Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
NYCviagem

Casamento na praia do Rosa: o que você precisa saber

Como eu contei aqui no blog na semana passada, o Núcleo de Turismo Sustentável da Praia do Rosa me convidou para passar um fim de semana na Praia do Rosa e conferir como são feitos os casamentos por lá. Pra quem não sabe, o local tornou-se o destino dos casais que procuram por uma cerimônia de casamento diferenciada em um lugar paradisíaco. Também, pudera! A Praia do Rosa é considerada uma das 30 mais belas do mundo e faz parte do seleto grupo internacional Clube das Baías Mais Belas do Mundo, que conta com a chancela da UNESCO. Localizada a 80 km ao sul de Florianópolis, a Praia do Rosa pertence ao município de Imbituba. A partir de hoje, vocês vão conferir um pouco de tudo que eu vi por lá. O blog contará com uma série de posts nos quais eu vou apresentar pousadas e restaurantes que fazem parte desse Núcleo de Turismo e possuem uma infra-estrutura e equipes de qualidade para fazer com que esse momento seja inesquecível. E quem não tem interesse no assunto casamento na praia também vai poder aproveitar esse especial para saber mais sobre o local e programar, quem sabe, uma visita. Posso afirmar que vale muito a pena!
Fugir do tradicional. Esse é um dos objetivos dos casais que escolhem a Praia do Rosa como local para celebrar o amor. O que não significa que o evento terá menos beleza, encanto, alegria ou diversão. O lugar encanta pelo cenário perfeito e serviços de qualidade. As cerimônias se enquadram no conceito destination wedding ou, o casamento como um destino. Isso porque quem escolhe casar no Rosa, tem, de  bônus, muito mais tempo pra festejar do que um casamento comum. O período é inteiramente dedicado ao momento do casal e se torna um fim de semana de comemorações com os convidados podendo organizar atividades extras de lazer, jantares ou um dia na praia. Ou seja: todos tê uma oportunidade de conviver por mais tempo do que simplesmente o horário de duração da festa.
Na sexta, geralmente, ocorre um jantar de boas-vindas aos noivos e convidados. No sábado, rola a festa em si, com direito a todo o clima de preparação antes da cerimônia. No domingo, todos estão reunidos novamente durante o café da manhã para comentar o casamento. Isso sem contar que a experiência se torna única não somente para os noivos, mas também para os convidados, que têm a chance de desfrutar de um período num local que é praticamente um paraíso.
As cerimônias de casamento na Praia do Rosa têm início, geralmente, às 17 h. A festa começa à luz do dia e termina com a luz da lua, já que a maioria dos casais opta pelo período em que a lua cheia reina e dá um show de beleza, deixando o visual ainda mais encantador. Quem está pensando em aderir a esse estilo, precisa se organizar e se programar com antecedência: a maioria das pousadas não realiza casamentos na alta temporada. Os meses mais procurados são março, abril, setembro e dezembro (somente até a metade do mês). 
De acordo com Bartira Soares, cerimonialista – e que também casou no Rosa (são do casamento dela as fotos do post da semana passada) –  na grande maioria, a lista de convidados é  reduzida em relação ao usual nas grandes cidades, proporcionando um casamento mais íntimo, romântico e ainda com um custo menor. “A grande vantagem é fazer as malas para casar num cenário paradisíaco”. Ela diz que esses casamentos já se tornaram tendência mundial – pelo Rosa, já passaram noivos de várias nacionalidades: australianos, britânicos, sul africanos, franceses, americanos e brasileiros de todas as partes do país. “A presença dos convidados é quase que total. As pessoas ficam extasiadas com tanta beleza, que chegam a agradecer aos noivos por terem presenciado e vivenciado momentos de encantamento e prazer”. 
Os casais que escolhem a Praia do Rosa como local para celebrar sua união são dos mais diversos perfis. Antes, a maioria pertencia à faixa etária dos 30 anos e possuía sua própria renda. Hoje, há também jovens de famílias mais tradicionais que estão optando pela celebração na praia. 
Engana-se quem pensa que a localização da Praia do Rosa ou seu ar de paraíso escondido prejudicam o sucesso de uma cerimônia. Aliada aos encantos naturais do local, a expertise em realização de casamentos dos associados ao Núcleo de Turismo Sustentável da Praia do Rosa, proporcionam uma festa perfeita para casal e seus convidados. A Associação conta com 21 pousadas e 11 restaurantes, além de flexibilizar opções de serviços disponíveis, tais como cerimonialista, decoração, DJ, fotografia e até salão de beleza com equipe que atende nas dependências das pousadas. A qualidade dos serviços não perde em nada para as cidades grandes. 
Vale lembrar que tudo é planejado de acordo com a vontade do casal. A celebração do casamento, por exemplo, pode ser feita na igreja – há algumas na região – na beira da praia ou nas próprias dependências das pousadas, tendo, é claro, a praia como cenário de fundo. A escolha dos comes e bebes também varia e os restaurantes estão prontos para se adaptar à necessidade dos noivos. É possível, por exemplo, oferecer um buffet tradicional ou comida no estilo finger food – servida em pequenas porções. 
Serviço: As casamenteiras da Praia do Rosa
Bartira Soares e sua sócia, Nisinha Venturella, possuem know-how e experiência como cerimonialista e decoradora. As duas contam com vários casamentos no portfólio. 
Telefone: (48) 9962.4269 – bartirasoares@hotmail.com

4 Comentários

Leave a Response