Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
compras

Guia do casaco de inverno em Nova York

O inverno é a estação que mais causa encantamento e também receio, preocupação e ansiedade nos turistas que visitam Nova York. A ansiedade de ver a neve (que nem aparece tanto por aqui, já falei sobre isso neste post aqui) se mistura ao medo de encarar temperaturas extremas – muitas vezes negativas – e de não aproveitar direito a viagem. Primeiramente: calma! Viajar para Nova York no inverno requer um pouquinho mais de planejamento, mas não é impossível. Se fosse tão apocalíptico assim, as pessoas nem viveriam aqui, certo?

Uma das dúvidas/preocupações mais comuns se refere ao look de inverno – e como depois de praticamente 6 anos aqui eu fui aprendendo cada vez mais sobre esse assunto, decidi fazer mais um post para falarmos sobre casaco de inverno. Lembre-se: o segredo para se vestir bem no inverno não é vestir dezenas de peças e sim poucas e boas. A qualidade das camadas que você veste vai determinar o quão protegido você estará. A seguir, você confere dicas do que observar num casaco, além de sugestões de modelos para comprar.

Dicas práticas

  • Priorize qualidade – você sabe o quão importante é ler a lista de ingredientes de um alimento no mercado, certo? Assim como a lista de ingrediente de um cosmético, certo? É a mesma coisa com roupas! Adquira o hábito de ler a etiqueta de composição, ainda mais quando falamos de casacos. Muitos são feitos de acrílicos baratos e sem qualidade – não se engane, marcas famosas também fazem isso. Às vezes, você encontra algo anunciado como “lã” mas na realidade há apenas uma pequena porcentagem de lã e, em seguida, 80% de nylon e elastano.
  • Observe o comprimento – há casacos de todos os tamanhos: os que ficam na altura da cintura, os que cobrem até o quadril, os que vão até o joelho e até mesmo os que vão até os tornozelos. Para temperaturas extremas – e para garantir que você ficará aquecido e bem protegido – priorize casacos que cubram pelo menos até o quadril. Casacos pela cintura não são suficientes.
  • Detalhes importantes – bolsos e capuz são essenciais num bom casaco de inverno – mesmo que você use luvas e touca, são detalhes que fazem a diferença, especialmente nos dias com mais vento.
  • Isolamento – para o frio extremo, é importante que o casaco tenha isolamento, que é o preenchimento do casaco. Lembre-se que casacos de lã e couro geralmente não têm isolamento. Para identificar um casaco com isolamento, veja a foto abaixo. Eles têm uma aparência mais “fofinha”, pois contam com preenchimento.
  • Tenha paciência – entender suas necessidades, entender o que você precisa e saber o quanto você pretende investir são fatores que te ajudarão muito na hora de escolher um bom casaco de inverno! Explore as opções com calma e atenção!

Selecione o tipo certo de isolamento/preenchimento

Os isolamentos mais comuns nos casacos são down e sintético. Entenda:

Down é um isolante clássico, feito de penas de patos e gansos, conhecido como plumagem. É o isolamento mais leve do mercado e muito quente, pois retém o calor do corpo enquanto mantém a respirabilidade. Casacos com isolamento down geralmente contam com uma classificação de preenchimento que normalmente varia entre 500 e 900. Quanto maior a classificação, mais quente a jaqueta. A desvantagem desse material é que ele perde sua eficácia se ficar molhado. Se isso for uma preocupação, observe que alguns casacos desse tipo contam com revestimento resistente à água. A principais características do preenchimento Down são:

  • Super leve;
  • Muito quente;
  • Pode ser facilmente embalado;
  • Longa vida útil quando adequadamente cuidado.

Sintético – o isolamento sintético é geralmente composto de fibras de poliéster. Ao contrário do que acontece com o isolamento down, o isolamento sintético pode reter o calor quando molhado e seca facilmente. Esses materiais imitam as qualidades de aquecimento do isolamento down. Embora geralmente seja mais volumoso e pesado do que o isolamento down, o sintético é igualmente quente, geralmente tem um preço médio mais baixo e pode suportar climas úmidos. O isolamento sintético é medido em gramas de um metro quadrado. Quanto maior o número, mais desse material é usado no revestimento. Observe que o “volume” do casaco não é indicativo do calor da jaqueta sintética – as fibras superfinas no isolamento podem criar jaquetas finas e ainda quentes. Números como 40g ou 60g em um preenchimento sintético indicam o peso em gramas de um metro quadrado desse isolamento. Mas há uma desvantagem – o isolamento sintético pode ser volumoso e pesado. A principais características do preenchimento sintético são:

  • Resistente à agua;
  • Pode ser lavado na máquina;
  • Geralmente mais barato.

LEMBRE-SE: Embora cada tipo de isolamento tenha seus benefícios, no final do dia, são as SUAS necessidades que determinarão qual deles escolher.

Como ler etiquetas e descrição nos sites – vocabulário prático

  • Body shell – refere-se ao exterior do casaco.
  • Sleeve – mangas
  • Lining – tecido do forro
  • Filling – preenchimento
  • Hood – capuz
  • Faux fur – pele fake
  • Wool – lã
  • Acrylic – acrílico
  • Polyester – poliéster
  • Waterproof – à prova d’água
  • Water-resistant – resistente à água

Dica: se você estiver comprando pela internet, essas informações sempre estarão na descrição do item!

Dicas de onde comprar seus casacos de inverno

Se a ideia não é gastar muito:

Uniqlo – a marca japonesa é referência em roupa para o clima frio e, além dos itens térmicos, conta com casacos e parkas com preenchimento down.

Macy’s – essa loja clássica e famosa oferece casacos das mais variadas marcas, como Calvin Klein, Michael Kors, Ralph Lauren e Cole Haan. E sempre tem promo rolando! Utilize os filtros para buscar por opções com down ou sintéticas

threup – é uma loja on-line de consignação e brechó que vende roupas femininas e infantis de segunda mão – a ThredUp tem cerca de 55 mil marcas, de Gap a Gucci, com até 90% de desconto comparado aos preços/lojas “normais”. A ThredUp está em posse de todos os itens e, por isso, tudo passapor um rigoroso controle de qualidade antes de ser listado. Os itens são classificados nas seguintes condições: excelente / muito bom / bom. Já comprei um casaco excelente lá por $16! Ganhe 40% de desconto mais frete grátis em seu primeiro pedido através deste link.

Se você quer investir mais em termos de qualidade e design:

Mackage – a marca é de Montreal ficou famosa pelos seus casacos lindíssimos que já foram usados por celebridades como Meghan Markle, Gwyneth Paltrow, e Madonna. Seus casacos se destacam pelo design diferenciado e mix de tecidos. É uma marca com uma pegada de luxo, mais cara – mas longe do preço do mercado de luxo.

SAM. – marca relativamente nova no mercado e de Nova York – a SAM conta com casacos e jaquetas com preenchimento down e design super moderno e descolado. Amo os casacos deles!

Aritzia – marca canadense incrível que conta com a coleção Super Puff, com casacos que suportam até -30°.  Projetados com proporções maximalistas, são feitos de um inovador tecido japonês que repele a água e dá liberdade de movimentos. Além disso, ele contém 100% de preenchimento down de origem responsável – ou seja, as penas e plumas vêm de animais que não foram submetidos a danos desnecessários. Ou seja, são penas e plumas que caíram naturalmente dos animais.

Patagonia – além de ser uma marca de qualidade – especialmente considerando prática de esportes e afins, seus processos são sustentáveis e responsáveis e o serviço de atendimento ao consumidor é excelente. Meu marido, minha irmã e meu cunhado têm casacos da marca e já usaram até na Islândia!

Moose Knuckles – marca canadense referência quando o assunto é casaco de inverno – já perceberam que muitas das marcas são do Canadá né? Além dos casacos serem de altíssima qualidade e próprios para temperaturas extremas, o design também é lindo. Tive a oportunidade de experimentar durante um evento e fiquei impressionada!

 

Quer incrementar o roteiro de inverno? Adquira Inverno em Nova York, meu guia específico com dicas para ajudar no planejamento da viagem durante o inverno! Clique aqui! 

Dicas finais:


1 comentário

  1. Oi Laura!!! Comprei um casaco pro meu marido da Old Navy, e o nome do casaco era “frost free”, ele tem preenchimento de polyester e o comprimento é abaixo do quadril! É water resistance Tb e tem capuz. Apesar de não falar qtos gramas tem, se o casaco se chama “Frost free” ele deve ser adequado pra neve, né?

Leave a Response