Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
compras

3 dicas de livros não turísticos com o tema Nova York

Na minha casa, não faltam livros sobre Nova York. Como o meu trabalho envolve falar de Nova York, eu gosto de comprar livros com dicas da cidade – os que mostram uma versão nada óbvia da cidade são meus favoritos. Material de pesquisa, sabe como é. Mas nos últimos tempos também acabei comprando alguns que não tem nada a ver com essa vibe turística. São livros que têm mais a ver com o lifestyle da cidade, com textos curtos e crônicas da vida real. Ideal para quem ama histórias – e para quem ama Nova York, claro.

Todos os links são da Amazon: se você mora no Brasil, vale lembrar que não há incidência de imposto em livros importados!

Ask a Native New Yorker – Jake Dobkin é um nova-iorquino nato e criador do site Gothamist, com foco em notícias, eventos e cultura em Nova York. “Ask a New Yorker Native” se tornou uma de suas colunas mais populares no site. Eu definiria esse livro como um manual básico de sobrevivência em Nova York, para você conhecer as “regras não escritas” da cidade. Todo mundo que mora aqui deveria ler – e quem curte o lifestyle da cidade também vai amar. Em 48 textos curtos e bem-humorados, o livro oferece informações práticas sobre transporte, procura de apartamentos e até mesmo o cultivo de relacionamentos para qualquer pessoa que seja nova na Big Apple. Os assuntos incluem “Por que Nova York é a maior cidade do mundo?”, “Onde devo morar?”, “Onde você encontra paz e sossego quando se sente sobrecarregado?”, “Tenho que dar esmola para o mendigo do meu bairro?”e por aí vai. Dobkin é, além de morador, um apaixonado pela cidade, e deixa isso bem claro nos seus textos.

Modern Love – Modern Love é o nome de uma das colunas mais aclamadas do NY Times, que também virou podcast. Traz histórias de amor modernas, especiais e nada óbvias de pessoas comuns. E sabe o que é mais legal e que essa coluna/livro prova? Todo mundo tem uma história. O livro traz uma coletânea das histórias mais populares, provocativos e inesquecíveis da coluna dos últimos quinze anos. Uma história melhor que a outra! Algumas das histórias não são convencionais, enquanto outras são bem familiares. Alguns revelam a maneira como a tecnologia mudou o romance para sempre; outros exploram as lutas atemporais vividas por quem já procurou por amor. Mas todas as histórias são, acima de tudo, honestas. Juntos, eles contam a história maior de como os relacionamentos começam, geralmente fracassam e – quando temos sorte – perduram.Vale lembrar que Modern Love virou série da Amazon Video no ano passado – e os episódios são baseados em histórias da coluna publicadas nesse livro.

Goodbye to All That / Never Can Say Goodbye – os dois livros têm a mesma vibe e foram organizados pela mesma escritora, então coloco eles aqui juntos. O primeiro traz 28 histórias viscerais e emocionantes sobre a eterna magia – e inevitável miséria – da vida em Nova York. Os textos geralmente começam como histórias de amor, com a paixão de algo recém-descoberto – a multidão de multidões de metrô, as ruas cheias de energia maníaca e a certeza de que este é o único lugar na Terra em que podemos nos tornar exatamente quem deveríamos ser. Eles também compartilham a tristeza que surge quando a metrópole perde sua magia e as pressões da vida frenética de Nova York se esgotam. São histórias cheias de nostalgia e melancolia.

Já o segundo livro é uma nova coleção de textos originais sobre o que mantêm os escritores ligados à cidade de Nova York; é uma celebração do cidade que nunca dorme.  É para todos os amantes de Nova York – independentemente de ou você não chamar ou não a Big Apple de lar.

O que faz desses livros especiais é, pra mim, aquela questão que mencionei anteriormente: todo mundo tem uma história!

  • Esses livros são todos em inglês – são leituras muito fáceis!
  • Os links apresentados no post são de afiliados – não custa nada a mais comprar por eles e você ajuda o meu trabalho! Além disso, se você mora no Brasil, vale lembrar que não há incidência de imposto em livros importados!

Leave a Response