Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

A incrível vista do Liberty State Park

Finalmente, tivemos a sorte de um fim de semana de sol e calor aqui em Nova York. Fazia algumas semanas que eu estava querendo conhecer o Liberty State Park, em New Jersey, mas, quando o fim de semana chegava, o tempo decepcionava. Porém, no último sábado, com a temperatura batendo a casa dos 30 graus e um dia de sol e céu azul, finalmente pudemos conhecer esse parque que fica do ladinho de Nova York e proporciona uma das mais lindas vistas para Manhattan.  Vocês vão ver: as imagens falam por si só.

Localizado em Jersey City, esse parque tem uma área verde enorme, com espaço para atividades como caminhada, corrida e ciclismo, além de piquenique e churrasco. Mas o grande destaque do local fica por conta da sua localização privilegiada, às margens do Hudson River. A vista para o rio e para a ilha de Manhattan é sensacional! Já estive em vários pontos com vista para Manhattan, mas este parque, é, sem dúvidas, um dos melhores lugares para ver o skyline de Nova York. Além disso, o parque ainda proporciona vista para a Ellis Island e nossa querida Estátua da Liberdade (para ver Lady Liberty, você vai caminhar bastante dentro do parque, a vista para ela fica bem distante do memorial).

Outro destaque do local fica por conta do “Empty Sky” 9/11 Memorial, um memorial construído pelo estado de New Jersey em homenagem às 749 vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 que residiam no estado. São duas paredes imponentes, com os nomes das vítimas gravados. O memorial convida os visitantes a literal e metaforicamente olhar para o céu vazio e olhar para o futuro como uma comunidade. É uma experiência bem marcante e o memorial é bem marcante.

Logo ao lado, há uma estação de trem antiga e desativada – é ali dentro, inclusive, são comprados os tickets para a Estátua da Liberdade – há um ferry que parte do Liberty State Park em direção à ilha.

E já que você vai até lá, a dica é aproveitar para almoçar ou jantar no Liberty House Restaurant, o restaurante que fica localizado dentro do parque. Já imaginou almoçar com uma vista maravilhosa para Manhattan? Pois é! O local tem uma estrutura enorme e super bacana, com mesas dentro e também na rua. No menu, os pratos principais (de U$15 a U$21) incluem carnes, peixe e massas, além de sanduíches e burgers super caprichados, sem contar as opções de aperitivos. Há também vinhos, drinks e cervejas. A comida é deliciosa! Recomendo fazer reserva pelo site para garantir – mas, caso não consiga, não deixe de passar lá e tentar uma mesa. Foi o que fizemos! Aliás, fica a dica para quem procura um lugar super romântico para jantar ou almoçar, viu?

Agora, a pergunta que não quer calar: como chegar até o parque? Eu já tinha estudado umas rotas via metrô + Path (o metrô de NJ) + Uber ou táxi (um trabalhão, né?), até que descobri o Liberty Landing Ferry, que faz o trajeto de Manhattan até o parque em 12 minutos. Super prático, né? Sem contar que o trajeto pelo rio já é um show à parte e rende ótimos cliques. O Liberty Landing Ferry sai do World Financial Center Terminal (199 Vessey Street), em Downtown, ao lado do Brookfield Place, bem pertinho do One World Trade Center. Chegando no terminal (cuja foto está acima) é só se dirigir ao portão 2 – o ticket custa U$7 (preço por trecho; ida e volta dá U$14!) e a cobrança é feita dentro do Ferry – ou seja, não é preciso comprar ticket antes. Os barcos saem a cada meia hora. Em dias de semana, o serviço começa a ser oferecido às 6h15 da manhã e segue até quase 21h. Aos fins de semana, vai das 9h30 até cerca de 19h45. Cheque o site e confira todos os horários para poder planejar o seu passeio e não perder o último barco que sai do parque! 

PS: como mencionei antes, você pode comprar tickets para a Estátua da Liberdade no Liberty State Park. O Liberty Landing Ferry não vai até a Estátua! São tickets e serviços separados. O  Liberty Landing Ferry sai de Manhattan e tem duas paradas: a primeira em Warren Street (do ladinho do parque) e a segunda no parque. Ou seja, saindo de Manhattan, é a segunda – e última – parada. 

Gostaram do post? Espero que muitos de vocês aproveitem essa dica e possam conferir de perto esse lugar com vista maravilhosa!

banner face


Leave a Response