Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Futebol Americano em NY: ingressos, calendário e dicas!

Depois de falarmos sobre basquete e sobre baseballchegou a hora de falar sobre futebol americano, outro esporte super popular aqui nos Estados Unidos. A final do campeonato – Super Bowl – é um dos eventos esportivos mais famosos no país – e que movimenta milhões com o show do intervalo – quem assistiu à performance de Lady Gaga? Quem lembra do show de Beyoncé? Pois é… Para este post, contei com a ajuda do leitor Geison Paschoal, verdadeiro apaixonado pelo esporte.

Calendário –  o calendário é dividido em três etapas. Primeiro, rola a Off-Season (pré-temporada),  que vai de fevereiro a agosto e aqui se inclui o famoso Draft Day onde os meninos do College Football são selecionados para jogar pelas equipes da NFL – National Football League. Se você quise entender melhor sobre esse sistema Draft da NFL, veja o filme DraftDay com Kevin Costner (tem no Netflix). Depois vem a Season (temporada regular), que começa em setembro e vai até dezembro. Durante a Season, ocorrem jogos toda quinta à noite (Thursday Night Football), domingos com vários jogos e também o Sunday Night Footlball, e segundas à noite (Monday Night Football, ou simplesmente MNF).  Alguns dos jogos que mais se destacam durante a Season são os que acontecem no Thanksgiving Day, onde os americanos param em frente a TV para ver os jogos e comer com a família. No dia de Natal também é comum ter jogos, mas não com a mesma a importância do Thanksgiving, até porque a temporada já está praticamente definida em dezembro. Em janeiro, começam os Playoffs (que são os melhores jogos). Nos playoffs, passam apenas 16 equipes das 32, sendo que as duas melhores equipes de cada conferência (Conferência Americana e Conferência Nacional) descansam na primeira semana que acontece o chamado WildCard. Na segunda semana de Playoffs, os times que descansaram voltam para a disputa do Divisional Card contra os vencedores do WildCard (essa é a melhor semana de todas da NFL), daí, os times vencedores se enfrentam para a disputa do título da Conferência na semana seguinte.

Este ano o New England Patriots venceu a Conferência Americana e o Atlanta Falcons venceu a Conferência Nacional. Os campeão de cada conferência se enfrentam no Super Bowl. Este ano, o SuperBowl foi em Houston, TX, no dia 5 de fevereiro. É o jogo mais importante dos Estados Unidos. Ele acontece geralmente no primeiro domingo de fevereiro e a cada ano bate recorde de audiência na televisão (por isso tem o horário comercial mais caro do mundo). Para conseguir um ingresso para assistir ao Super Bowl é preciso muita antecedência ou então pagar um preço muito alto. Para se ter uma ideia, para o Super Bowl LI, que aconteceu no dia 5 de fevereiro, os ingressos estavam sendo vendidos por valores entre US$4.500 e US$10 mil. Vale lembrar que o Halftime Show do SuperBowl que é um espetáculo à parte. Este ano tivemos Lady Gaga. Em anos anteriores aconteceram show épicos com Bruno Mars, Beyoncé, Katy Perry, Coldplay e outros.

Os times de Nova York –  Nova York tem o privilégio de ter dois times de Football na NFL, o New York Giants (que pertence à Conferência Nacional) que venceu recentemente o SuperBowl XLII (em 2008) e o SuperBowl XLVI (2012), e o New York Jets (Conferência Americana) que vem passando por uma fase difícil…  Os times mais populares da NFL são os GreenBay Packers, New York Giants, New England Patriots (onde joga Tom Brady, marido da Gisele Bundchen), o Seattle Seahawks, Dallas Cowboys e o San Francisco 49ers. Embora outros times também sejam muito populares, esses são os que têm maior torcida dos brasileiros.

Os estádios de Nova York – os estádios dos times da liga são os mais incríveis que você possa imaginar. Repletos de tecnologia, pensados em cada detalhe, não tem como se decepcionar.  O estádio onde os times de Nova York jogam é o MetLife Stadium, que fica em East Rutherford, New Jersey, a 30 minutos de Manhattan. Ele é o segundo estádio mais moderno dos Estados Unidos, perdendo apenas para o AT&T Stadium em Dallas (casa dos Cowboys). Além dos jogos de futebol americano, ele é palco constante de outros eventos esportivos (a seleção brasileira jogou recentemente lá) e também de grandes shows musicais. Se você tiver tempo sobrando, pode ir também até Boston, no Gillette Stadium, para ver o New England Patriots jogar, ou até Philadelphia, no Lincoln Financial Field (casa do Philadelphia Eagles), em Baltimore, no M&T Bank Stadium (casa do Baltimore Ravens) ou mesmo em Washington, no FedEx Field, para assistir ao Washington Redskins.

Como chegar ao MetLife? Chegar ao MetLife Stadium parece complicado mas não é. Além de ser divertido, não demora muito. O estádio fica num complexo esportivo chamado “Meadowlands”. O ponto de partida é a Penn Station, em Manhattan. Chegando lá, procure pelas placas “NJ Transit”, que te levarão até o local de onde saem os trens. Dirija-se a uma das máquinas automáticas ou ao guichê e compre o ticket para “Meadowlands Complex”. Para achar os portões de embarque, nem precisa procurar, basta seguir os milhares de torcedores que estarão indo para o mesmo lugar que você.  O trem vai cheio e os torcedores vão fazendo festa e bebendo, mas tudo com muita tranquilidade. Depois de 20 minutos, o trem para em Secaucus, uma grande estação em New Jersey. De lá você tem duas opções: seguir a multidão ou as placas “Meadowlands Complex”. Em dias de jogos, os trens de Seacaucus para Meadowlands partem a cada 10 minutos, a viagem leva 15 minutos e te deixa literalmente na porta do estádio. Lá você vai apresentar o seu ticket, passar pela revista, e procurar o seu assento (que é muito fácil de achar). Se tiver dificuldades, há vários funcionários pra te ajudar. Dentro do estádio, você vai ver uma enorme variedade de estabelecimentos para comer, que oferecem de tudo, de hot dog a sanduíches. Além disso, uma grande variedade de cervejas, e o preço nem é tão caro. Vale mencionar que o estado de New Jersey proíbe por lei a venda de bebidas alcoólicas depois que começa o segundo tempo do jogo. Essa medida visa evitar acidentes de carro. Portanto, não se assuste se você ver torcedores com 5 ou 6 latas de cerveja na mão…

Preços e lugares – o preço de um ingresso varia muito de um time para outro, pois depende da capacidade do estádio, da fase que o time vive, do lugar do assento entre outras coisas. Por exemplo, quando o Giants venceu o SuperBowl em 2012, no ano seguinte os ingressos estavam muito mais caros do que os jogos do NY Jets. Então a escolha pode depender disso. Tenha em mente que não é muito fácil conseguir ingresso, pois cada time joga somente 16 vezes em média ao longo da temporada e os torcedores fanáticos não deixam sobrar… O preço do ingresso pode variar de U$50 até U$10 mil. É recomendável comprar  assim que você já tiver a passagem em mãos. Assim que o calendário oficial dos jogos é divulgado em abril, os times começam a vender os tickets. Portanto, entre fevereiro e abril não há ingressos disponíveis. (exceto para o SuperBowl). Sobre os assentos, a visibilidade da arquibancada é muito boa de qualquer lugar, mesmo que você sente lá no alto. Mas o mais recomendado é que consiga um lugar mais para baixo. É mais emocionante.

Onde comprar?  O site para conferir o calendário de jogos e que redireciona para o site de compra de ingressos é o www.nfl.com . Mas aqui vai uma dica legal que vale para qualquer evento esportivo dos Estados Unidos: o Stubhub funciona como uma revenda de ingressos daqueles torcedores que compraram os tickets e revendem, seja porque desistiram ou porque adquiriram o carnê para a temporada inteira e não podem ir a algum jogo específico. Ele é fácil, mais barato, e você ainda pode escolher o assento analisando a vista que terá do campo. Vale checar também na loja do blog – clique aqui para conferir!
Dicas do Geison para acompanhar um jogo – caso você não esteja familiarizado com as regras:
“O primeiro passo para acompanhar um jogo é entender um pouco do funcionamento dele. Muita gente começa a assistir e compara com o futebol brasileiro e como é totalmente diferente, acaba achando chato ou fica sem paciência ao ver o reloginho parando toda hora e aqueles ‘brutamontes’ derrubando uns aos outros…rs  Eu comecei devagar, entendendo as regras básicas e assistindo os jogos toda semana. Depois que entendi a coisa, fui aprendendo outras regras e acabou se tornando um vício. Ou seja, não perco nenhum jogo e na off-season eu fico doido kkkk”
Regras básicas:
– O Futebol Americano é jogado num campo de 100 jardas, por dois times de 11 jogadores cada. Na NFL, os elencos de 53 jogadores se dividem em times de ataque, defesa e times especiais que se revezam no campo. 
– O objetivo do jogo é levar a bola até a ‘Endzone’ (final do campo) do oponente para marcar o Touchdown (que vale 6 pontos) seguido de um Extra-Point (+1 ponto). Para conseguir isso, é preciso avançar o campo em uma série de jogadas (chamados Downs/Descidas). O avanço pode ser conquistado pelo ar, através de um passe do QuarterBack para o Recebedor, ou por um RunningBack, que corre com a bola pelo campo. 
– O ataque tem que avançar pelo menos 10 jardas a cada 4 jogadas para manter a posse de bola e assim sucessivamente até conseguir levar a bola até a Endzone adversária e marcar o Touchdown. Mas se a defesa do outro time conseguir evitar o avanço de 10 jardas, o time que está atacando deve devolver a bola com um “punt” que é um chute de devolução da bola, ou se estiver perto da Endzone, pode tentar um chute chamado “Field Goal” (que vale 3 pontos) passando a bola entre aquelas traves enormes.  Depois de quatro períodos de 15 minutos, o time com mais pontos vence o jogo.
Obrigada Geison pela super ajuda com esse post! Espero que as dicas ajudem vocês!

Leave a Response