Usando suas redes sociais para o planejamento da viagem

Às vezes eu fico pensando na maneira como a tecnologia melhorou drasticamente o jeito como planejamos e como aproveitamos nossas viagens. É claro que ninguém deixou de se divertir anos atrás, quando a internet não reinava absoluta e os recursos que tínhamos eram limitados a mapas de papel, revistas e guias de viagem. Mas é inegável como as coisas são bem mais fáceis hoje em dia, certo? Blogs, redes sociais e Google Maps são parceiros para tudo! Por causa do blog, eu estou sempre fazendo pesquisas e também uso muito as redes sociais. E adoro usar as redes sociais para me ajudar na pesquisa e planejamento de passeios na cidade. Resolvi compartilhar algumas dicas com vocês – pode ser que vocês não conheçam todas!

Instagram – apesar de o tio Mark ter mudado muitas coisas no Instagram, continuo adorando essa rede social. Para mim, é também uma ferramenta de trabalho, onde divulgo dicas, promovo meu blog, meu aplicativo, peço feedback dos leitores… Mas, falando sobre as ferramentas, vou destacar algumas que acho super úteis. Uma delas é o “Locais”. Eu uso essa localização geográfica para espiar lugares que quero conhecer. Quer exemplos práticos? Ao pesquisar pelos locais no Insta, consigo ter noção de como estão os parques, de como é o ambiente daquele restaurante, como estão as flores no Jardim Botânico do Brooklyn, ou até mesmo que roupas as pessoas estão usando. Com o recurso Stories – que é como um Snapchat – você vê um vídeo “coletivo” com vários mini-vídeos das pessoas que passaram pelo local, o que também é super bacana. Outro recurso legal do Instagram é o botão “salvar”. Garanto que muita gente ainda faz screenshot da tela para guardar alguma dica. Mas com esse botão, as fotos que você salva ficam todas guardadinhas num lugar dentro do Instagram.

Foursquare – já falei algumas vezes aqui sobre o Foursquare. É um dos aplicativos que mais uso para pesquisar restaurantes em Nova York. Dá para filtrar por tipo de comida, por região… Ótimo para quando você não tem ideia de onde comer. Os usuários dão notas para os restaurantes e ele vai ganhando uma nota. A gente costuma usar muito a nota como critério para decisão. Mas o que eu queria mostrar sobre o Foursquare são duas ferramentas super legais. Uma é a galeria de fotos. É ótima para ter uma ideia da cara de cada prato e até para decidir o que pedir. Você pode inclusive mostrar a foto para o garçom e pedir mais informações. Também adoro usar o “Add to list”. Vou criando uma lista de restaurantes que quero conhecer. Assim, quando bate a fome, eu tenho uma gama de opções pré-selecionadas!

Twitter – quem lembra do Twitter? Essa é uma das redes sociais mais “estáveis” e antigas e, por incrível que pareça, ainda tem bastante gente usando, principalmente aqui nos Estados Unidos. O Twitter é a ferramenta perfeita para saber sobre as últimas notícias. Por exemplo, ano passado acordamos no meio da noite com muitas sirenes. Queríamos saber o que estava acontecendo, era de madrugada. Abrimos o Twitter e começamos a pesquisar pelo nome da nossa região – Upper East Side. Não demorou para acharmos posts de pessoas relatando que havia um incêndio na nossa rua. Esse ano, houve um episódio de evacuamento na Times Square e na Macy’s – rapidamente, já havia relatos no Twitter. É a melhor ferramenta para descobrir o que está acontecendo em casos assim. Use palavras-chave na busca e filtre por “últimas” para ver os tweets em tempo real. É útil para quando você estiver aqui.

Facebook – o Facebook é um verdadeiro mar de informações. São links, vídeos, fotos e posts distribuídos pela sua timeline. Conteúdo que vem dos seus amigos, das páginas que você curte e dos grupos que você participa. O Facebook tem duas funções ótimas e que eu sempre uso. Uma é o Salvar, que serve tanto para links como para vídeos, posts, fotos, enfim, qualquer publicação. Você quer “guardar” aquele post para ler depois? Só clicar na flechinha na lateral superior direita do post em questão e salvar. Todos os posts salvos vão para uma área que pode ser acessada no menu lateral esquerdo. Outra coisa: você não precisa comentar em nenhum post para acompanhar os comentários – o famoso AC. Não comente AC. AC gera notificações desnecessárias para as pessoas que estão acompanhando aquele post. Você está participando dos tópicos, recebe notificação achando que é um comentário novo e é só um AC. Se você quiser acompanhar o post, é só clicar na mesma setinha na lateral superior direita do post e clicar em “Ativar notificações para essa publicação”. Pronto, você vai acompanhar o post e receber notificações de novos comentários.

Gostaram desses truques? Já usavam algum deles? 

Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *