Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
Crianças

Como vestir as crianças para um frio extremo como o de Nova York

O frio extremo é algo que preocupa muita gente na hora de escolher o destino da viagem, principalmente em uma viagem com crianças. Eu, meu marido e a minha filha, moramos atualmente no Canadá, na cidade de Calgary, onde passamos por temperaturas extremas durante praticamente três meses do ano e temperaturas baixas por seis meses. Posso afirmar com toda a convicção e experiência de uma pessoa há quatro anos morando aqui e dois anos e meio com uma criança canadense que ama a neve pode ter: é possível viajar para o frio extremo com as crianças, desde que você saiba como vesti-las.

Acredito que essa seja uma das perguntas mais frequentes que eu receba no meu blog: “que roupas preciso levar para os meus filhos ao visitar um lugar o frio e com  neve?”. A minha resposta é sempre a mesma: roupas térmicas e apropriadas para o frio que você vai enfrentar.

O primeiro passo é sempre conferir a média das temperaturas na época da sua viagem. O segundo é lembrar da máxima: “Aquecer sem super-aquecer as crianças”. Criança não gosta de vestir muita roupa: eles reclamam, é difícil para trocar fraldas e levar ao banheiro se esse for o caso, a roupa fica suja, eles podem perder o equilíbrio caso estejam usando muitas camadas. Meu segredo é:

  • Poucas camadas
  • Roupas térmicas
  • Impermeáveis
  • Fáceis de tirar e trocar (para facilitar a ida ao banheiro e trocar a fralda, se for o caso)

Como ilustração, eu mostro pra vocês o tipo de roupa que vestimos a Bibia em um dia comum, passeando na rua com um frio extremo e explico melhor sobre a escolha das peças:

Agora, vamos falar sobre as camadas?

Primeira camada – para as primeiras camadas – tanto blusa quanto calça – eu indico as da Uniqlo para crianças maiores ou qualquer primeira camada que seja produzida com lã de merino. Meia calça de lã também é uma boa opção para esquentar. As da Zara Kids e GAP Kids são as mais resistentes ao frio.

Segunda camada – para a segunda camada, vai depender muito do tempo na rua e do lugar que você vai. Eu gosto de usar calças impermeáveis para minha filha para passear muito tempo na rua – porque eles caem muito fácil e se encostam em tudo e o resultado é que acabam se molhando. Então é uma boa escolha investir em alguma calça resistente. Eu indico peças da Carter’s para os mais novos e da Oshkosh ou GAP para os maiores. Tem preços bons e são bem resistentes.

Para ambiente interno, eu indico as clássicas calças de moletom da GAP ou as de lã da Zara.

Terceira e última camada – para escolher a última camada, sua preocupação número um precisa ser o vento – nos dias em que a neve está forte, por exemplo, o vento faz com que a sensação de frio seja mais intensa. Priorize jaquetas leves e com isolamento, como os casacos da Uniqlo ou Patagonia – você pode encontrar nas próprias lojas da marca e na Nordstrom.

São marcas relativamente acessíveis, tendo em vista o investimento em uma roupa de boa qualidade, que vai durar muito tempo, é fácil de limpar e fácil de guardar. No caso da Patagonia, eles reciclam e fazem novos casacos com o material do antigo. Eu sempre prezo por qualidade e materiais que possam ser reutilizados depois. Ambas as marcas possuem casacos extremamente fortes e que aguentam temperaturas negativas e podem ser usados em temperaturas mais amenas também, sem fazer a criança passar calor. 

A North Face também possui casacos leves e com pelego para crianças – eles são um bom investimento e também são impermeáveis. Mas eu só indico se a criança mora de fato em lugar de frio extremo – eles não são muito leves para o dia a dia, apenas para os momentos de contato com a neve – com um snowsuit por exemplo ou para a criança brincar em um playground na rua.

Acessórios para as extremidades

Não podemos esquecer do mais importante para crianças – e ao mesmo tempo o mais difícil: as extremidades. Crianças geralmente não gostam de usar luvas e toucas. Quando muito pequenas, não existem luvas para o tamanho deles que sirvam nos dedinhos pequenos, por isso acabamos usando as que parecem um “saquinho”. Elas são difíceis de se manter no lugar. As mais fáceis para crianças até 3-4 anos são as luvas da Columbia na minha opinião. Elas são as que se encaixam melhor na mão dos pequenos. Para o dia a dia no frio, indico as luvas de lã da Carter’s para qualquer idade – preço bom e de boa qualidade.

Sobre toucas: qualquer marca que tenha fleece na parte da frente – eles sentem muita coceira sem o fleece e ele ajuda a aquecer as orelhas também. Para os muito pequenos, dê preferência para toucas que prendam embaixo do pescoço – estilo balaclava, como as da Joe Fresh.

Para os pés dos pequenos, eu já testei todos os tipos de botas para a Bibia. Já comprei tantos pares pensando ser o melhor investimento! Quando se mora em um lugar frio, você pode ter várias botas, vários tipos de sapatos para várias temperaturas. E claro: meias térmicas – que você encontra no Walmart, Amazon, Uniqlo ou pode até já trazer do Brasil. 

Em uma viagem, quando se precisa escolher apenas uma bota, eu indico com a mais absoluta certeza as botinhas da UGG – modelo clássico. Elas não são as mais bonitas, mas elas são DEFINITIVAMENTE as mais quentes. Você tem a opção de comprar a impermeável ou não – elas custam o dobro do preço na opção impermeável, mas vale cada centavo – reclamar de calor no pé no meio do frio extremo é um luxo.

Dica para os bebês pequenos!

Com relação a bebês pequenos, que ainda são transportados em car seat – geralmente até 1 ano de idade – eu recomendo todas as roupas de fleece da Carter’s com alguma roupa de algodão por baixo. São elas que evitam aquele suador do bebê, porque deixam ele transpirar. Protetor de car seat é bem relativo, eu sempre priorizei uma roupinha confortável para o bebê e cobertores térmicos para enrolar no car seat. Não esqueça que a maioria das cidades que lidam com temperaturas geladas, possuem boa infra-estrutura dentro dos lugares. A maioria tem calefação e você vai precisar tirar o casaco e as cobertas das crianças (o seu também!). Então é melhor que sejam leves.

Minha última dica pra quem vai viajar para o frio é: comece a vestir as jaquetas, toucas e luvas, alguns minutos antes de sair de dentro de algum lugar. Sinta um pouco de calor e saia para rua. A sensação de frio se ajusta e seu corpo se mantém quente. Não, você não vai deixar as crianças doentes saindo da temperatura quente para a fria. Essa dica foi dada pelo pediatra da minha filha, no dia que ela nasceu.  

Espero que vocês tenham gostado e que esse post possa ajudar muitas pessoas a planejar suas viagens. Não tenham medo do frio, ele pode ser extremamente prazeroso para as crianças quando elas estão vestidas da maneira correta.

DICAS FINAIS:

  • Todas as marcas citadas no post contam com lojas físicas em Nova York – basta buscar no Google Maps pelo endereço mais próximo de você.
  • Uniqlo / Carter’s: ao fazer suas compras online, você pode trocar ou devolver na loja, sem custo adicional. Além disso, existe a opção de retirar na loja.
  • Ugg / The North Face / GAP ao fazer suas compras online, você pode trocar ou devolver na loja, sem custo adicional.
  • Os links apresentados no post são de afiliados – não custa nada a mais comprar por eles e você ajuda o meu trabalho!


Leave a Response