Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
Crianças

Museu em Nova York para crianças – Children’s Museum of the Arts

Uma das coisas que eu mais gosto de Nova York é a diversidade de basicamente tudo. Criar filho aqui é definitivamente diferente da maioria dos lugares: os apartamentos são pequenos, não temos carros, andamos à pé, de metrô, de patinete por tudo e assim vai. Como tudo nessa vida, morar em NYC tem os perrengues diários, mas tem os benefícios infinitos também. E aí chego na diversidade outra vez em que essa cidade proporciona às crianças todos os dias. Não só pelos parquinhos que têm pela cidade toda (NYC é a cidade que mais tem parquinhos nos EUA segundo o site www.statista.com), mas a cidade também proporciona inúmeras outras coisas para as crianças. 

Um dos lugares que eu mais gosto levar o Dylan é o Children’s Museum of the Arts (CMA), que fica no bairro do SoHo. Arte, quando introduzida de forma divertida, simples e interativa para a criança torna-se parte da rotina dela, fica fácil de entender. E o CMA é assim, um museu pequeno e focado em atividades para as crianças, não só em mostrar o que é arte, mas deixar eles fazerem e aprenderem. O Children’s Museum of the Arts tem exibições de artistas nas paredes – às vezes quadros, às vezes fotografia, às vezes alguma instalação, tem sala de som (afinal, música é arte também), ateliê, e pra quem aqui em NYC eles oferecem aulas semestrais ou colônia de férias. 

Este Children’s Museum of the Arts é um museu sem fins lucrativos e todo mundo que trabalha é, de alguma forma, um artista ou professor de arte. O CMA acomoda crianças desde os 10 meses com as aulinhas até 15 anos de idade, com projetos vai avançados de arte como fotografia, animação, edição, letras de música ou de histórias, e o que mais você puder imaginar. Então, ter acesso à tudo isso é realmente um benefício incrível.   

Desde que o Dylan (meu filho tem 4 anos) completou um ano de idade mais ou menos começamos a ir lá. O CMA é legal porque oferece classes todos os dias para crianças de até cinco anos e quem quiser ir é só aparecer – as aulinhas custam $30 por família e tem todos os dias das 10:45 da manhã até ao meio-dia. As aulas são feitas de brincadeiras livres no início com massinha, blocos, pintura, atividades com cola e mais um monte de coisa pra estimular crianças a criarem arte. Depois disso tem música e leitura de algum livro para criança relacionado à arte. Acho que levei o Dylan nessas aulas uma vez por semana por quase dois anos. Ele sempre adorou! 

Outra coisa bem legal que o museu oferece é o Clay Bar, ou seja, a sala de argila para crianças mais velhas (aconselhado para crianças de cinco anos ou mais). Para essa atividade é bom marcar horário pois o espaço é limitado. Mas as crianças aprendem a modelar argila junto com um instrutor e sempre tem um tema específico. Confesso que modelação de argila é divertida para os adultos também, haha.  

Quem estiver passeando com os pequenos por NYC, vale a pena visitar o Children’s Museum of the Arts. Um opção bacana pra quem estiver andando pelo SoHo/West Village e precisa de alguma coisa para os pequenos gastarem energia entre uma compra e outra ou entre um ponto turístico e outro. 

FIQUE LIGADO:

Próximas exibições:

Atualmente nas paredes do CMA estão cheias de artes que foram doadas por artistas para um leilão em apoio ao museu. Logo mais, no meio de Dezembro a exibição muda e o tema será “Home Sweet Home”, uma exibição em que visa mostrar que casa vai além do lugar em que moramos, mas sim o lugar em que vivemos, um abrigo, refúgio, um lugar em que nos conectamos e criamos uma identidade. Eu, particularmente, estou super curiosa para ver essa exibição. 

Já na ponte, que é um lugar do museu que tem coisas mais interativa para as crianças, a nova instalação será com grilos! Isso mesmo, grilos! E com grilos vivos essa instalação tem o objetivo de mostrar para as crianças que muitos insetos trazem benefícios e são essenciais para o nosso ecossistema. E, obviamente, quem está curioso pra visitar essa instalação é o Dylan. 

Como eu disse no começo do post, uma das maiores vantagens de Nova York é a diversidade, é a oportunidade de expor as crianças à tudo isso. O CMA mora no nosso coração e vale a pena colocar no roteiro se você vir visitar a cidade com criança. 


Leave a Response