Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Tudo sobre a NFL Experience em Nova York

O futebol americano não é um esporte muito popular entre os brasileiros – mas eu sei que há uma boa parcela de pessoas que entende, curte e acompanha o esporte. Para os americanos, é uma paixão nacional. Antes, para sentir um pouco da emoção, só mesmo assistindo a um jogo da National Football League – ou NFL. Aqui no blog, tem post com todas as dicas, inclusive. A boa notícia é que agora os aficcionados pelo esporte terão outro lugar para celebrar toda essa paixão – pelo menos em Nova York. No início de dezembro, a cidade ganhou uma nova atração, o NFL Experience. Com quatro andares e 40 mil metros quadrados,  a atração proporciona aos fãs a experiência de futebol americano mais interativa e extensa do mundo. Estive lá na semana passada para conferir de perto e, confesso: estava com as expectativas baixas. Não entendo nada sobre o esporte – mas se eu, que sou leiga, achei o máximo, fico imaginando o quão legal deve ser para quem curte!

Atração é resultado da parceria entre a própria NFL com o Cirque du Soleil Entertainment Group, marcando o primeiro empreendimento esportivo experiencial da empresa com dos principais criadores mundiais de entretenimento ao vivo. O objetivo é oferecer aos fãs uma experiência autêntica e cativante, que faça eles terem uma imersão completa – do vestiário ao estádio. Tudo isso através de vários ambientes.

A visita começa no quarto andar, no ambiente The 32’s, onde há telas interativas para explorar cada um dos 32 times da liga, além de várias vitrines com objetos relacionados a cada um – de bonés a camisas, de autógrafos a ingressos, de bolas a produtos promocionais, de recortes da imprensa a flyers. Dali, você parte para o The Stadium, um cinema 4D com capacidade para 180 pessoas que exibe um vídeo de 10 minutos, contemplando vários momentos importantes e marcantes do que é uma partida de futebol americano. Mas o mais legal é que as poltronas vibram e se mexem de acordo com o movimento dos jogadores. Tem até chuva de papel picado para simular neve. Achei fantástico!

A próxima sala é a The Equipment Room, onde, além de ter acesso a camisa, luvas, tênis e outros acessórios usados como uniforme, você pode também testar suas habilidades através de atividades digitais e… físicas! Sim, tem o Blocking Trainer, para você testar como está sua defesa e o Vertical Jump, para ver se você consegue pular tão alto quanto os jogadores. Na área Suit Up você escolhe seu time, seleciona seu número e se transforma num jogador real com a ajuda da tecnologia digital de rastreamento de rosto que o coloca como uma imagem gerada por computador de sua estrela favorita. Tem também o Game Plan, onde você aprende mais com o treinador Jon Gruden através de um jogo real. Este sistema de projeção dá aos visitantes a experiência de participar de uma reunião de Quarterback com Gruden. Ainda há o Huddle Up, uma experiência de ponto de vista imersiva que o coloca dentro da equipe – monitores de mídia personalizados e jogo de jogo interativo permitem que você seja o quarterback enquanto escolhe seu receptor e executa o jogo. E também o Quarterback Challenge, onde você escolhe seu time e tem três tentativas para arremessar a bola, tudo com estatísticas de desempenho.

Já na ala final da atração, tem o Super Bowl Celebration, uma sala toda decorada e com telões de vitória, o Champions Stage, onde você pode fazer fotos com o troféu e também conferir os aneis, além do Postgame Tunnel, um túnel com 42 telões espelhados, que oferece uma perspectiva única do jogo, tanto do jogador quanto da perspectiva do fã, com imagens exclusivas e nunca antes vistas. Para encerrar, como toda atração que se preze, tem uma loja de souvenirs com muitos objetos relacionados: camisetas, bonés, chaveiros, mini bolas…

Minha conclusão? Sim, eu não entendo nada do esporte, mas mesmo como leiga reconheço o esforço para oferecer ao público uma experiência completa. É uma imersão mesmo, dá para sentir um pouquinho de tudo, desde o treinamento à emoção do jogo. A coletânea de objetos é riquíssima. As experiências tecnológicas são muito bem feitas. Não tenho dúvidas de que será um prato cheio para quem gosta! Outra vantagem, ao meu ver, é que acaba sendo uma opção para os fãs que não estão na cidade em época de temporada e/ou não têm grana para comprar um ingresso para os jogos.

O NFL Experience abre todos os dias, a partir das 10 da manhã. Os tickets custam U$29 para crianças de 5 a 12 anos e U$39 para adultos. Você pode comprar na hora ou pela internet

Endereço: 20 Times Square – esquina da 7th Avenue com a 47th Street. 


Leave a Response