Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Um guia para Rockway Beach, a praia do Queens em Nova York

Muita gente nem sonha que Nova York tem praias – mas Coney Island, no Brooklyn, e Hamptons, que fica em Long Island, no estado de Nova York, estão aí para provar que existe vida além de Manhattan hahaha. Porém, quem conhece um pouco das praias daqui sabe que elas não competem com outros destinos famosos, como Miami ou West Palm Beach. Talvez seja por isso que eu nunca tenha me animado a explorar muitas praias da região. Uma das praias mais famosas na cidade é Rockaway Beach, que fica no Queens – a poucos minutos do aeroporto JFK. Passei mais de três anos ignorando Rockaway – culpando, muitas vezes, a preguiça da viagem longa de metrô até lá. Porém, sempre acabava vendo alguma coisa sobre a praia, com fotos de amigas que sempre estão por lá. Meu marido de vez em quando sugeria o passeio e eu relutava. Até que no último sábado resolvemos conferir. E eu confesso: eu subestimei Rockaway Beach.

Famosa na canção dos Ramones, Rockaway Beach atrai cerca de 1 milhão de visitantes todos os anos. O clima lá é  bem diferente do ar urbano de Manhattan – parecia que eu estava em outra cidade, uma cidade praiana, daquelas que bombam no verão e viram um reduto de tranquilidade nos meses mais frios. Essa península tem uma população de cerca de 13 mil pessoas. Ao chegarmos lá, de metrô, já ficamos encantados com a arquitetura das casas e com a estrutura. O calçadão à beira da praia, com pouco mais de sete quilômetros de extensão, foi revitalizado e inaugurado há pouco mais de 2 anos – já que a região sofreu danos graves por conta do furacão Sandy. Da estação até a praia, caminhamos cerca de cinco minutos e, à medida que caminhávamos, ficávamos cada vez mais encantados com tudo que víamos. Talvez o fato de que chegamos lá com expectativa zero ajudou nessa primeira impressão.

Praia

Cada ponto da praia é dividido pelas ruas. Começamos a explorar o local a partir da Beach 67. Dali até a Beach 77, a praia costuma ser mais tranquila e é o reduto de surfistas e escolas de surf – aliás, Rockaway é a única praia da cidade onde a prática de surf é permitida legalmente. O trecho entre a Beach 80 até a Beach 100 é o mais movimentado, com as concessões de restaurantes e muitas famílias. Porém, vale lembrar que a praia vai da Beach 9th Street até a Beach 149th Street. As águas são calmas – mas bem geladas!

Estrutura:

A estrutura da praia foi algo que nos impressionou muito: há muitos banheiros públicos espalhados ao longo do calçadão, além de chuveiros e até mesmo distribuição de protetor solar gratuitamente. Nas entradas para a praia, há “tapetes”, que facilitam o acesso de carrinhos de bebê e cadeirantes. O único ponto negativo, ao meu ver, é a ausência de serviço de aluguel de cadeiras e guarda-sol. Há também quadras para a prática de esportes e playgrounds para as crianças.

Alimentação: 

Rockaway Beach tem muitos restaurantes e barzinhos, porém, a maioria deles não está localizada à beira-mar. Há quatro concessões – (B.17th Street, B.86th Street Island, B.97th Street Island, e B.106th Street Island). As concessões mudam de temporada pra temporada. Nós abrimos o Foursquare e encontramos várias opções de restaurantes variados, de frutos do mar a burgers. Optamos pelo restaurante Pico – 419 Beach 129th St – um mexicano que, inclusive, abre o ano todo. Pedimos guacamole, burrito (dividimos), cerveja e margarita e gastamos cerca de U$50. Adoramos a comida e o atendimento. Para chegar lá, pedimos um Lyft, e depois voltamos caminhando pela praia.

Como chegar:

A linha A vai até Rockaway Beach e faz várias paradas. Saindo da estação do One World Trade Center, são cerca de 45 minutos até lá. Além disso, o NYC Ferry também faz o mesmo trajeto – clique aqui e saiba mais.

Dicas gerais:

  • As praias em Nova York têm temporadas: tanto Rockaway como outras praias da cidade abrem no fim de semana do Memorial Day (fim de maio) e seguem funcionando até o fim de semana do Labor Day (início de setembro). 
  • Só é permitido nadar e banhar-se no mar durante período acima, das 10h às 18horas, que é o período que os salva-vidas estão trabalhando.  Algumas áreas são impróprias para banho – veja as bandeiras vermelhas. 
  • O calçadão é fechado das 10 da noite às 6 da manhã.
  • Não é permitido consumir bebidas alcoólicas na praia. 
  • Do lado oposto à praia, na Beach Channel Drive, você tem uma vista incrível para Manhattan.

Conclusão: adorei Rockaway Beach! Estrutura excelente e uma ótima opção para curtir aquela prainha nos dias quentes na cidade! Obviamente, não recomendaria para uma primeira vez em Nova York, mas para quem mora aqui ou para quem já é turista veterano, vale a visita! 


Leave a Response