turismo

Um passeio pela Roosevelt Island

A Roosevelt Island foi um dos primeiros lugares que eu conheci quando vim morar em Nova York – e é, também, tema de um dos primeiros vídeos do canal. A ilha residencial localizada entre Manhattan e Queens rende um ótimo passeio – e é um bom lugar para fugir da loucura de Manhattan. A parte desse roteiro que muitos conhecem é o Roosevelt Traimway – mais conhecido como bondinho, por nós brasileiros – que faz o trajeto entre Manhattan e a pequena ilha. Há uma linha de metrô que passa por lá – a F – mas fazer o caminho pelo bondinho é muito mais bonito e divertido. Eu estive lá no sábado com algumas amigas e, como nunca tinha feito post do local (só vídeo), aproveitei para tirar umas fotos e recomendar, mais uma vez, esse programa em Nova York.

Os turistas desavisados – era o meu caso, quando fiz esse programa pela primeira vez – podem pensar que esse passeio termina na estação do bondinho na Roosevelt Island. Mas não: antes de voltar a Manhattan, vale a pena reservar uma parte do seu tempo e explorar mais um pouco desta simpática ilha. Ah, antes que eu me esqueça, vale lembrar que o passe para o bondinho é feito com o seu Metrocard – e ele sai da 60th St com Segunda Avenida. O trajeto é super rápido e o bondinho passa ao lado da Queensboro Bridge, um visual fantástico!

Depois de sair do bondinho, caminhe em direção à ponta sul da ilha. O trajeto tem vista para o East River, para o Upper East Side e também dá pra ver prédios como o Chrysler Building, Empire State, o prédio da ONU e até o One World Trade Center. Todo esse caminho tem árvores – algumas estavam floridas – e banquinhos para quem quiser sentar e relaxar.

Depois de uma breve caminhada, você vai avistar as ruínas do Smallpox Hospital, que estão em processo de restauração e darão lugar a um centro histórico no futuro. Esse hospital foi projetado pelo mesmo arquiteto que projetou a Catedral de St Patrick que fica na Quinta Avenida. Para quem não sabe, a Roosevelt Island já serviu como base de uma prisão e de vários hospitais. Caminhando mais um pouco, você chega ao Franklin D. Roosevelt Four Freedoms Park, um parque construído em homenagem ao presidente Franklin D. Roosevelt, aberto das 9 às 19h (fechado às terças). O parque tem uma pegada moderna e é super bonito. Sem contar que dá apreciar a vista linda pro rio – e também dá pra avistar o icônico letreiro da Pepsi, que fica em Long Island City – já mostrei o local neste post aqui.

Bacana né? Vale lembrar que a estrutura do parque conta com banheiros públicos e bebedouros. Se quiser explorar mais a ilha, você pode subir para a ponta norte, até o Lighthouse Park, que vai te proporcionar outra vista fantástica – há um farol na ponta. Vale lembrar que há ônibus gratuitos que circulam na ilha também – pode ser uma boa se você cansar de caminhar.  Bacana, né? Eu adoro esse passeio e, além de tudo, se você estiver usando o MetroCard ilimitado, sai de graça (caso contrário, cada passada na catraca custa U$2,75)! Quer ter uma ideia melhor deste passeio? É só apertar o play  conferir o vídeo que fiz por lá!


3 Comentários

  1. Oi Laura, somos quase parentes (meu sobrenome é Peruche) rssss.
    Coloquei este passeio de bondinho no meu roteiro, estou indo em Março com minha mãe, nossa primeira vez em NY!! Adoro seus posts.

  2. Muito obrigada pela dica! Já coloquei no meu roteiro! Você sabe se de lá eu consigo ir pro Queens, ou preciso voltar pra Manhatan pra ir pro queens? Pretendo ir no Museum Of The Movin Image! Obrigada

Leave a Response