Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
gastronomiaturismo

5 mercados gastronômicos incríveis em Nova York

Sempre falo e reitero sobre como Nova York é uma cidade rica em termos de gastronomia. São restaurantes das mais variadas cozinhas, além de conceitos diferenciados, sem contar a comida de rua. Além disso, há muitos mercados gastronômicos incríveis – de praças de alimentação até espaços especializados em determinadas cozinhas. No post de hoje, quero destacar cinco deles que valem super a visita, pois permitem que você viaje pelo mundo através da comida sem sair de Nova York.

Eataly

Provavelmente não é novidade nesta lista, mas não poderia ficar de fora, já que é, certamente, o precursor dos mercados gourmet temáticos. Como o nome sugere, o Eataly é especializado na cozinha italiana – e já conta, inclusive, com unidade em São Paulo. Aqui em Nova York, são dois endereços. Conta com restaurante de massas e pizzas e também de carne, além do rooftop Birreria, que muda de cardápio e decoração conforme a temporada. O Eataly ainda conta com bar de vinho, café, sorvete e estação de doces. E, claro, dá pra fazer compras de produtos importados italianos – tem de tudo: azeites, molhos, biscoitos, chocolates, utensílios, uma perdição. Há também massas frescas, além de frutas e verduras.

Uma dica mais insider: vale demais checar o calendário de eventos do Eataly – sempre há aulas e eventos especiais; quem ama gastronomia com certeza vai curtir.

Endereço: 200 5th Ave / 101 Liberty St 3rd Floor.

Le District

Localizado no Brookfield Place, em Downtown, o Le District celebra a culinária francesa. São 4 restaurantes: Liberty Bistro, que é uma brasserie francesa clássica com pátio e vistas para o Hudson River; L’appart, com estrela michelin e menu sazonal que muda mensalmente; Le Bar, com drinks artesanais e carta de vinhos, e o Bar a Vin,  com 32 vinhos rotativos e harmonizados com mais de 200 queijos e charcutaria caseira. Além disso, o Le District conta com estação de crepes, cafeteria e mercado – dá pra comprar queijos, biscoitos e outras delícias.

  • Saiba mais.
  • Endereço: Brookfield Place, 225 Liberty Street.

Mercado Little Spain

Projeto do renomado chef Jose Andres, o Mercado Little Spain fica no Hudson Yards. A área ampla conta com 10 quiosques de comida rápida, no melhor estilo praça de alimentação, que vendem tapas espanholas, churros, queijos e paellas, um mini mercado com produtos importados da Espanha e mais 4 restaurantes com serviço de mesa, com menus de frutos do mar, carnes e tapas. Uma verdadeira celebração da deliciosa culinária espanhola!

Japan Village

Acredito que esse seja o menos conhecido dentre os turistas e até os locais – talvez pelo fato de que ele fique localizado no Brooklyn, mais precisamente no complexo Industry City. O Japan Village conta com 10 restaurantes que trazem o melhor da culinária japonesa, incluindo sushi, ramen, comida de rua, pães e bolos japoneses, drinks e muito mais! Outro destaque do Japan Village é o Sunrise Market, um supermercado japonês que tem tudo que vocês podem imaginar: doces, condimentos, congelados e até mesmo uma seção de cosméticos. Além disso, o Sunrise Market também conta com uma variedade de autênticas cozinhas japonesas, incluindo um mercado de tofu com tofu caseiro, yuba e leite de soja. O açougue japonês, operado pela Japan Premium Beef, tem carne wagyu e washugyu. No mercado de frutos do mar, há sushi e frutos do mar frescos.

Tin Building

Apesar de o Tin Building não ser focado em só uma gastronomia, achei que valeria incluí-lo porque ele é assinado pelo renomado chef Jean-George e é um paraíso para qualquer pessoa que ame comer! Conta com 12 restaurantes – 6 fast-casual e 6 com serviço de mess. Tem pizza, frutos do mar, cozinha vegana, cozinha francesa, cervejas, doces… são muitas opções que é até difícil escolher! Tem também mercado: dá pra comprar frutas e verduras, carnes, frutos do mar, além de muitos produtos locais.

Aliás, a história por trás desse projeto é muito bacana. O Tin Building foi originalmente inaugurado em 1907 e era ocupedo pelo Seaport Fish Market (mercado de peixes) que depois mudou pro The Bronx. Com o furacão Sandy, a área foi afetada e o prédio também. Em 2018, como parte de um projeto de redesenvolvimento, o Tin Building foi reconstruído e realocado num local mais ao leste do original, como medida contra condições climáticas extremas. Quem ama gastronomia não pode deixar de conferir!

Gostaram do post? Já conheciam todos esses locais?


Leave a Response