Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
serviços

A importância do seguro viagem!

Antes de fazer uma viagem internacional, há várias coisas que precisam ser organizadas. Uma providência que precisa ser tomada é contratar um seguro viagem. De vez em quando surgem umas notícias de brasileiros que tiveram problemas no exterior e alguns casos são preocupantes. Por isso, decidi fazer um post para esclarecer alguns pontos importantes. Como não sou especialista no assunto, convidei a Thais Nolasco De Toledo Benedetti, que trabalha na área, para responder algumas perguntas.

Qual a importância de um seguro viagem?

Da mesma maneira que ao planejarmos uma viagem escolhemos cuidadosamente nosso destino, hotéis , roteiro , vôos e etc ,também precisamos ficar atentos aos imprevistos que podem acontecer. Daí a importância do seguro viagem. É um investimento que fazemos para não usar, porém, proporciona um melhor aproveitamento de nossa viagem, evitando que um sonho possa virar um pesadelo. Isso porque, estando em outro país, muitas vezes uma simples dor de dente ou uma queda simples, podem virar grandes problemas – pincipalmente pelo alto custo da assistência médica particular fora do Brasil.

O que levar em consideração na hora de escolher um seguro viagem?

Existem diversos tipo de seguros, cada um visando um perfil de viajante e adequado a cada destino. Os pontos básicos a serem considerados são: o tipo de viagem  e o perfil do viajante. Viagem a lazer, a trabalho, intercâmbio, roteiro de esportes radicais , se o viajante tem alguma doença pré-existente mais grave a ser considerada, a idade desse viajante: todos esses são pontos que devem ser levados em consideração. Cada tipo de seguro e de cobertura visa atender esse conjunto de detalhes. Os seguros são produtos bastante personalizados, para atender a todo tipo de viagem, viajante e orçamento.

É muito importante considerar se os valores das coberturas são minimamente razoáveis para o destino escolhido . Claro que não temos como prever esse tipo de gasto, mas dá pra ter bom senso. Outra coisa importante é observar a obrigatoriedade quanto ao seguro. Para viagens para a Europa, por exemplo, é obrigatório um o seguro que cubra no mínimo 30 mil euros. Essa é uma exigência da União Européia e você pode ser cobrado por isso na hora que estiver entrando em algum país europeu. Para entrar em Cuba, também é necessário apresentar um seguro. Importante salientar que é muito importante que plano escolhido tenha  registro na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), o órgão que regulamenta esses produtos e, caso seja preciso reclamar, só será possivel fazê-lo quando for a respeito de um produto registrado e de acordo com a legislação brasileira.

Que tipo de cobertura um seguro viagem pode me proporcionar?

O seguro poderá, além de arcar com despesas médicas, oferecer assistência quanto a diárias por atraso de vôos, perda, roubo ou danificação de bagagens, interrupção de viagem, repatriação sanitária e funerária, remoção em caso de urgência, assistências jurídicas e até mesmo indenização por cancelamento da viagem por razões muito sérias e já pré-estabelecidas em contrato , entre outros.

Fiquei doente/sofri um acidente durante a viagem: como devem ser os procedimentos?

Depende do tipo de produto, porém, em todos os caso, primeiro é preciso entrar em com a empresa de seguro contratada no momento de necessidade de usar o seguro. Há planos com assistências médicas que oferecem tratamentos médicos dentro de uma rede credenciada e o segurado não precisa fazer nenhum desembolso ao realizar os procedimentos. Já em outros tipos de planos, o cliente tem a opção de escolher a clínica que ele deseja, pagando o valor do tratamento, e solicitando posteriormente o reembolso das despesas.

Quanto vou gastar com um seguro viagem?

É difícil saber o quanto será gasto numa situação de emergência e imprevisto.  Assim, é preciso levar em consideração muitos detalhes. É fundamental saber exatamente o tipo de cobertura que o seguro que você está contratando oferece e se atende à viagem e o destino escolhido. É uma escolha. Assim os outros itens da viagem, há produtos econômicos, como pacotes familiares que têm tarifa única para até 5 pessoas numa mesma família. Intercâmbios e esportes radicais merecem mais atenção. Para Nova York e Estados Unidos em geral, considerando uma viagem de 5 dias, o custo é de U$23 para uma pessoa de até 75 anos – com cobertura de até 8.000 dólares de assistência médica por evento , fora outros benefícios.

E o seguro do cartão de crédito?

Os seguros de cartão de crédito funcionam, mas em geral são bem fracos, de baixa cobertura e cobertura total , não por evento. Ou seja, sua cobertura é pequena e isso pode ser um problema em caso de um acidente um pouco mais grave. É importante avaliar se se vale a pena-  tente garantir algo que faça com que você esteja realmente protegido.

Por fim, vale salientar que existem diversas empresas de confiança no mercado que oferecem ótimos seguros. Por isso, é muito importante comparar os preços e cobertura de cada uma delas. Os melhores produtos no mercado oferecem assistências e seguros com “cobertura por evento”, de forma que o limite de assistência médica contratado se renova a cada necessidade de uso que o viajante tiver. Por exemplo: se você contratou um seguro de 8.000 dólares de assistência por evento, quebrou a perna direita, tem até 8.000 dólares de cobertura para aquele evento. Depois, se em outra situação na mesma viagem você quebrar um braço , há outro montante de 8.000 dólares para esse novo evento e assim por diante.

Gostaram das informações? Se vocês estiverem procurando um seguro, a Thais trabalha como agente de viagens e trabalha com este tipo de serviço também. Os contatos dela são:

Whatsapp: 55 62 99978-5554
thaisbenedettiviagens@gmail.com

Leitores do blog têm 10% de desconto na contratação do seguro com a Thais!


2 Comentários

Leave a Response