Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
estudarturismo

6 maneiras inusitadas de praticar inglês em Nova York

Viajar para um país onde você pode praticar aquele idioma que vem estudando é uma das partes mais interessantes e desafiadoras do aprendizado. Quando estamos aprendendo uma nova língua, é interessante estarmos expostos a tudo naquele idioma e a experiência num país onde as pessoas não falam português é super enriquecedora. A vergonha pode bater, mas é errando que a gente aprende e, quanto mais nos expusermos a situações onde vamos escutar e falar o idioma, mais iremos absorver. Para quem estuda inglês, uma viagem a Nova York, seja por intercâmbio ou por turismo, é uma ótima oportunidade de colocar o inglês à prova. Além das situações normais em que somos obrigados a ter o contato com a língua – como em restaurantes e lojas – hoje eu sugiro 6 maneiras de praticar o inglês durante o período na cidade!

– Praticar voluntariado – O turismo responsável está se tornando uma tendência cada vez maior e por boas razões, pois encoraja as pessoas a deixarem um impacto positivo nos locais que elas visitam – o que contribui para uma experiência enriquecedora para todos – tanto para os moradores quanto para os turistas. Junte-se à diversão e retribua ao oferecer um pouco do seu tempo durante sua próxima viagem a Nova York! Há dezenas de organizações que oferecem oportunidades de voluntariado – e o bônus de tudo isso é que você pode praticar seu inglês, conhecer pessoas e ainda fazer o bem. Neste post, listo 5 oportunidades de voluntariado na cidade. Além disso, no site do governo vocês encontram mais oportunidades também.

Meetup – o Meetup é um aplicativo – bem forte em Nova York, por sinal – que conecta pessoas de uma cidade, para que juntas, façam o que mais gostam. Por exemplo, graças aos Meetups de maratonas, de escrita criativa e de contatos profissionais, fica mais fácil se animar para correr, começar a escrever ou encontrar um novo trabalho. Todos são bem-vindos aos Meetups. As pessoas conversam, se divertem, se ajudam e se apoiam. O funcionamento é simples: você baixa o app, faz seu cadastro e escolhe suas áreas de interesse (idioma, dança, gastronomia – as opções são vastas). Depois, ele vai mostrar os Meetups agendados relacionados aos assuntos que você escolheu (data, local de encontro, se é preciso contribuir com algo). Sempre há Meetups acontecendo na cidade – meu marido Thiago, inclusive, participa de vários relacionados ao mercado de tecnologia.

Grupos de conversação da NYPL – já falei aqui no blog sobre o curso gratuito de inglês da New York Public Library – a biblioteca pública de Nova York. É uma iniciativa muito bacana para aprimorar seu inglês – porém, é indicada somente para quem vai ficar na cidade por um período longo (acima de três meses). Para quem tem um tempo curto na cidade, a dica é participar dos grupos de conversação da biblioteca. Acontecem periodicamente, não é necessário fazer inscrição prévia, são gratuitos e acontecem em várias unidades da NYPL espalhadas pela cidade. Clique aqui e confira calendário e endereços.

– Free tours by foot – Para quem entende inglês e tem curiosidade – mas pouca grana para gastar – vale à pena checar os tours oferecidos pela Free tours by foot. É uma plataforma de guias turísticos licenciados que lideram tours sem custos iniciais – é a filosofia do pague o que quiser. Ao final de cada tour, é de praxe pagar uma gorjeta para o guia. Há mais de 15 opções de tours em Nova York. Por fim, acaba sendo uma ótima oportunidade de aprender sobre a cidade em inglês, praticando a escuta e também a fala, interagindo com o guia e com o grupo. Confira todos clicando aqui.

Tandem – descobri esse aplicativo quando estava escrevendo a pauta para este post e, apesar de não ter testado, achei que valia compartilhar a dica! É um aplicativo que conecta nativos de quase qualquer idioma que querem aprender a sua língua em troca. Pratique a escuta, melhore sua pronúncia e aprenda a falar uma língua estrangeira como um local – independente de onde você estiver. O app é gratuito e também há a versão paga – super barata – com outras funcionalidades, como tutores profissionais e a possibilidade de marcar um encontro com alguém do Tandem na cidade onde você estiver. Confira mais detalhes no site.

Comedy Clubs – essa é uma dica para os estudantes avançados, que querem colocar o inglês à prova! Os Comedy Clubs, ou clubes de comédia, fazem parte do cenário cultural de Nova York. Provavelmente, você já assistiu a algum filme que mostra esses locais. Muitos atores começaram suas carreiras nesses lugares. São comediantes que fazem stand-up – numa noite, podem rolar apresentações de mais de três comediantes e vários clubes da cidade são palco para os melhores comediantes do mundo. Neste link, você pode conferir algumas sugestões. Geralmente, é cobrado um valor por ingresso + consumação. É uma boa prova para seu inglês, afinal, entender piadas em outro idioma não é uma tarefa tão simples!

Gostaram das dicas? Espero que possam aproveitar as sugestões para melhorar o inglês de vocês!


Leave a Response