Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
compraslifestyle

Alinhadores invisíveis funcionam mesmo? Minha experiência com SmileDirectClub

Os alinhadores dentários invisíveis vêm se popularizando cada vez mais. Hoje, além do Invisalign, há diversas opções no mercado americano e brasileiro. Aqui nos Estados Unidos, uma das opções mais populares e acessíveis é o SmileDirectClub. Eu fiz o tratamento, terminei há alguns meses e, como sei que muita gente tem dúvidas a respeito, decidi escrever um post sobre a minha experiência. Mesmo que você more no Brasil acredito que meu relato vai te ajudar a entender melhor os prós e contras desse tipo de tratamento, de uma perspectiva de usuário. Aliás, já gostaria de reforçar desde já que tudo que falarei aqui é da minha experiência e que cada caso é único.

Minha história

Usei aparelho ortodôntico por muitos anos da minha vida. Para vocês terem ideia do tamanho do meu tratamento, nas últimas consultas meu pai já nem descia mais do carro para acompanhar eu e minha irmã, pois ele já tinha pegado ranço da dentista – nada pessoal contra nenhum dentista, ok? Mas enfim, usei de tudo. Comecei pelo fatídico aparelho externo – o temido freio de cavalo. Sério, que apelido horrível para um aparelho ainda mais horrível e que me fez ser alvo de bullying na escola. Eu tentava esconder ao máximo, mas teve períodos que não dava, pois eu precisava seguir um número mínimo de horas por dia. Daí passei para o então na época descolado aparelho fixo, com brackets de metal – eu escolhia as combinações de borrachinhas mais coloridas possíveis, do pink ao verde e amarelo. Por fim, usei o aparelho móvel e também a contenção. Mas, não me perguntem o motivo – isso faz mais de 15 anos – em algum momento a contenção foi tirada e eu parei de usar o aparelho móvel. Obviamente, com o passar dos anos, os dentes voltaram a se mover, principalmente os inferiores. Um dos incisivos centrais começou a entortar. Eu já tinha percebido, óbvio, mas como era na parte inferior, não me incomodava tanto. Até que um dia, em janeiro de 2019, eu fiz uns stories e esse dente chamou minha atenção. Quando fui olhar no espelho, percebi que ele estava muito mais torto do que da última vez que eu tinha gravado em minha memória.

Meus dentes de cima e de baixo (único registro que eu tenho, mas dá pra perceber como o dente estava torto). Apesar de não ser meu objetivo, depois de fazer o scan com a SmileDirectClub percebi que os dentes de cima também estavam precisando de alinhamento. 

A decisão pelos alinhadores invisíveis

Aí, pensem vocês: eu com 30 e poucos anos na cara, trabalhando com a minha imagem na internet. Como vocês podem imaginar, obviamente, a opção de usar um aparelho fixo nem foi cogitada. Eu já sabia da existência do Invisalign – que é provavelmente a marca mais conhecida hoje em dia quando a gente fala de alinhadores invisíveis. A Fê Neute tinha me falado do tratamento dela lá em 2018 e comentou comigo sobre a existência do SmileDirectClub e depois, em fevereiro de 2019, quando eu estava decidida a arrumar o meu sorriso, troquei outra ideia com ela. Ela me disse que havia feito uma avaliação no SmileDirectClub, mas que eles haviam sido muito honestos e disseram que não seria a melhor solução pro caso dela. Daí ela fez o Invisalign, porque o problema dela era bem mais complexo – mas na época ela já me disse que não recomendava – e se vocês quiserem saber mais sobre tem destaques no Instagram dela.

Mas afinal, o que é o SmileDirectClub?A empresa nasceu com o objetivo de democratizar a ortodontia. Fundado em 2014, o SmileDirectClub hoje representa 95% da indústria de alinhadores transparentes para uso doméstico.  80% dos americanos poderiam se beneficiar com o tratamento ortodôntico, mas apenas 1% faz esse tratamento, sendo o custo o maior problema. A ideia era preencher essa lacuna. Porém, a empresa causa polêmica, já que eliminou as visitas ao consultório do dentista. O SmileDirectClub trabalha com uma rede de mais de 250 dentistas e ortodontistas licenciados pelo estado – eles são os responsáveis por analisar as fotos, histórico médico e uma imagem 3D do seu sorriso antes de criar um plano de tratamento personalizado. Sim, você entendeu direitinho: você não vê um dentista diretamente pelo SmileDirectClubApós fazer o scan em um dos diversos endereços da rede, é feita uma análise, um plano de tratamento e os alinhadores são produzidos. Aí, o cliente recebe seus alinhadores transparentes ajustados e personalizados para mudar gradualmente seus dentes para a posição desejada, um processo que leva, em média, 4 a 6 meses.

Resolvi marcar uma avaliação numa das unidades do SmileDirectClub– a avaliação é grátis e eles contam com unidades em vários estados americanos – clique aqui para conferir. Ao chegar lá, você preenche um formulário, responde algumas perguntas e é encaminhado para a consulta com um membro da equipe. Eu expliquei minhas preocupações e depois eles fizeram um scan do meu sorriso. A minha ideia era tratar somente a parte de baixo, mas a atendente me explicou que o tratamento é feito para parte superior e inferior. Foi aí, inclusive, que eu percebi que daria para melhorar a parte superior. Eu teria começado um tratamento só por isso? Não. Mas já que eu ia fazer, fiquei empolgada de corrigir a parte superior também.

Quanto custa?

  • O tratamento completo custa U$1950 ou U$89/mês – através do SmilePay ™, com uma entrada de U$250 e 24x de U$89.
  • Ao final do tratamento, você precisa comprar a contenção, que custa U$99.
  • Se você usar este link, ganha 50% de desconto no kit de impressão em casa*, mais $100 de crédito na compra dos alinhadores.
  • Eles também aceitam alguns seguros – clique aqui.

*se na sua cidade não há nenhum endereço do SmileDirectClub, você pode solicitar o kit para fazer o seu scan em casa. Clique aqui pra ver como funciona.

Como é o tratamento

Depois de três semanas, recebi em casa uma caixa do SmileDirectClub com todos os alinhadores do meu tratamento, que duraria, a princípio, 5 meses, o que me deixou particularmente muito motivada. Eu também estava muito feliz com a possibilidade de arrumar meu sorriso sem ter que me comprometer com um aparelho fixo e ter a flexbilidade de não usar quando eu tivesse eventos sociais ou estivesse gravando vídeos e/ou fazendo fotos. Cada alinhador vem com data e número, por exemplo Mês 1 / Semana 1, assim, você sabia quando trocar de alinhadores. No total, eram 3 alinhadores por mês, sendo que o terceiro você usava por 2 semanas.

Aqui, acho importante frisar que um tratamento como esse também tem suas desvantagens. A promessa de resultados rápidos – 5 meses – tem um motivo, afinal, é esperado que você use os alinhadores 22 horas por dia, tirando apenas para comer, o que, se analisarmos bem, chega a ser um tanto humanamente impossível. Tentei ser bem regrada, mas acredito que, em média, usei de 18 a 20 horas por dia. Por conta disso, eu me vi levando escova e pasta de dente para compromissos e outros eventos, para poder escovar os dentes e colocar os alinhadores de novo. Também vale lembrar que a única coisa que você pode consumir com os alinhadores na boca é água. Hoje, eles já oferecem um plano diferente, através do qual você usa os alinhadores por 10 horas à noite – e conclui o tratamento em 10 meses.

A adaptação aos alinhadores é bem desconfortável. Nos primeiros dias, minha boca estranhou bastante. Eu sentia muita sede – afinal, havia um “corpo” estranho na minha boca. Também tive aftas e senti dor. Em menos de uma semana, eu já estava adaptada, mas vale salientar que cada troca de alinhador é uma surpresa. Obviamente, para fazer com que seus dentes se movam, eles são mais apertados e em formatos milimetricamente diferentes, mas que às vezes eram impossíveis de serem colocados.

Problemas

Eu comecei meu tratamento em março de 2019. Dois meses depois, já vi uma diferença significativa nos dentes incisivos inferiores, porém comecei a notar que os dentes incisivos superiores estavam ficando mais tortos.

A evolução do meu tratamento. Apesar dos incisivos inferiores terem sido alinhados, os incisivos superiores começaram a desalinhar, fato que começou a me incomodar muito.

Em maio, quando percebi que os dentes superiores estavam desalinhando, entrei em contato com o customer service do SmileDirectClub e expliquei minhas preocupações. Eles me pediram para enviar fotos e, depois de alguns dias, retornaram o contato e explicaram que era normal. Entretanto, em julho, quando meu tratamento supostamente terminaria, eu não estava feliz com o resultado, pois os tais incisivos superiores continuavam desalinhados. Entrei em contato novamente e expliquei que não estava satisfeita. Com orientação deles, enviei novas fotos e, após avaliação prévia, fui encaminhada novamente a uma das unidades do SmileDirectClub para fazer um novo scan. Algumas semanas depois, recebi novos alinhadores. Isso ainda se repetiu em outubro e em janeiro, visto que continuei insatisfeita com o resultado.

Aqui, tenho observações a fazer. O fato de falar somente com o customer service e ser encaminhada para fazer novos scans me incomodou um pouco. Eu queria ter trocado uma ideia com o dentista do meu caso. Quando fui fazer uma terceira reavaliação, eu já estava bem frustrada e até um pouco arrependida, pois parecia que os dentes superiores não iam mais se alinhar. Entretanto,  preciso destacar que, primeiro,, o SmileDirectClub sempre ouviu minhas insatisfações e buscava resolver. Segundo, eu não tive que pagar por nenhum alinhador extra – e olha que fiz reavaliação três vezes! Em fevereiro desse ano, quase um ano depois de iniciar meu tratamento, finalmente eu fiquei satisfeita com meu sorriso, encomendei minha contenção – que é igual aos alinhadores normais – e uso todas as noites, para dormir, conforme a orientação.

Conclusão

Apesar de ter levado o dobro do tempo previsto, eu não me arrependo de ter seguido o tratamento do SmileDirectClubMesmo com contratempos e desvantagens, foi conveniente para as circunstâncias da minha vida e, de certa forma, foi até rápido. Quando eu comecei o meu tratamento, não existia a opção de 10h/dia. Se fosse hoje, com certeza eu optaria por esse. Tenho um amigo que está fazendo nesse esquema e está curtindo bastante! Abaixo, fotos do meu sorriso atualmente!

Este post não foi patrocinado pela SmileDirectClub – eu paguei pelo tratamento e esse relato é a minha opinião sincera de usuária. Entretanto, caso você decida marcar seu horário, use os links apresentados no post, pois eles são links afiliados e, assim, você apóia o meu trabalho. 


Leave a Response