Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
gastronomia

Três restaurantes espanhóis em Nova York

Desde que eu conheci a Espanha, em dezembro – tem vídeos e posts aqui no blog, só clicar aqui – eu me tornei uma apaixonada pela culinária espanhola. Particularmente, pelo sistema de tapas, que consiste em várias pequenas porções, para dividir. Vários restaurantes não espanhóis hoje em dia se baseiam nessa filosofia para montar seus menus, o que eu acho bem legal. Mas, além da sistemática, eu curto mesmo o que é servido como tapa em um restaurante espanhol. Desde que voltamos da Espanha, comecei a explorar mais essa parte da gastronomia aqui na cidade e, nesse post, indico três restaurantes espanhóis que a gente adora (já repetimos o primeiro e o segundo da lista, inclusive).

Boquería – conta com cinco endereços na cidade.Na realidade, o restaurante foi inspirado nos bares de tapas e cervejarias de Barcelona – a família do chef responsável de lá, inclusive. O local é super movimentado e cheio de gente jovem. Tem uma vibe bem descolada. Tem uma variedade bem interessante de tapas – vegetarianas, com carne, com frutos do mar, incluindo paella e parrillada.  As tapas começam em U$6. Minha pedida aqui: Pan con Tomate (U$6) – um pão grelhado com tomate, alho e azeite de oliva, um clássico espanhol; Patatas Bravas (U$10) – que são batatas crocantes com molho picante e molho à base de alho; Croquetas Cremosas (U$12) – que são seis croquetes, três de cogumelos e três de presunto de parma; Escalivada (U$12), uma espécie de caponata com iorgurte e azeite de oliva, servida com pão quentinho. Tudo é muito, muito gostoso! Uma dica que acho super válida é que o Boqueria tem Happy Hour de segunda a sexta, geralmente das 15h até às 19h (até 18h30 no Flatiron), e os preços são mais em conta: Sangrias por U$6, cervejas por U$4 e tapas a partir de U$3 (a mais cara sai por U$10) – ou seja, tudo por praticamente metade do preço. Aos fins de semana, o Boqueria serve brunch e tem uma promo especial de um prato + sangrias e mimosas ilimitadas or U$39. Recomendo fortemente fazer uma reserva, pois o local é bem movimentado!

Endereços: 260 West 40th Street (vai abrir em breve) / 53 West 19th Street / 171 Spring Street / 1460 Second Ave / 590 Fulton St, Brooklyn. 

 Tomiño Taberna Gallega – O restaurante fica em Little Italy, misturado com um pouco de Chinatown. O espaço é muito bonito, amplo e aconchegante e o destaque do menu fica por conta das tapas. A ideia, como o nome sugere, é oferecer o que a gastronomia gallega tem de melhor. As tapas incluem opções como croquetas, empanadas, tortillas, além de opções com chorizo e frutos do mar. Os preços começam em U$8 e vão até U$21. Também há pratos principais, a partir de U$22. Minha pedida aqui: Croquetas (U$8), com quatro unidades, Pulpo à feira (U$18, polvo) e também Chorizos al Infierno (linguiça apimentada, U$10).

Endereço: 192 Grand Street. 

Pil Pil – esse aqui a gente conheceu recentemente, por acaso. Também tem um menu caprichado de tapas, à base de carne, vegetais ou frutos do mar – incluindo clássicos como o Pan con tomate (U$7) e Pulpo a la Gallega (U$15). Além disso, tem uma variedade grande de croquetas, com quatro sabores (porções a partir de U$9). O que a gente experimentou aqui foi o brunch, que rola sábados e domingos, das 11h às 16h. Funciona da seguinte forma: o menu apresenta 12 opções de tapas, de quatro regiões da Espanha – Catalúnia, Andalucia, Galicia e Basco. São três tapas de cada região e a ideia é você escolher uma região e as três tapas saem por U$17,95. A princípio, achamos que seria pouco, mas foi totalmente suficiente! Por mais um valor fixo – U$16 – dá para beber sanguia à vontade. Sem contar que o ambiente é rústico e muito bonito.

Endereço:  265 E 78th St.

Bônus! Quando eu falo do meu amor pela culinária espanhola, eu falo bem sério! Tanto que descobri o livro de receitas do Boquería e não perdi tempo: comprei um pra gente. Além do livro ser lindo e super bem diagramado, com fotos bem bacanas, há muitas receitas e todas bem explicadinhas. Você pode comprar o seu na Amazon, clicando aqui.


1 comentário

  1. Adoro as suas dicas.
    Mas, às vezes, sinto que ficaremos perdidos😉😁.
    São Muitasssssss opções!!!!
    Iremos para ficar cinco dias…..poucos para tantaaaaa novidade.😲

Leave a Response