Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Aladdin e Rei Leão na Broadway: dicas e curiosidades sobre os famosos musicais em Nova York

Publieditorial

Assistir a um espetáculo da Broadway é aquele tipo de programa clássico em Nova York. É como apreciar tango em Buenos Aires ou comer fish & chips em Londres. Em quatro anos morando aqui, já tive oportunidade de assistir a algumas peças e musicais – mas certamente nenhuma marcou tanto como Aladdin e Rei Leão, duas histórias clássicas da Disney que ganharam a sua versão musical na Big Apple. E tenho certeza que não estou sozinha nessa – afinal, os dois musicais estão entre os mais famosos e lembrados pelas pessoas. Sempre indico de olhos fechados, pois foram experiências realmente inesquecíveis. Por isso, hoje eu trago algumas informações básicas sobre os dois musicais e também curiosidades bem interessantes. Tanto o Rei Leão como Aladdin foram histórias que fizeram parte da minha infância.

Aladdin (Foto: WePlann | CC BY-SA 2.0)
Aladdin (Foto: WePlann | CC BY-SA 2.0)

Aladdin é de 1992 e foi baseado no conto árabe  Aladim e a Lâmpada Maravilhosa, em As Mil e uma Noites. Caso você não conheça a história, vou resumir: o vilão Jafar, que trabalha para o Sultão, quer encontrar uma lâmpada mágica, na Caverna das Maravilhas. Mas ele descobre que apenas as pessoas de bom coração conseguem entrar na caverna. Neste meio tempo, Jasmine, a princesa, filha do Sultão, foge para o mercado popular da cidade e conhece Aladdin, um jovem alegre e pobre, e seu macaco, Abu. Os dois descobrem que têm muito em comum. Mas Aladdin é detido pelos guardas por roubar – e, mais tarde, Jafar o solta para levá-lo à Caverna a fim de colocar as mãos na lâmpada. Bem, a partir daí conhecemos o tal gênio e não vou mais contar o resto…

Aladdin (Foto: WePlann | CC BY-SA 2.0)

Na versão para a Broadway, a mesma história é contada nos palcos, com direito a diálogos e muita música – as canções são animadas, emocionantes e envolventes. O figurino e a troca de cenários é algo incrível. Para vocês terem noção, uma das cenas mais lindas do filme, com Jasmine e Aladdin no tapete voador, é recriada no palco – com o tapede voando! Mas não é Aladdin, nem Jasmine, na minha opinião, que se destacam no musical e sim o gênio. Interprerado pelo ator Major Attaway, esse personagem rouba a cena e certamente vale pelo espetáculo todo. A atuação dele é incrível e te arranca muitas risadas.

Curiosidades que fazem o musical ser ainda mais incrível:

  • Há mais de 300 figurinos no show – ou sejam todo mundo muda muito de roupa. Em uma cena de três minutos e meio, você vai ver 24 atores  vestindo 71 roupas diferentes.  Mais de dois milhões de cristais de Swarovski foram usados nos figurinos, o que faz com que os  trajes do espetáculo brilhem muito! Todos os figurinos foram feitos à mão por mais de 350 pessoas, usando 1.225 tecidos luxuosos e 712 estilos diferentes de bordados.
  • Nos bastidores, 108 mudanças de fantasia podem ocorrer em menos de um minuto.
  • O musical conta com 18 cenas ao total, cada uma contendo vários e locais da cidade de Agrabah.
  • O cenário de Aladdin pesa 20 toneladas.

Você sabia?

É possível fazer um tour pelo New Amsterdam Theatre, local onde acontece o musical. O tour dura 2 horas e meia e custa U$75 por pessoa. Clique aqui para mais informações.

Lembre-se:

  • Todos os espectadores precisam de um ingresso, independentemente da idade. É recomendado que as crianças tenham pelo menos seis anos de idade para assistir à performance.
  • O espetáculo dura duas horas e 30 minutos, com um intervalo.
  • O musical conta com sistema de tradução: Audien® – Audio Translation –  um serviço de última geração que fornece comentários multilingues, cena a cena, da performance. Não é uma tradução de palavra por palavra do show. Em vez disso, o sistema fornece ao espectador informações detalhadas sobre o enredo no seu idioma escolhido, permitindo-lhe acompanhar a ação do show. Está disponível no quiosque no lobby principal por uma taxa de aluguel de U$10 por unidade –  disponível em japonês, português e espanhol.

Ingressos: Aladdin é um musical bastante procurado na Broadway. Se você quer ter essa experiência, compre seus ingressos com antecedência

Aladdin
Compre seus ingressos em R$, sem IOF e em até 6x sem juros!

O Rei Leão (Foto: WePlann | CC BY-SA 2.0)

O Rei Leão (Foto: WePlann | CC BY-SA 2.0)

O Rei Leão é de 1994 e é inspirado na peça teatral Hamlet, de Shakespeare.  O filme narra a história do jovem leão Simba, que se sente culpado pelo assassinato do seu pai, o rei Mufasa, e foge do seu Reino, sem saber que a morte foi orquestrada pelo seu tio Scar para tomar o poder. O filme fez tanto sucesso que foi relançado em 3D em 2011, e ainda ganhou duas sequências, O Rei Leão 2 e O Rei Leão 3, e duas séries de TV: Timão e Pumba e A Guarda do Leão, além, é claro, da adaptação à Broadway.

Como em O Rei Leão os personagens são o reino animal, o grande destaque na adaptação para a Broadway fica por conta do trabalho do figurino, que é de cair o queixo! A produção consegue reproduzir os animais de uma maneira incrível, envolvente e encantadora. Da mesma forma que acontece em Aladdin, o destaque aqui também fica por conta da parte cômica – com os clássicos personagens Timon e Pumba – entretanto, as cenas tristes e trágicas são envolventes e te emocionam de verdade.

O Rei Leão (Foto: WePlann | CC BY-SA 2.0)

Curiosidades que fazem o musical ser ainda mais incrível:

  • O Rei Leão está em cartaz na Broadway desde 1997 e mais de 90 milhões de pessoas já assistiram ao musical. É o terceiro musical há mais tempo em cartaz na Broadway.
  • As performances do musical começaram no New Amsterdam Theater (o teatro de Aladdin) mas hoje acontecem no Minskoff Theatre.
  • O design do figurino para o musical foi amplamente elogiado por sua criatividade e inclusive foi premiado no Tony Awards (o Oscar da Broadway) em 1998.
  • Em 2013, o musical arrecadou 1 bilhão de dólares em receitas – primeira vez que isso aconteceu na história da Broadway.
  • A música do espetáculo – e do filme – foi feita por Elton John.

Lembre-se:

  • Todos os espectadores precisam de um ingresso, independentemente da idade. É recomendado que as crianças tenham pelo menos seis anos de idade para assistir à performance.
  • O espetáculo dura duas horas e 30 minutos, com um intervalo.

Os ingressos para O Rei Leão podem esgotar rápido. Se você quer garantir essa experiência, garanta com antecedência. 

Compre seus ingressos com antecedência
em até 6x sem juros ou via boleto bancário

Agora, a pergunta que não quer calar: qual dos dois assistir? Essa é a maior dúvida de quem só pode optar por um dos dois musicais – e muita gente quer saber o que eu acho. Acredito que seja uma questão bem pessoal, de opinião mesmo, mas o meu favorito é Aladdin. Morro de vontade de ver de novo, inclusive!

Espero que tenham gostado do post! Quer explorar outras opções de peças e musicas da Broadway? Clique aqui!

Os links apresentados no post são de afiliados – não custa nada a mais comprar por eles e você ajuda o meu trabalho!

Publieditorial – este é um post patrocinado.


Leave a Response