O mapa de Mad Men em Nova York

Semana passada, uma das séries mais aclamadas da televisão chegou ao fim. Mad Men teve seu último episódio exibido no domingo, dia 17 de abril e, apesar de eu ainda não saber o final – sem spoilers, please – acredito que vai deixar muita saudade! Acompanhamos a série no Netflix e, no momento, estamos na sexta temporada, não muito longe de acabar, já que a trama tem sete temporadas. 
Para quem não sabe, Mad Men gira em torno da vida de Nova Draper, um publicitário – bem safadjenho por sinal – e sua vida no mercado publicitário em New York. A trama se passa em Nova York nos anos 50 e 60. Don trabalha numa agência na Madson Avenue – daí o trocadilho com o nome do seriado. Sua história e a de seus colegas, homens e mulheres, mesclam-se mostrando como era o cenário da propaganda naquela época – e do machismo, e do racismo e da cidade. O figurino é de tirar o fôlego e o jeito que a trama bate em assuntos polêmicos como o preconceito com negros e mulheres é um tapa na cara (e difícil de acreditar, na realidade). 
Outro motivo pra amar Mad Men? O figurino. Céus, como o figurino daquela época é encantador, né? Babei várias vezes nos looks que a Betty usava mais no começo da trama – acho que os vestidos dela são meus favoritos. Amo o topete da Megan. As makes, Tudo. Outra coisa incrível é que não há um roteiro óbvio, fins óbvios, cenas óbvias. Sempre me surpreendo e de um jeito sutil. Enfim, quem ainda não assiste, vale super a pena. E para quem ama seriados que se passam em Nova York – meu caso – é um prato cheio. Muitos locais conhecidos, muitas tiradas típicas da vida na cidade e todas as curiosidades e diferenças daquela época pra hoje (como tudo era barato! haha). 
E se você divide um amor pela série e pela cidade comigo, vai amar o mapa abaixo. Nesta época de  series finale  a cidade respirou Mad Men – vários eventos especiais já aconteceram e muitos sites montaram mapinhas assim, mostrando a localização de vários lugares legais e marcantes que apareceram nestas sete temporadas de série. Fiz um compilado de cada site e do que achei que valia a pena destacar e montei o mapinha abaixo. Cada alfinete tem uma foto e uma breve descrição do que é cada lugar. E ah, não esqueçam de diminuir o zoom e conferirem os spots mais ao norte de Manhattan, onde estão as casas de vários personagens! 

Vale lembrar que até dia 6 de setembro, rola no Museum of Moving Image uma exposição dedicada à série, onde dá pra conferir figurino, cenários e anotações originais dos roteiristas. Contei mais neste post aqui no blog.

O Museum of Moving Image fica na 36-01 35 Avenue, em Astoria, região do Queens.  O ingresso custa U$12,50, mas a entrada é gratuita na sextas a partir das 16 horas (o local não abre às segundas e terças).

Por um último, uma dica muito especial para quem for passar por Nova York neste verão: que tal uma foto com a icônica imagem de Don Draper de costas, que aparece na abertura do seriado? Pois lá na Sexta Avenida tem um banco com a figura, bem em frente ao prédio que na história é a sede do escritório da agência Sterling Cooper Draper Pryce. O endereço certinho é 1271 Avenue of the Americas – entre a 50th St e a 51th St. 

E se você quiser mais motivos para começar a assistir Mad Men, a Jô do Futilidades fez um post muito bacana ressaltando porque a série é tão interessante. Vale a pena o clique! 
Gostaram do post e do mapinha? Se quiserem, posso fazer outros mapinhas temáticos de outras séries que se passam aqui!
Author

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *