Aluguel de bicicletas em Nova York

Se tem uma coisa que eu adoro desde criança é andar de bicicleta! Tenho uma história de muito amor com as magrelas, porque eu sempre fiz tudo de bicicleta, a vida toda. Ia para a escola de bicicleta, ia para a casa das amigas de bicicleta, depois comecei a vender Avon e visitava as clientes de bicicleta. Quando fui fazer faculdade, a bicicleta me acompanhou e aí ela era minha companheira para ir ao estágio, ao trabalho, ao mercado, tudo! Eu nunca tive carro na vida, sabiam? Pois é. E aqui em Nova York, uma das coisas mais legais para se fazer durante os meses quentes e frescos – porque inverno fica um pouco difícil – é andar de bicicleta. E hoje vou mostrar a vocês as opções disponíveis na cidade.

Citi Bike – Citi Bike é o maior programa de compartilhamento de bicicletas do país, com 10 mil bicicletas e 600 estações em Manhattan, Brooklyn, Queens e Jersey City. Foi projetado para viagens rápidas com conveniência e é uma maneira divertida de se deslocar pela cidade. A vantagem da Citi Bike é a cobertura: o número de estações é realmente impressionante e dá facilmente para planejar um passeio levando em conta a localização dessas estações. Há duas maneiras de usar a Citi Bike: com o passe ou com a assinatura anual (recomendada para quem mora aqui ou vai ficar um bom tempo que compense o investimento!).

Como funciona? Primeiro, baixe o aplicativo da Citi Bike na App Store ou na Google Play. Para os turistas que estão visitando a cidade, o ideal é comprar um passe diário – U$12 – ou o passe para três dias – U$24. O passe diário dá direito a corridas ilimitadas (de até 30 minutos cada) num período de 24 horas. Ou seja, se você comprar o passe às 15 horas ele vale até o dia seguinte, às 15 horas. Já o passe para três dias dá direito a corridas ilimitadas (de até 30 minutos cada) num período de 72 horas. Depois de comprar seu passe pelo app (usando seu cartão de crédito), você abre o mapa e verifica qual a estação mais próxima de você. O mapa é muito bacana, pois ele mostra quantas bikes estão disponíveis naquela estação e quantos docks estão vazios. Ao chegar na estação, você clica no ícone e depois em “unlock a bike”. Um código numeral vai aparecer na tela e você digita esse código no painel disponível na lateral do dock, onde a bike está trancada. A bike estará liberada e aí é só aproveitar. Dá para ajustar a altura do banco e também trocar a marcha.

Importante: controle o tempo da corrida – lembre-se que cada uma não pode exceder 30 minutos. O app mostra quanto tempo já passou. É cobrada uma taxa de U$4 para cada 15 minutos ultrapassados!  Você também pode comprar um passe no quiosque – usando seu cartão de crédito – mas, sinceramente, usando o app é muito mais prático! Certifique-se de encaixar a bicicleta corretamente no dock – uma luz verde vai acender e você também recebe uma notificação no celular. É preciso esperar dois minutos para usar outra bicicleta.

Annual Membership – para quem mora aqui ou vai ficar um bom período por aqui, compensa fazer a Annual Membership – que é uma assinatura anual – e custa U$163. Além de durar 12 meses, a membership dá direto a corridas ilimitadas de até 45 minutos, uma maravilha! Para cada 15 minutos adicionais, são cobrados U$2,50. Se você clicar aqui e fazer sua membership por esse link, você ganha mais um mês, totalizando 13 meses.

Outras opções – empresas de aluguel de bike – além do Citi Bike, existem outras empresas de aluguel de bicicletas, cujo público-alvo são os turistas. A maioria delas fica localizada perto de pontos estratégicos, como o Central Park e a Brooklyn Bridge. Nessas empresas, você aluga por hora. Quanto mais horas você contratar, mais em conta fica o pacote. Além disso, muitas delas oferecem descontos especiais se você fizer a reserva online – o que já resulta numa boa economia. Elas também contam com opções diversas de bikes – inclusive para crianças. Veja algumas empresas abaixo – atenção: não há empresas de aluguel de bike DENTRO do Central Parque, elas ficam em áreas próximas.

Bike Tours & Rental – U$6,99 – valor por hora/online.

Bike Rent Nyc – U$10,50 – valor por hora/online

Uma dica que eu dou é: digite “Bike Rent New York” no Google e ele vai mostrar todas as empresas disponíveis. Veja o endereço de cada uma delas e os valores para então decidir. Também recomendo sempre fazer uma busca pelo Groupon, pois sempre há uma promoção rolando!

Dicas úteis: 

  • Uma boa parte das avenidas e ruas de Manhattan possui ciclovias ou faixas delimitadas para o trânsito de bicicletas. 
  • Sempre acompanhe o fluxo do trânsito – isso significa andar na mesma mão que os carros e obedecer aos semáforos. 
  • Fique atento, pois muitos pedestres não prestam atenção nas bicicletas (principalmente na Brooklym Bridge!). Anuncie sua passagem quando estiver próximo à faixa de pedestres, usando a sineta da bicicleta.
  • Use roupas confortáveis e não esqueça de aplicar protetor solar.
  • O Central Park tem uma pista que contorna o parque todo. É por ali que as bicicletas devem trafegar. Você pode parar durante o trajeto para fazer fotos – mas não entre pedalando nas áreas fora da pista. Se fizer esse passeio, você precisará de duas horas (para não fazer tudo correndo).

Gostaram das dicas? Quem está animado para pedalar em Nova York? 

Author

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *