Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
gastronomia

Alimentação barata em Nova York – Soho/Greenwich Village – parte 2

Essa é a parte 2 das dicas do Thiago, meu marido. Como foi mencionado no primeiro post, ele trabalhou por um bom tempo no Soho, e descobriu muitos lugares legais – e baratos – para comer. Ele reuniu as dicas dos lugares que ele adora e acha que vale a pena e nós dividimos essa série em três posts! Para conferir o primeiro post, clique aqui. 

IMPORTANTE: para todas as opções listadas abaixo, a média de preço para uma pessoa é de U$8 a U$12. 

1. Parisi Bakery – Com mais de 100 anos de história e com gestão e operação familiar, a Parisi Bakery é uma padaria italiana que tem os melhores (e talvez os maiores) “sandubas” da cidade. Além disso, eles também fornecem pão para uma grande variedade de restaurantes de Nova York diariamente. Se essa for sua primeira vez na Parisi, minha recomendação aqui é o famoso “The Dennis” sandwich. Se o atendente perguntar qual tipo de pão você quer, peça o “Parisi Bread”. O “The Dennis” é um super sanduba, com frango à milanesa fatiado, mozzarella fresca, tomate, presunto de parma e molho pesto especial da casa. Além do “The Dennis”, duas outras escolhas excepcionais são o “Egg and Potato on a hero” ou o “Salami, Muenster, Lettuce, Tomato, Pickles, Mayo, Mustard, on potato bread”. De qualquer forma, na Parisi não há escolha errada. Frank Sinatra comprava pão na Parisi na Mott Street e o mais interessante é que, depois de sua mudança para a California, ele fazia uma encomenda de pães da Parisi de Nova York para a California toda semana. Observações importantes: Pagamento somente em cash; filas durante o horário de almoço são praticamente certas e o tempo de espera é entre 10 a 20 minutos.

Endereço: 198 Mott Street (entre Spring e Kenmare Street).

2. Saigon Vietnamese Sandwich Deli – Como o próprio o nome diz, o Saigon é uma lanchonete especializada no Banh mi, sanduíche típico da culinária do Vietnã, preparado com frango ou carne de porco e repleto de legumes e folhas verdes (normalmente coentro) em um pão baguete. Introduzido pelos franceses, que no começo do século 20 levaram o pão baguete para o Vietnã, o Banh mi inicialmente tinha apenas pão, manteiga e presunto ou patê – típico sanduíche parisiense. Porém, com o tempo, durante o período de colonização da Indochina francesa, alguns ingredientes nativos da região como os pepinos, a cenoura e o nabo começaram a ser adicionados na receita até chegar à maravilha que temos hoje. Minha recomendação é o Bánh mì #1 House Special com carne de porco. O número #3, “Grilled Minced Pork with Sweet Glaze”, com carne de porco moída com molho agridoce, número #4 “Meatball of Pork & Water Chestnut”, com almôndegas de carne de porco, e o número #8 “Curry Chicken”, também são escolhas sensacionais! Todos os sandubas vietnamitas do Saigon levam coentro, pepino fatiado, cenoura e nabo ralado, além da opção de jalapeño adicional (mas só recomendo adicionar se você gostar de comidas apimentadas). Observação importante: pagamento somente em cash.

Endereço: 369 Broome Street (entre Mott e Elizabeth Street).

3. Taim Falafel and Smoothie Bar – Mais uma opção com comida do oriente médio. O grande diferencial do Taïm comparado a outros lugares de falafel em Nova York é que aqui você escolhe o sabor de falafel que você quer. As opções são: Green (o tradicional, com coentro, salsa e menta), Harissa (com temperos da Tunísia) e Olive (com azeitonas kalamata). Como sou um grande apreciador de falafel, minha escolha aqui não podia ser diferente. Dependendo do tamanho da minha fome, fico entre o Falafel Sandwich (no pão pita), o Falafel Salad ou o Falafel Platter. Se você optar pelo sanduíche, você tem que escolher, além do sabor do seu falafel, também o tipo de pão pita (branco ou integral) e os acompanhamentos adicionais (pode pedir todos). Dentre as opções de acompanhamentos, tem o amba (molho feito de puré de manga e de grãos de feno-grego), s’rug (molho verde com coentro, alho e pimentão), picles e pimentão. Se você optar pelo prato (platter) de falafel, os acompanhamentos são fixos: hummus, salada israelense, salada de repolho e tahine. O Sabich Sandwich, apesar de não ter falafel, é uma combinação perfeita com beringela, ovo cozido, hummus, salsinha, tahine e salada israelense. Esta também é uma das minhas recomendações. E, para fechar com chave de ouro, você tem que experimentar a sobremesa mais tradicional da Turquia, o Baklava. É uma massa bem parecida com a massa de croissant, bem molhadinha, recheada com pistachio e nozes. Ah, e se você for como eu, não vai ter como não pegar uma das “vitaminas” (smoothies) da casa. Minha predileta é a “Date + Lime + Banana + Soy” (Figo, Limão, Banana e leite de soja).

Endereço: 45 Spring Street (entre Mulberry e Mott Street).

4. Tuck Shop – Lugar especializado em tortas australianas. As tortas australianas lembram muito as nossas tradicionais empadinhas, mas num tamanho bem maior e com uma massa mais grossa, molhadinha, deliciosa. A variedade de recheios é grande, com opções como carne, cordeiro, porco, frango, mac’n cheese e vegetais. As tortas são caseiras – ou seja, fabricadas e assadas no local, com ingredientes naturais. Meu combo favorito no Tuck Shop é a torta de “Guinness Steak and Mushroom” ($6) acompanhada da Kale Salad ($6). Esse combo, para mim, é suficiente para me deixar satisfeito no almoço. O local é pequeno e conta com algumas mesas para sentar.  Sou completamente apaixonado pela mistura de massa e carne – adoro o famoso “empadão” brasileiro – então, não é difícil entender porque eu gosto e recomendo o Tuck Shop. Às sextas e sábados, o local fica aberto até às 5 da manhã. Recomendo as tortas australianas para qualquer hora do dia, seja almoço ou jantar, ou até mesmo para um lanche rápido – e reforçado – da tarde.

Endereço: 68 E 1st Street (entre 1st e 2nd Avenue).

5. Bite – Com um dos menus mais ecléticos da cidade, o Bite é um dos poucos estabelecimentos que conheço que consegue misturar cozinhas como a mediterrânea, tailandesa e israelense de uma forma tão criativa. Os pães e os queijos usados são de produtores locais. As sopas são preparadas do zero, todos os dias. O destaque, na minha opinião, fica para os sanduíches mediterrâneos e paninis, servidos do delicioso pão ciabatta. Se você gosta de atum e de comida levemente apimentada como eu, o Mediterranean Tuna Panini com adicional de queijo suíço (swiss cheese) é a minha recomendação absoluta. O Bite tem 3 localizações em Manhattan, mas uma observação importante sobre a unidade da Lafayette é que não existe lugar para sentar e comer, somente a opção de pedir para levar.

Endereço: 335 Lafayette Street (entre Bleecker e Houston Street).

Gostaram das dicas do Thiago?

 


Leave a Response