s (rola sempre no dia 4 de julho) – aliás, aproveite a ida ao local para provar um hot dog deles, um dos mais famosos (tem duas lanchonetes, ao lado do parque). O NY Aquarium também fica ali na região. Para chegar, use as linhas D, F, N ou Q. O parque funciona de abril a outubro.
Gostaram do post? Conheciam todas as atrações?

8 Comentários

  1. Laura estou encantada com a qualidade do seu blog excelente!! Eu sou completamente apaixonada por NY chego dia 16 minha 6vez em Ny vou correr a meia maratona dia 20 de março (minha primeira tensooo). Você tem dicas da meia maratona?
    Mais uma vez parabéns seu Blogg e show.

    1. Oi Aline! Que bom que você gosta do meu blog! Infelizmente não tenho muitas dicas sobre a meia maratona – já vi a maratona, que rola em novembro, passa perto da minha casa, a energia é muito boa! O que eu diria – e que você já deve saber – é que março ainda pode ser frio, então, veja roupas e acessórios podem facilitar sua corrida sem fazer você passar frio. Beijos!

  2. Oi Laura!
    o High line park no inverno seria péssimo? o que tu acha?
    tenho curiosidade de conhecer, mas se for horrivel, talvez eu deixe pra outra oportunidade

  3. Laura
    Minha mulher insistiu muito para eu ler seu blog, finalmente li e está realmente de parabéns.
    É sempre bom saber que tem pessoas dispostas a ajudar o outro.
    Fiquei seu fã, estaremos aí no saint Patrick day por mais 10 dias.
    Ainda tem a feira aberta do Brooklin aos finais de semana?
    Obrigado e continue ajudando a todos que vai visitar a bug Apple!

Leave a Response