Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
Crianças

10 livros infantis para você comprar em sua visita a Nova York

Desde que meus filhos tinham poucos meses de idade, uma das coisas que mais incentivei – e continuo incentivando – é a leitura. Acho lindo ver a relação dos guris com os livrinhos deles! O tanto que eles pedem para lermos e o quanto se envolvem com esse hábito tão saudável.  Hoje vou indicar para vocês 10 livros que compramos/ganhamos – em inglês – que gosto muito e que são sucesso aqui em casa. São sugestões excelentes para pais que querem incorporar o inglês no aprendizado dos filhos no Brasil ou para quem mora nos Estados Unidos ou Canadá e está procurando opções. 

Importante salientar: todos os links são da Amazon. Você sabia que livro importados são isentos de taxas no Brasil? Se você não tem viagem marcada e quer investir, aproveite! Caso queira comprar em lojas físicas, recomendamos procurar uma unidade da Barnes & Noble. 

Brown bear, brown bear, what do you see? Bill Martin Jr & Eric Carle  – Foi o livro preferido do Benji desde uns 4 meses de idade até por volta do 1 ano e poucos meses (e até hoje ele de vez em quando vem com o livrinho pra gente cantar juntos). Ele não tem uma história envolvente, é simples e você pode ler cantando. Conheci o livro em uma aulinha de música para bebês e adorei a ideia de ao invés de ler, cantar a historinha (você pode ver aqui um vídeo de como o livro é quando cantado).

Little red barnGinger Swift & David Pavon – Um livro simples com aquelas abas que revelam mais uma parte da história ou ilustrações, ele introduz animais e ambientes para a criança, incentiva o uso da motricidade fina para abrir as abas das páginas e entretém bastante. Enquanto o Brown Bear foi o primeiro livro preferido do Benji, esse continua sendo o do Augie (que tem 1 ano e 2 meses). Indicado para crianças a partir de 6 meses, embora eu tenha começado a ler para o Augie muito antes disso.

The very hungry caterpillar | Eric Carle – Com ilustrações muito fofas, é um livro que promove a interação tátil da criança. Conta a história de uma lagarta comilona que come algo diferente a cada dia da semana (e no sábado ela dá aquela exagerada básica porque né? Até as lagartas caem na armadilha do sábado). No final do livro, ela se transforma em uma linda borboleta. Comecei a ler para as crianças a partir dos 9 meses.

Coleção Indestructibles | Diversos autores – São livros feitos de um material sintético 100% não tóxico “tipo papel” como é definido no site oficial da marca. Eles são à prova de mordidas, rasgos, babas e são laváveis. O que mais acho legal é que eles tem essa pegada de livro de papel, não são como aqueles livros fofinhos de tecido para bebês. Quando compramos o primeiro livrinho, fiquei um pouco desconfiada sobre a durabilidade, mas realmente é impressionante! Os bebês mordem, lambem, tentam rasgar, mergulham na água do banho e nada acontece, os livros continuam intactos (com alguns amassadinhos só!). Gosto muito do Love You Baby, que mostra as diversas formas de demonstrar amor para os bebês. Comecei a dar para os guris segurarem desde que eles começaram a agarrar objetos com as mãozinhas.

Coleção Hello World | Ashley Evanson – Uma coleção de 4 livros muito legais e educativos que explora cidades do mundo e seus pontos turísticos, cada um com um tema: 

A partir de 18 meses (idade que o Benji ficou alucinado por essa coleção, pedia para ler o tempo todo).

Are you my mother? | P.D. Eastman – Esse livro foi MUITO importante para nós quando começamos a deixar o Benji na escolinha. Ele conta a história de um passarinho que nasceu e não viu a sua mamãe no ninho, mas ele sabia que ela existia, então saiu para procurar ela. No caminho ele encontra vários animais e questiona se eles são sua mamãe e mesmo com a negativa, ele continua firme no propósito e na certeza/confiança de que ele tem uma mamãe. Ao final do livro, a mamãe volta (ela tinha ido procurar comida para ele) e a mensagem que fica é que mesmo que o passarinho não estivesse enxergando a mamãe, ele sabia que ela existia e confiava que ela voltaria.  Perdi as contas de quantas vezes li esse livro para o Benji, sempre enfatizando que “assim como a mamãe passarinha voltou para o filhinho, a mamãe vai sempre voltar para te buscar na escolinha”. Foi ótimo e super recomendo. Como o Benji começou na escolinha com 2 anos e 3 meses, foi por essa época que comecei a ler para ele. Continuo lendo até hoje em momentos mais sensíveis (mudança, escola nova, etc.).

Frida Catlo | Courtney Acampora & Maggie Fisher – Para os amantes de gatinhos e Frida Kahlo, esse livro é essencial para apresentar à criança de forma lúdica, simples e leve, a história resumida dessa figura tão importante na história. No livro, Frida é uma gatinha – o que automaticamente já chamou atenção do Benji, já que temos dois gatinhos em casa.

Jack’s worry – Um livro que fala sobre o medo da criança e de como enfrentar ele. Sou apaixonada por esse livrinho e pela transformação que ele vem fazendo aqui em casa. Como toda criança, Benji começou a sentir medos aleatórios há alguns meses, então pesquisei e acabei comprando esse livro rezando para que ajudasse o meu gurizinho e foi ótimo! Jack, o menino do livro, tem uma apresentação musical e no dia da apresentação, acorda com medo (e o medo dele é ilustrado de uma forma muito legal, sem ser assustadora). O medo do Jack persegue ele durante o dia, onde quer que ele vá, inclusive quando a mãe pergunta o que está acontecendo, Jack não encontra palavras para expressar o que está sentindo (e enquanto isso, o medo só vai aumentando). Quando finalmente Jack chora e “explode”, verbalizando o que sente, sua mãe compreende o que está acontecendo e o medo vai diminuindo.O livro, aqui em casa, incentiva que o Benji verbalize cada vez mais os seus medos que causam incômodos nele. Começamos a ler perto dos 3 anos de idade dele. 

The cat in the hat e Oh the places you’ll go | Dr. Seuss – Impossível deixar esses dois clássicos de fora! Eu gosto muito de Dr. Seuss e estava ansiosa esperando o momento que o Benji, já que é mais velho, fosse se render aos encantos desse mundo diferente, fantasioso e especial. 

The cat in the hat (vi que tem em português e é chamado “o gatola da cartola”) conta a história de dois irmãos que estão entediados em casa porque está chovendo e eles não tem o que fazer. Eis que surge um gato diferentão, cheio de atividades, malabarismos e trapalhadas para fazer na casa, e de quebra, traz mais companhia para o dia “thing 1” e “thing 2”. Um dia comum chuvoso se torna um dia inesquecível para os irmãos. 

Oh the places you’ll go Eu absolutamente amo esse livro! Nele, Dr. Seuss fala sobre a jornada da vida e seus desafios. A primeira vez que li para o Benji, de cara pensei “que livro estranho para crianças, fantasioso e abstrato demais”. Era eu subestimando a capacidade do meu filho. Ele, do jeitinho dele, no auge dos seus 2 anos e meio, pedia para ler esse livro diariamente antes de dormir, por meses… e assim a história foi fazendo sentido para ele. E para mim? O livro trouxe mensagens muito especiais sobre a vida e as mudanças que estávamos passando naquele momento. Tenho uma relação emocional com ele!

É isso, pessoal! Poderia escrever esse post com muitos outros livros que amamos por aqui, mas me limitei a 10 dessa vez. Espero que tenham gostado e até a próxima!

Os links apresentados no post são de afiliados – não custa nada a mais comprar por eles e você ajuda o blog!


3 Comentários

  1. Eu tenho o Brown Bear, The very hungry Caterpillar e Oh the places you’ll go! Esse último é fofo demais! Todas as indicações maravilhosas, já salvei aqui! Thank you

Leave a Response