Diário de viagem a Nova York – Aline Mazzeto Moreira

O Diário de Viagem é uma seção que traz relatos de leitores do blog. Nesses relatos, eles contam como foi a viagem a Nova York, o que mais gostaram de fazer, o que não gostaram, dividem dicas, enfim: um diário mesmo. A convidada de hoje é a Aline Mazzeto Moreira, de Jundiaí, SP. Ele ficou 7 dias na cidade, em dezembro 2017.  Para conferir mais relatos, clique aqui.

Estive em Nova York de 18 de dezembro a 25 de dezembro. Fui de American Airlines, vôo direto, e cheguei por volta das 7h da manhã, e retornei no dia 26, saindo de lá bem cedinho também, fazendo escala em Miami. Nova York é um destino com o qual eu sonhava há pelo menos 10 anos, e meu amor pela cidade só se intensificou através do que eu via em filmes, como Encantada (que foi quando me apaixonei pelo Central Park), e séries como Friends, Sex and the City, Gossip Girl, The Bold Type, entre outras (para quem também ama NY, são séries que recomendo).

Fiquei hospedada no West Side YMCA, na região de Columbus Circle. Como era minha primeira viagem sozinha, e é um hostel, optei por um quarto privativo, que ficou mais em conta do que um hotel. Não tenho do que reclamar, é bem tranquilo, a localização é excelente, com metrô, Starbucks, Century 21, Zara, tudo muito perto, além de estar do lado do Central Park. A única coisa que colocaria como “contra” (mas que foi ok, porque estava sempre limpo) é o banheiro, que é semi-privativo (fica no corredor).

O que fechei antes: os dois Movie Tours da A Grande Maçã (usei código de desconto da Laura – Original e Downtown), com o Jayme Ribeiro, a ida ao observatório Top of the Rock (Rockefeller Center), que comprei com a Paty Nyorquina, e o ensaio fotográfico com a Michelle Cadari (maravilhosa! O perfil dela no insta é @fotografabrasileiraemny) no Central Park. Também reservei antes os restaurantes para a véspera e o dia de Natal.

Reserve o West Side YMCA.

Clique aqui e saiba mais sobre o Movie Tour A Grande Maçã – tour em português por locações de filmes em Nova York

A minha viagem começou com uma ideia nada certa, pois eu não sabia se conseguiria juntar dinheiro o suficiente. Mas, fui fazendo acontecer, com muita determinação, desde o começo do ano passado. Fiquei muito animada depois que vi um vlog da Taciele Alcolea (blogueira), e graças a esse vídeo descobri o tour da Grande Maçã. Aos poucos, pelas redes sociais, cheguei no blog da Laura, no perfil da Nyorquina e da Martha Sachser, entre muitos outros. Todos eles me ajudaram a organizar minha viagem, anotar dicas, conhecer mais sobre a cidade e pensar no que eu gostaria de fazer. E digo uma coisa: os vídeos da Laura com a Paty sobre como andar de metrô são indispensáveis, não passei nenhum aperto em relação a isso (fica o meu agradecimento a vocês!). Comprei as passagens em setembro, e reservei o hostel e um dos tours nesse mesmo dia, e tudo foi se tornando real. Quando me dei conta, tinha chegado o dia de viajar. Então, compartilho com vocês um pouco da minha felicidade ao conhecer o lugar que mais queria no mundo (spoiler: pretendo voltar esse ano).

Confira a série de vídeos sobre o metrô.

1º dia (18/12): Cheguei no JFK por volta das 7h da manhã. Meus olhos encheram de lágrimas no momento que aterrissei! Peguei o Airtrain até Howard Beach, e, de lá, o metrô para Columbus Circle. Quando saí do metrô, que ficava a três quadras do meu hostel, eu me senti inundada de felicidade, numa cena de filme, olhando para cima e impressionada com tudo o que me cercava hahahah…. o pessoal do hostel liberou meu quarto mais cedo, e deu tempo de me trocar, avisar as pessoas que eu tinha chegado bem e sair pra bater perna. Neste primeiro dia comi o hot dog do Nathan’s, dei uma passeada pela feirinha de Natal da Columbus Circle, andei pelo Central Park, 5ª Avenida, conheci a Saint Patrick’s Cathedral e o Rockefeller Center. Subi no observatório e já estava escuro. É lindo demais ver todas aquelas luzes de cima, a cidade inteira acesa… vale muito a pena! Numa próxima viagem, pretendo voltar ao observatório durante o dia. Também conheci a loja da NBC, que fica no prédio do Rockefeller, e lá tem uma cadeira de técnico do The Voice, que você pode tirar foto. Saí de lá com um produto oficial de Friends (um kit de lápis com as frases mais famosas dos personagens), porque sabe como é fã, né… hahaha… depois disso, voltei pro hostel, pois estava bem cansada ainda da viagem, e no dia seguinte, teria o Movie Tour, o que significava andar ainda mais!

Vídeo: Aeroporto em Nova York – como usar o Airtrain?

2º dia (19/12): dia do Movie Tour, com o Jayme Ribeiro. Acordei cedo e fui ao encontro dele e do grupo, perto da Times Square, e, de lá, partimos. A primeira cena que ele mostrou foi de Birdman, vencedor do Oscar de melhor filme de 2015, um filme que gostei demais. Já sabia que o tour ia ter muita coisa boa, até porque já acompanhava o perfil do Instagram toda terça, e imaginava o dia em que eu participaria. Para quem gosta de cinema e séries, é obrigatório participar. Destaques para Hotel Edson (de O Poderoso Chefão), The Soupman (a sopa deles é uma delícia), Pub McGee’s (How I Met Your Mother), Washington Square Park, prédio de Friends, casa da Carrie Bradshaw (Sex and the City) e Magnolia Bakery (experimentem o banana pudding e tenham uma sobremesa preferida para o resto da vida). Depois do tour, decidi ir para a Times Square, em busca do Naked Cowboy (que não estava lá). Também fui conhecer a loja da Disney, que é apenas sensacional e dá vontade de comprar tudo!

Saiba mais sobre o Movie Tour – e garanta um desconto especial com nosso código.

3º dia (20/12): nesse dia, eu iria ao outlet Jersey Gardens com uma amiga que estava em New Jersey, mas tivemos que fazer uma mudança de planos. Dessa forma, foi um dia mais livre. Fui conhecer a Macy’s e, depois, fui novamente em busca do Naked Cowboy (eu queria muito zoar com ele na Times hahaha), mas sem sucesso. Aproveitei para explorar mais as lojas da Times e nesse dia e almocei no Bubba Gump (o hambúrguer deles é muito gostoso). Fui em algumas farmácias também, como Duane Reade e CVS, que eram próximas ao meu hostel. Não tive tempo de ir na Harmon! Nesse dia, deixei para ir ao Metropolitan mais pro final da tarde, e quando fui checar no Google, descobri que os museus fecham cedo, não me atentei aos horários. Isso me deixou triste. Também fui nas estátuas de LOVE e HOPE, e andei mais um pouco pela Quinta Avenida. Aproveitei para fazer umas aquisições de make na MAC e fui muito bem atendida pelo Robert, que me maquiou e me ajudou muito na escolha do tom certo de base e corretivo. Eu já estava me sentindo em casa! Voltei à noite para o hostel, mas antes passei para pegar um chocolate quente no Starbucks. Nisso, esqueci minha sacola da MAC lá, e me dei conta quando estava atravessando a rua. Quase tive um ataque cardíaco! Mas quando voltei pra buscar, o moço que trabalha lá tinha guardado e disse que estava torcendo pra eu voltar. Só amor por NY!

4º dia (21/12): dia do Movie Tour Downtown, novamente com o Jayme Ribeiro. Eu me surpreendi demais, a parte histórica dessa região é muito rica, sensacional! O ponto de encontro é no ferry para Staten Island. A balsa é gratuita, e dá pra ter uma vista da Estátua da Liberdade. Para quem não faz questão de ir até a ilha, é uma chance de ver a estátua um pouco mais de perto. A região do Financial District, onde tem o touro e a Fearless Girl, é bem legal. A Trinity Church é linda também. E claro, o maior destaque é passar pelo One World Trade Center. Conforme o Jayme vai contando, a gente vê o tanto que se passou naquele lugar, e dá pra sentir uma bad. Além disso, também passamos pelo SoHo e Tribeca, região onde muitos famosos moram, como Beyoncé e Adam Levine. Depois do tour, fui conhecer o Flatiron Building com uma amiga brasileira que fiz no tour. Fomos numa loja de quadrinhos e outra de fantasias ali perto também. Íamos comer no Eataly, mas como estava muito lotado, terminamos comendo no Shake Shack, que é uma delícia.

Saiba tudo sobre o ferry gratuito para Staten Island

5º dia (22/12): comecei o dia indo ao Museu de História Natural, que era um dos que eu mais queria conhecer. Fiquei lá em torno de 2h e meia – 3h, o que foi o suficiente (cada um dedica o tempo que achar melhor, isso é muito pessoal). Gostei bastante, principalmente da parte dos dinossauros. Mas estejam avisados: não é exatamente o museu do filme “Uma noite no museu”, ok? Não esperem encontrar isso. Ainda assim, vale a visita? Com certeza! Voltei com um mamute de pelúcia de uma das lojinhas, porque sou dessas hahaha… neste mesmo dia, minha amiga que estava em New Jersey foi se encontrar comigo em NY, e de lá seguimos para o Brooklyn. E que lugar! Fiquei encantada! Almoçamos no Shake Shack (que era o que estava mais fácil), e começamos a explorar a região do Dumbo. É incrível ver as pontes, e a vista do skyline de Manhattan é linda também. Tirei a clássica foto com a Manhattan bridge de fundo, naquela rua de “tijolinhos”. Para voltar, fizemos a travessia a pé da Brooklyn Bridge, que é obrigatório (além de poder fazer mais algumas fotos do tipo “tem que ter”). De lá, fomos até Chinatown e demos uma passeada pelo Chelsea Market.

Saiba tudo sobre a travessia da Brooklyn Bridge

6º dia (23/12): o dia estava chuvoso. Íamos ao One World Observatory, mas desistimos devido ao mau tempo. Então, fomos até a Grand Central Station e a Public Library. Ambos valem a pena, são lindos! De lá, fomos para Port Authority, pegar o ônibus que vai até o outlet Jersey Gardens, e encontramos a minha amiga do tour, que iria conosco. Um pouco de perrengue para chegar lá. Por conta da chuva, o motorista bateu o ônibus em um carro (na verdade, foi só um “beijo”), o que gerou um transtorno para nós, passageiros, que ficamos quase uma hora sem poder descer – o ônibus já estava entrando no estacionamento do outlet quando isso aconteceu. Mas tirando essa parte, tudo ok. Ficamos lá por volta das 13h até às 22h. Preparem-se para andar, o lugar é bem grande! E não esqueçam de pegar o livrinho com os descontos logo na entrada – é necessário pagar U$5 por ele. Na minha opinião, as lojas que realmente valeram a pena foram: Aeropostale (comprei uma calça jeans por U$18 e tr&es camisetinhas por menos de U$6), Guess (comprei duas bolsas e uma carteira, e peguei um desconto muito bom), GAP e Kipling. Fui na Nike e na Adidas, e não achei os modelos que procurava, acabei não levando nada. Comprei uma mala da Samsonite na Marshalls, preço justo pelo tamanho, visto que no Brasil uma mala dessas custa muito caro. A quem possa interessar, comprei uma bota da Bearpaw (tipo UGG) na Famous Footwear por U$70 (ela é mais barata que a UGG e é impermeável). Achei que os casacos estavam bem caros, e acabei não comprando porque iria pagar um valor alto em algo que não usaria no Brasil depois. Minha opinião sobre o Jersey Gardens: vale a pena para algumas lojas, e dependendo, tem que garimpar.

O que fazer em Nova York em dias de chuva? Parte 1  e parte 2.

7º dia (24/12): véspera de Natal. Aproveitei o tempo livre de manhã para ir na Uniqlo, para comprar um daqueles casacos que “corta” o vento, e na Sephora, comprar mais algumas makes. Fui também numa loja chamada I love Souvenirs (379 5th Avenue). Quem segue a Martha Sachser, do blog NY & About, já ouviu falar. Fui em algumas lojas de souvenir e achei tudo muito caro, então confirmo o que a Martha diz sobre encontrar presentes a um preço justo. Esqueçam Chinatown, e visitem essa loja. Se disserem que são seguidores da Martha, ganham 10% de desconto. O dono é muito simpático e até arriscou um portunhol comigo. Depois disso, foi o tempo de voltar para o hostel, retocar a maquiagem, trocar de roupa e seguir para o meu compromisso no Central Park: fazer um ensaio fotográfico com a Michelle Cadari (@fotografabrasileiraemny). A Michelle faz um trabalho incrível, a edição das fotos, então, nem se fala. Super recomendo! Além de ser uma fofa, fiquei super confortável para fazer as poses com ela… hahaha… ensaio feito, já era final da tarde, comi uma batata do Nathan’s para não morrer de fome até o jantar. Eu me arrumei e fui para o restaurante Brazil Brazil, perto da Times, para ter a minha primeira ceia de Natal sozinha. Uma das amigas tinha retornado para New Jersey, enquanto a amiga do tour estava voltando para o Brasil. A comida lá é muito boa, e gostei bastante do atendimento, embora o restaurante estivesse bem cheio. O preço também foi justo, por se tratar de uma data comemorativa.

Guia de compras na Uniqlo

8º dia (25/12): Natal, o último dia em Nova York. Tentei não pensar muito nisso. Por ser dia de Natal, não tem tanta coisa aberta. Aproveitei para fazer um tour por lugares do Central Park que ainda não havia explorado: Strawberry Fields, Shakespeare Garden, Belvedere Castle e a estátua da Alice. Fui até o MET, que estava fechado, mas queria ao menos ter a foto clássica na escadaria (referência a Gossip Girl). Esse foi um museu que fiquei chateada por não ter ido, mas será um dos primeiros lugares que irei na minha próxima vez. Fui ao Madame Tussaud’s, e, para quem gosta de música e TV, vale a pena para conhecer. Algumas estátuas são, de fato, bem parecidas! De lá, segui para a loja de souvenirs, de novo, porque tinha esquecido alguns presentes. Como era perto do Empire State, passei por lá (vai que desse certo), mas a fila estava gigantesca e logo desisti. Sorte que o Empire não era algo que eu fazia muita questão, ficou para a próxima vez também. Meu “almoço” (almojanta) estava marcado para às 18h, no 230 Fifth. O restaurante é um rooftop na Quinta Avenida, e sendo temporada de festas ou não, estando frio ou calor, é um lugar que vocês devem conhecer. A vista é maravilhosa, com o Empire de frente. Neste dia, eles estavam servindo um buffet especial de Natal (tinha até peru, e a comida estava deliciosa, além do preço justo). Retornei ao hostel, e foi o tempo de me organizar e arrumar minhas coisas para ir para o aeroporto de madrugada, já que meu vôo saía de NY às 6h15.

Um guia para explorar o Central Park

Nova York é uma cidade para ser descoberta a pé, prepare-se para andar muito. O metrô facilita a vida. E caso você se perca, esteja aberto a isso, pois você pode acabar conhecendo algum lugar inesperado. Voltei feliz por ter realizado um sonho, mas agora que já se passaram uns bons dias, a depressão pós-viagem tem batido forte. Ter ido sozinha para NY foi menos assustador porque falo inglês e porque foi uma decisão que fui amadurecendo por alguns meses antes de comprar minha passagem, ganhando segurança. Fui praticamente logo que entrei de férias do trabalho, e depois de um ano super intenso e muita informação junta, veio em um momento em que seria importante passar um tempo comigo mesma. Foi a minha primeira viagem sozinha, e eu recomendo para qualquer pessoa. Já ouviram aquela frase “Tá com medo? Vai com medo mesmo!”? Era assim que me sentia quando pensava em viajar sozinha. Mas foi a melhor decisão que tomei, já que fiz uma viagem importante do meu jeito, sem muitas influências externas, e isso não poderia ter sido melhor. Quer uma dica? Se jogue no seu sonho! Nova York é incrível, e voltei ainda mais apaixonada pela cidade do que já era. Planejo voltar logo, para ir em lugares que não consegui dessa vez e explorar um pouco mais do que a cidade tem a oferecer.

Obrigada, Aline, pelo seu relato incrível!

Gostaram do relato da Aline? Se você quiser participar, envie seu relato para análise para laura@lauraperuchi.com COM FOTOS, seu nome completo e cidade/estado. LEMBRE-SE que é preciso ser detalhista. Não precisa escrever um livro, mas seu relato tem que ser informativo!