Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Conhecendo a George Washington Bridge – e um farol em Nova York

O passeio sobre o qual vou falar hoje só aconteceu por causa de um livro. Há algum tempo, Thiago comprou um livro chamado The 50 Greatest Photo Opportunities in New York City – que, como o nome sugere, apresenta 50 ótimas oportunidades para fotos na cidade. São várias ideias para fotos, em locais conhecidos – e outros nem tanto. O mais bacana de tudo é que o autor dá as instruções de como chegar aos locais e também a configuração que ele usou para fazer as fotos do livro. A gente sempre gosta de comprar livros assim, pois acabamos descobrindo algum lugar que ainda não tínhamos ouvido falar. E foi através desse livro que descobrimos o Little Red Lighthouse, ou, o único farol de Manhattan.

No início do século 20, os capitães de barcos que transportavam mercadorias para cima e para baixo no Hudson exigiram um farol brilhante na área. O Little Red Lighthouse foi erguido em Sandy Hook, New Jersey, em 1880 e tem 12 metros de altura. Tornou-se obsoleto em 1917. Em 1921, a Guarda Costeira dos Estados Unidos reconstruiu este farol no local atual, em uma tentativa de melhorar a ajuda de navegação no rio Hudson – e ele foi um guia importante para os viajantes do rio por dez anos. A ponte George Washington abriu em 1931, e as luzes mais brilhantes da ponte tornaram o farol obsoleto. Em 1948, a Guarda Costeira destruiu o farol e sua lâmpada se extinguiu.

A Guarda Costeira planejava leiloar o farol, mas uma iniciativa ajudou a salvá-lo. O clamor do público foi motivado pelo livro infantil, The Little Red Lighthouse e Great Gray Bridge, escrito por Hildegarde Swift e Lynd Ward, em 1942. No livro popular, o Little Red Lighthouse é feliz e contente até que uma grande ponte é construída sobre ele. No final, o farol aprende que ainda tem um trabalho importante a fazer e que ainda há um lugar no mundo para um farol antigo. O conto clássico capturou a imaginação de crianças e adultos, muitos dos quais escreveram cartas e enviaram dinheiro para ajudar a salvar o ícone de leilões. Assim, em 23 de julho de 1951, a Guarda Costeira deu a propriedade aos NYC Parks e, em 29 de maio de 1979, ele foi adicionado ao National Register of Historic Places. Em 1986, o NYC Parks organizou uma festa em homenagem ao 65º aniversário do farol e para celebrar sua renovação. Em 2000, o farol recebeu uma nova camada de tinta vermelha que era verdadeira em sua cor original e histórica, juntamente com novas iluminação interior e linhas elétricas.

Chegar até o farol foi mais fácil do que imaginávamos e, de bônus, ainda contemplamos várias vistas maravilhosas para a George Washington Bridge, a ponte que passa por cima do farol. Ela fica localizada no norte de Manhattan e é uma das pontes que ligam Nova York a New Jersey. Eu só havia cruzado essa ponte algumas vezes, de carro, e vê-la assim de perto foi de tirar o fôlego. Acho que já comentei aqui no blog sobre o meu amor por pontes suspensas, e essa entrou pra lista das pontes favoritas. A região onde o farol está instalado chama-se Fort Washington Park, e há espaço para caminhar, correr, andar de bicicleta e fazer um picnic. O local em si onde o farol está é bem à beira do rio e, descendo na “prainha”, você vai ter uma vista maravilhosa para o skyline da cidade – lembre-se que essa região fica bem a norte de Manhattan. Maravilhoso!

Como chegar? De metrô, use a linha A e vá até a estação 181th Station. Saindo da estação, você caminha na direção oeste pela 181th Street. Você vai chegar numa rodovia e, olhando à direita, vai ver uma passagem de pedestres por cima dessa rodovia. Antes disso, não deixe de apreciar a vista linda que se tem para a ponte! Ao passar pela travessia, siga o caminho, em direção à ponte. Você vai encontrar mais vistas maravilhosas e também passar por um túnel. Continue caminhando e apreciando a vista – não vai demorar muito para você avistar o farol. Sério, é muito fácil chegar lá. Também sugiro colocar “Little Red Lighthouse” no Google Maps – ele nos mostrou o caminho certinho!

Bônus: durante os meses mais quentes, há tours guiados do farol. Você pode clicar aqui para conferir os tours agendados para esse ano.


1 comentário

Leave a Response