Diário de viagem a Nova York – Paula Macedo

O Diário de Viagem é uma seção que traz relatos de leitores do blog. Nesses relatos, eles contam como foi a viagem a Nova York, o que mais gostaram de fazer, o que não gostaram, dividem dicas, enfim: um diário mesmo. A convidado de hoje é a Paula Macedo. Ele passou 12 dias, em novembro. Para conferir mais relatos, clique aqui.

A viagem dos meus sonhos em um breve roteiro – Um relato honesto sobre como eu e meu marido construímos mais um sonho juntos!

Eu e meu marido estamos casados há 9 anos e a gente nunca tinha nunca tirado férias juntos. Em 2019, tomamos uma decisão muito importante para nós: conheceríamos os Estados Unidos. Começamos a correr atrás do visto e, desde então, comecei a pesquisar para onde ir. Inicialmente eu pensei em Disney, mas no meio do caminho encontrei o blog da Laura e percebi que era possível, sim, ir para Nova York. Confesso que era mais que um sonho, nunca na minha vida eu imaginei que teria condições de estar lá, parecia algo que nunca iria acontecer. E, quando dei por mim, estava planejando minha viagem, lendo as dicas do grupo, assistindo aos vídeos.

Foi complicado achar passagens com preços bons, porque queríamos comprá-las antes da viagem. Com a Avianca parando de operar, as passagens foram ficando mais caras. Eram pesquisas diárias, em todos os lugares até que a gente chegasse em um preço ótimo para voo direto pela Latam, na Maxmilhas.

Passagens compradas. E agora?!

Aí eu comprei o e-book da Laura, que me auxiliou demais! Separei as atrações que queria ir e eram pagas e optei por comprar o New York Sightseeing Flex Pass para 10 atrações. Para economizar, pegamos um airbnb no Brooklyn – Exatamente em Brownsville e pagamos R$ 2600 por 12 noites. Um achado! Confesso que nunca tinha usado o Airbnb e o e-book da Laura me deu coragem para tentar! Mesmo assim, ficamos até outubro para ver se rolava uma promoção em algum hotel ou hostel, mas nada bateu os preços do Airbnb. Se tivesse fechado antes, talvez eu conseguisse uma localização ainda mais próxima de Manhattan. Isso não atrapalhou em, nada a viagem: adorei o local que ficamos!

Hospedagem garantida. Vamos ao roteiro!

Primeiro dia – 07/11 – Ah, esqueci de falar: era a nossa primeira viagem internacional e nenhum de nós domina o inglês. Com todos os desafios, foi super fácil sair do Aeroporto JFK de AirTrain, só me atrapalhei um pouco na máquina para comprar: tinha opção diferente que estava no vídeo da Laura, mas deu certo.

Outra coisa que foi muito bacana dessa experiência foi a dica da Laura de tempo para sair do aeroporto. Chegamos quase 8 horas da manhã, e saímos de lá mais ou menos umas 11 horas da manhã. O anfitrião nos deixou fazer o check-in antes! Ufa, deixamos as malas lá e chegamos em Manhattan por volta das 14 horas.

Tudo, absolutamente tudo, era motivo de surpresa, admiração, ou interesse. Descemos próximo à Times Square, andamos todas as quadras ao redor, passamos pela loja da Disney, MMM’s, fomos na Macy’s e fizemos um tour em todos os andares. Depois, fomos até a 5ª Avenida, passamos na Uniqlo para comprar roupas e também passamos no Walgreens para pegar algumas coisas. Já entrando no clima da cidade, encerramos com chocolate quente no Starbucks. Esse dia foi bem longo: caminhamos fácil por aproximadamente 15 km.

Segundo dia – 08/11 – Como tinha uma Dolar Tree e um mercado em frente onde estávamos no Brooklyn, demos uma passada lá para comprar uns mantimentos básicos. Voltamos para Manhattan e descemos na estação Grand Central, que lugar lindo! Paramos e fizemos questão de curtir o local, admirando sua beleza e certa excentricidade. De lá, partimos para a Biblioteca Pública de Nova York, outro lugar maravilhoso! Paramos no Shake Shack e foi um dos poucos lugares que eu curti comer. Depois fomos ao Rockfeller Center, rumo ao observatório do Top Of The Rock. Quando chegamos lá para reservar nossa entrada para o horário do pôr-do-sol, já não tinha mais vagas.

Enquanto a gente esperava, resolvemos dar uma conferida na pista de patinação e na loja da Lego. Não liguei o fato de não conseguirmos ver o pôr-do-sol, porque íamos em outro lugar que eu queria muito visitar: o One World Observatory, onde poderia curtir a vista da cidade novamente. Até porque, para mim, foi lindo de qualquer jeito ver a cidade viva à noite, curtir suas cores, luzes e movimentos. Foi encantador… e eu realmente estava flutuando naquele lugar! Depois que saímos do Observatório, fomos no Bryant Park para ver a pista de patinação de lá – que achei bem mais legal que a do Rockfeller Center – e já aproveitamos para comer por ali.

Terceiro dia – 09/11 – Eu não sei se foi porque eu andei bastante no dia anterior, mas eu fiquei com muita cólica neste dia, então acabamos optando ir para um lugar mais quente além de que fomos para Manhattan depois do meio-dia. O local escolhido foi Columbus Circle! Andamos em algumas ruas próximas à parte sul do Central Park e, em seguida, fomos na TJ Max e só saímos de lá a noite! Aliás, foi uma das lojas que eu mais gostei em questão de preço!

Bateu a fome e fomos procurar comida… andamos, andamos e nada que a gente via parecia interessante. Até que entramos num restaurante aleatório. Confesso que o planejamento dessa parte ficou um pouco capenga. Acabamos pedindo dois pratos e eu realmente nunca tinha visto tanta comida na minha vida. Levamos para casa tudo o que sobrou e foi a nossa janta no dia seguinte rs.

Voltamos para a Times Square um pouco antes de pegar o Metrô para ver de pertinho como todas aquelas luzes ficavam durante a noite. E eu realmente amei aquele lugar! Para ser honesta, não sei se tenho um lugar específico preferido em Nova York, porque a cada esquina eu me apaixonava!

Quarto dia – 10/11 – Alugamos duas bikes usando o cartão de atrações que tínhamos comprado e de todas as dicas da Laura, essa merece um belo destaque: façam um passeio no Central parque de bike! As cores do parque estavam lindas! A maioria das árvores estavam com as folhas queimadas e a grama tomada por folhas caídas… Ficamos umas 6 horas por lá, fizemos a volta completa e suei muito nas subidas rs.

Foram músicos, paisagens, lugares que nos fizeram sentir como num filme! Como ainda estava cedo, fomos comer e depois fomos para a Madame Tussauds. Eu nunca tinha ido, só tinha visto fotos e sempre tive curiosidade, adorei conhecer! Depois fui atrás de um sapato bem bonito porque, no dia seguinte, íamos visitar a sede da religião do meu marido.

Quinto dia – 11/11 – Alugamos um carro e fomos buscá-lo bem cedo em Manhattan próximo ao Central Park. De lá, fomos para a Sede das Testemunhas de Jeová, que fica no Tuxedo Park. Saímos de lá por volta das 13 horas e decidimos aproveitar o carro para passar no Jersey Gardens . No geral, não achei que tivesse preços legais lá, comparando com o que tinha visto em Manhattan. No fim, compramos algumas coisas na GAP e só. Também aproveitando o carro, resolvemos passar no Walmart e lá tem coisas realmente bem baratas.

Sexto dia 12/11 – O clima se fez presente neste dia: muito frio, chuva e até neve! Era o dia de passear em algum lugar fechado. Escolhemos ir ao Museu de História Natural e no The Rose Center for Earth and Space, acho que ficamos lá mais de 6 horas, é muito grande! Apesar de ter gostado, achei bem cansativo e também percebi que não ia mesmo gostar de ir em outro museu grande. Decidimos, então, que não iríamos mais no MET, apesar de muita gente falar muito bem de lá. Nós queríamos andar pela cidade e estávamos curtindo muito o lado urbano de Nova York. Em um próximo passeio por lá, pretendemos incluir o MET .Depois, ficamos passeando entre lojas, ruas próximas ao museu, paramos em um café até voltarmos para o Airbnb.

Sétimo dia 13/11 – Esse dia foi bem frio: pegamos sensação de -3 graus e o que incomodava era o vento no rosto. Foi difícil andar na rua. Fomos até a Ave Fulton e, de lá, fomos para a estação Grand Central, que é maravilhosa. Depois, fomos até o Memorial e o museu do 11 de setembro. Eu confesso que estava achando que ia ser como no Museu de História Natural. O que fez a experiência ser diferente foi ter alugado os fones para acompanhar a história! Ficamos 6 horas lá dentro do museu e eu realmente não percebi o tempo passar: fiquei tão mergulhada naquele instante que eu pude entender tanta coisa. Me senti parte também, porque acompanhei da tv os acontecimentos sem entender muito bem na época. Eu e meu marido ficamos conversando sobre o que estávamos pensando, fazendo e vivendo naquele dia fatídico… Ficamos hipnotizados pelo conteúdo. Foi tanta informação e tanta lembrança, que eu tive que tomar um remédio para relaxar. Resumindo: é um passeio que vale a pena e com um conteúdo muito rico, mas super pesado – prepare-se!

Paramos no Joe’s pizza para comer e, na minha opinião, foi a melhor pizza que comi lá. Depois fomos andar pelas ruas próximas, passamos em frente ao Red Cube, comemos no Dukin Donuts – que foi o lugar que mais visitamos durante a viagem para comer, adorei o donuts recheado com creme. Em seguida, voltamos para a nossa hospedagem e fomos lavar algumas roupas em uma lavanderia. Valeu super a experiência de fazer isso em outro país, achei bem legal e demos muitas risadas, rs.

Oitavo dia 14/11 – Neste dia, escolhemos passear no Intrep Sea, o Museu do mar, espaço e ar. Ficamos lá a manhã toda. Que lugar fascinante! Eu adorei ver como era manter aquele navio, a vida a bordo, sobre as aeronaves, a exposição sobre a Nasa e visitar o submarino! Foi realmente interessante ir lá.

Depois, fomos andando até o Hudson Yards, passamos pelo The Vessel e confesso que não tive coragem para subir, estava exausta e queria muito ter energia para andar pelo High Line. Visitamos o shopping luxuoso que tinha ali e em seguida fomos andar pelo high line até o Chelsea Market. Valeu a pena economizar energia para esse momento! Que jardim lindo, com vistas maravilhosas! Fiquei imaginando como deve ser bacana ali na primavera, sentar ali e só ficar apreciando a vista. Em seguida, fomos ao Chelsea Market e estávamos com muita fome! Pensamos que lá seria o lugar perfeito, porque tem muita coisa legal e bastante opção de comida bacana.

Eu confesso que sou muito seletiva (ou chata? rs) para comer e não tinha nada que chamou nossa atenção. Resumo? Resolvemos dar um pulo no Archithole Brazilian Pizza, indicação de uma amiga. Fui, mas sinceramente? Não gostei, achei um valor bem alto comparado a do Joe’s, mas isso é minha opinião. E eles só aceitavam cartão de crédito, isso foi ruim para nós… Depois de comer, fomos para Chinatown no final da tarde e à noite, andamos por algumas ruas de lá e ficamos impressionados com a imersão em meio Manhattan.

Nono dia 15/11 – Neste dia, aproveitamos para fazer todos os passeios que não fizemos por falta de tempo ou por conta do clima frio. Fizemos o percurso de metrô e foi bem tranquilo para atravessar a cidade. E demos uma baita sorte, porque o dia estava lindo! Pegamos o bondinho para Roosevelt Island: que vista, que lugar maravilhoso! Passeamos um pouco nos arredores de onde descemos e, como eu amo tecnologia, fomos até o centro de Inovação Tata que tem lá.

Para voltar, pegamos o metrô até o sul da ilha em direção à balsa para Staten Island. Fomos e voltamos para apreciar a vista e que vista! Eu realmente não tinha vontade de ir até a Estátua da Liberdade, então vi esta dica de pegar a balsa que passa próximo da estátua e achei super legal, não gastei nada e adorei a vista! Ao voltarmos, andamos até o Touro de Wall Street, andamos pelo distrito financeiro, passamos pela a famosa Wall Stret e não sei se é exagero meu, mas tudo me fascinava e me deixava super apaixonada pelo lugar!

Fomos andando para o One World Observatory e pegamos o horário do pôr do Sol no Observatório. Ficamos umas duas horas lá apreciando toda a beleza daquela vista. Depois vimos uma recomendação em um blog sobre um restaurante brasileiro, o Samba Kitchen, fomos lá e enfim conseguimos comer comida brasileira, o valor foi semelhante ao de um prato americano, recomendo se você assim como nós adora um arroz e feijão, rs. Depois fomos para a região da Times Square para irmos ao National Geographic Encounter: Ocean Odyssey, meu marido ama o Mar e confesso que achei legal, apesar de ter sido tudo muito rápido.

Então, fechamos o dia na Five Bellow, que eu achei demais! Acabei comprando só algumas coisas, mas achei um lugar fantástico para comprar coisinhas baratas. Quando a gente voltar, com certeza compraremos mais coisas lá.

Décimo dia 16/11 – Novembro fez sua marca e estava muito frio, especialmente por conta do vento forte. Mesmo assim, nos vestimos de coragem e fomos até a Ponte do Brooklyn, andamos até a metade e apreciamos a vista. Depois, retornamos ao Brooklyn em direção ao Dumbo para tirar a foto clássica. E aconteceu o nosso maior erro: fomos andando em direção à Williamsburg, saímos do Dumbo e pegamos a Flushing Ave, andamos, andamos (meus dedos literalmente sangraram neste dia :/) e passamos por toda a parte externa do Brooklyn Navy Yard. Confesso que não tinha pesquisado e, se eu soubesse, tinha me planejado para ir visitar! Depois, pesquisei e descobri que super dava.

De repente, fomos parar em um lugar com muitos judeus, mas muitos mesmo! Teve um momento que só tinha eu e meu marido na rua que não eram Judeus e isso foi engraçado! Especialmente porque realmente não estamos acostumados a entrar em contato com culturas diferentes no nosso dia a dia. Andamos em direção à feira Smorgasburg, mas não teve. Foi estranho, porque tínhamos pesquisado e naquele dia a feira aconteceria. Bem, para não perdermos a caminhada (que foi longa), ficamos ali no East River State Park apreciando a vista e, depois, passamos pela Artists and Fleas – uma feira muito legal e que também estava bem quentinha naquele dia de frio rs.

Fomos para Manhattan comprar algumas coisas e voltamos para o AirBnb mortos neste dia!

Décimo primeiro dia 17/11 – O dia começou bem cedo e fomos para o Madison Square Garden para o primeiro horário do tour. Optamos pelo espanhol, que foi muito tranquilo de acompanhar e que eu adorei! Acho que vale tanto ir neste tour, quanto em uma atração. Quando saímos do tour tínhamos desconto de 50% nos convites das atrações. Fiquei triste porque, se soubesse, tinha deixado este passeio para os primeiros dias. Deu tudo certo e ainda conseguimos comprar convite para o musical do Queen, que seria naquela mesma noite.

Fomos almoçar no Buffalo Wild Wings, que tem porções de frango maravilhosas! Fora que é um ótimo local para assistir jogos! Passeamos em algumas lojas e, em seguida, encontrei uma amiga no Café Nutella, que foi outro local que amei. Chegou a noite e, com ela, o Musical do Queen, que foi sensacional! Eu nunca tinha assistido à um musical e apesar de não saber muito inglês consegui entender a história super bem! Fora que escutar “we are the champions” foi o ápice de sentir essa conquista pessoal que foi esta viagem na minha vida!

Décimo segundo dia 18/11 – Passamos por uma feira próxima ao Café Nutella e como eu gostei tanto de lá, fomos novamente tomar um café e passear em lojas, só para comprar algumas lembrancinhas que faltavam. Em seguida fomos no Joey’s comer pizza que meu marido queria muito. Nisso, partimos para a região próxima à Times Square. Andando por lá, vi um breve exposição do Friends e logo entrei para tirar fotos!

Em seguida, fomos almoçar no Planet Hollywood – que é um restaurante temático muito bacana! Confesso que nem fomos pela comida em si, fomos mais para conhecer o local. E começou o tour da despedida de NY: passamos pela Times Square, e fomos para o Airbnb pegar as malas para irmos para o JFK. O anfitrião nos permitiu deixar as malas no local até a hora do aeroporto, então conseguimos aproveitar um bocado. Como estávamos com mais peso e chovia, pedimos um Uber – que não saiu tão caro por estarmos perto do aeroporto JFK.

O que faria diferente na próxima?

• Meu primeiro ajuste seria o planejamento sobre a comida. Por saber que não ia querer ir em restaurantes e por não gostar da comida deles, não pesquisei alternativas.
  • Tivemos gastos em cartão que serão evitados em uma próxima.
  • Não conhecíamos as lojas e nada de onde comprar, apesar de ter pesquisado. Acho que a experiência de ir e comprar te dá uma visão melhor de onde estão as melhores promoções de alguns itens por exemplo… Isso que não compramos quase nada! Trouxemos lembrancinhas contadas e me arrependi um pouco disso.
  • O frio, em alguns momentos, atrapalhou o nosso planejamento, mas como não tínhamos nada cravado em pedra, fomos adaptando.
  • Pedimos pratos individuais no restaurante e não sabia que podíamos pedir apenas um e dividir, acabou que não comemos quase nada e me arrependi de ter gasto com uma comida que eu não gostei.

O que foi muito bom nisso tudo?

• Utiizar o AirBnb foi uma escolha acertadíssima. Até porque só chegávamos para dormir e pronto! Foi barato, limpo e nos atendeu muito bem.
  • Foi ótimo ser forçada a falar inglês, mesmo quando eu falava errado. Fui melhorando no decorrer dos dias para formular as frases e entender o que estavam falando. Voltei com muito mais vontade de aprender e estou dando muito mais valor às aulas particulares. Eu meio que perdi o medo. Era algo surreal imaginar ir para tão longe por alguns dias e eu fui e foi maravilhoso! Essa sensação não tem preço!
  • Os passeios gratuitos foram tão bons quanto os pagos!
  • Andar de metrô foi muito fácil e prático.
  • Sair do aeroporto de Airtrain foi muito fácil com o vídeo da Laura.
  • Valeu a pena ter comprado um passe apenas para a quantidade de atrações que listei préviamente, do que comprar um que tinha milhares de atrações.

Não vi tudo, mas achei que os 14 dias de viagem (com ida e volta) foram um tempo ok e acho que se planejar melhor dá para fazer muito mais com o mesmo tempo que ficamos lá. Eu voltei satisfeita, com a sensação de que quero voltar para ver outras coisas, porque realmente a cidade tem muitas atrações e que variam muito de acordo com a estação!

Se você quiser participar, envie seu relato para análise para laura@lauraperuchi.com COM FOTOS, seu nome completo e cidade/estado. LEMBRE-SE que é preciso ser detalhista. Não precisa escrever um livro, mas seu relato tem que ser informativo!