Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
Diário de viagem

Diário de viagem a Nova York – Bruno dos Santos

O Diário de Viagem é uma seção que traz relatos de leitores do blog. Nesses relatos, eles contam como foi a viagem a Nova York, o que mais gostaram de fazer, o que não gostaram, dividem dicas, enfim: um diário mesmo. O convidado de hoje é o Bruno dos Santos, de São Paulo, SP. Ele ficou 7 dias na cidade, entre novembro e dezembro de 2017.  Para conferir mais relatos, clique aqui.

Já estive em Nova York em 2012, mas foi um intercâmbio de 30 dias e eu fiquei fora de Manhattan, mais precisamente em Tarrytown. É uma cidadezinha em upstate que fica a uma hora de viagem de Manhattan. Era mais difícil para eu me deslocar – isso acontecia mais aos fins de semanas, quando não tinha aula. Sou leitor do blog e sigo a Laura tanto no Instagram quanto no YouTube. As dicas foram muitos valiosas para esta viagem e eu espero que, contando um pouco da minha jornada, também possa colaborar com os futuros viajantes. Eu sou muito sistemático às vezes e gosto sempre de planejar as coisas. Então, antes da viagem, comecei a pesquisar passagens, hoteis, passeios e, nesse ponto, digo a todos: vejam as dicas da Laura, pois o conteúdo é muito valioso e me ajudou demais.

A viagem durou sete dias, de 28 de novembro a 4 de dezembro. Após o período de pesquisas, fechei as passagens pela Latam, resgatei algumas milhas que estavam à disposição e, com isso, consegui um fôlego a mais para a viagem.

1° dia: O voo para o Aeroporto JFK saiu às 23h35 de Guarulhos. Já havia viajado pela Latam para Nova York na época que ainda era Tam. Não tenho nada a reclamar, o voo foi muito tranquilo e pontual,  serviço de bordo excelente. Pousamos às 6h25 do dia 29.

2° dia: após o desembarque, peguei as bagagens – na realidade só uma mala – e isso é bom deixar bem frisado aos amigos viajantes: com as novas regras de bagagens, não podia mais viajar com duas malas de 32kg e sim duas de 23kg. Como estava sozinho e meu objetivo era curtir sem muitas compras, uma mala e uma mochila me atenderam muito bem. A imigração foi tranquila, com as perguntas tradicionais sobre onde eu  iria ficar e por quanto tempo, nada de nervosismo. Saí do aeroporto usando o  SuperShuttle –dica do blog. Logo na saída, já localizei o balcão do SuperShuttle, entreguei meu voucher e fiquei aguardando meu transfer. Sobre o serviço do SuperSuttle eu recomendo que todos leiam no blog sobre as opções de locomoção dos aeroportos. Optei e fiz a reserva antecipada do SuperShuttle, pois entendi que me atenderia, já que estava sozinho e não queria enfrentar o metro no horário do rush.

Como ir do aeroporto para o hotel?

Após 30 minutos de espera, meu transfer chegou. Pegamos trânsito até a entrada de Manhattan – como eu disse, horário do rush e eu já imaginava isso – aproveitei o caminho para ir matando a saudade. Cheguei ao apartamento onde iria ficar às 9 horas, aluguei um quarto no Airbnb com preço muito bom, num apartamento na 96th Street, no Upper East Side. Apesar de não ser um dos locais mais “glamourosos” da Big Apple, a localização era excelente, pois a linha 6 do metrô estava a menos de 50 metros do apartamento e a linha Q a duas quadras, ou seja, estava muito bem servido de transporte para qualquer lugar de Manhattan. Deixando as coisas no apartamento, já fui ao metrô, comprei meu bilhete ilimitado de 7 dias – dica do blog – e me dirigi ao One World Observatory.

Confira a série de vídeos sobre o metrô.

Comprei o bilhete antecipado com direito a sair da fila e horário marcado para as 13 horas. O passeio foi incrível, as vistas são lindíssimas, a segurança no prédio e ao redor é absurda, já que ali, além dos novos WTC, também temos o memorial e museu, além da novíssima estação de metrô e shopping center. Aproveitei que estava em frente à Century 21 e resolvi ir à loja comprar algumas lembrancinhas. Já conhecia a loja e seus preços baixos – principalmente em produtos como óculos, relógios, perfumes e vestuário e achei os preçs realmente excelentes como de costume. Por ser uma semana após a Black Friday, ainda encontrei preços abaixo do normal, mas em peças “garimpadas”. Saí da Century fui até a Times Square. Gosto muito daquele lugar – só me traz boas lembranças e eu precisava ir até lá no meu primeiro dia na cidade. Comi algo rápido por ali – um hambúrguer no Five Guys. Para mim, é o melhor hambúrguer das redes Fast Food americanas. Depois, voltei ao apartamento, pois precisava descansar.

Conhecendo o observatório do One World Trade Center

3°dia: Logo pela manhã fui ao Starbucks – havia uma unidade logo na esquina. Fui novamente à Times Square, porém, desta vez fui ao Museu de Cera Madame Tussauds. Como havia comprado o New York Explorer Pass, já tinha em mente alguns passeios e esse era um deles. Gostei bastante do museu, já tinha ido a outro em Los Angeles, mas as figuras artísticas mudam de um local para o outro. Ainda na Times, resolvi visitar algumas lojas e, óbvio tirar mais fotos.  Fui até o Rockfeller Center subir ao Top of the Rock e aí, haja coração… Pra mim é a melhor vista de NYC e ainda fui no final de tarde. Apesar do frio, o pôr do sol estava sensacional.  Fiz timas fotos e senti uma emoção que só estando lá para explicar. Saindo do observatório, tirei algumas fotos da arvore de Natal e andei um pouco na Quinta Avenida, descendo até o Bryant Park.

4° dia: Acordei bem cedo e fui para onde? Times Square. Devem estar achando que eu só gosto de lá, mas a realidade é que muitas atrações estão próximas dali. Com o Explorer Pass, fiz o passeio de ônibus Hop On Hop Off, escolhi o destino Downtown e o ônibus sai da Times Square! É um passeio muito bacana para conhecer a cidade, pontos turísticos e curiosidades, o guia vai falando em inglês – porém, há opção de áudio em português. É um passeio demorado – em média 2h30 a 3 horas – então, prepare-se. Você pode fazer paradas ao longo do percurso caso queira! O passeio terminou próximo ao Rockfeller Center, dali já parti para o meu próximo passeio programado, o Empire State. Sei que a vista não é lá essas coisas, mas sabe um lugar que você quer ir e precisa ir? Pois é, eu precisava ir até lá e foi muito gratificante. Fiz o passeio até o observatório e uma dica importante: se puder, compre o Pass, pois ele te dá direito a pegar uma fila diferente e a fila para comprar o ingresso estava enorme! Saindo do Empire, fui até a Macy´s e aproveitei para fazer algumas compras. Os preços estavam razoáveis. Depois, segui para o meu próximo passeio: o Circle Line! Este é o passeio de barco em que você escolhe algum dos trajetos. Fiz o Landmark, que passa pela Estátua da Liberdade e Ponte do Brooklyne foi sensacional! Novamente utilizei o Explorer Pass e notei como era bom ter essa praticidade que te proporciona economia e praticidade! Após o passeio peguei um ônibus direto para onde? Rsrs… Times Square. Tirei mais algumas fotos e jantei no Dallas BBQ- dica do blog e, aliás, muito obrigado Laura rs… Essa dica salvou a noite, preços atrativos e uma ótima qualidade, o lugar estava cheio, mas logo surgiu uma mesa, fui atendido rapidamente!

Clique aqui e cheque 7 restaurantes bons e baratos em Nova York!

5° dia: Já bateu aquela sensação do “logo vou pro Brasil”, até porque resolvi encontrar um amigo que mora em Nova York e não via há muito tempo. O mais bacana disso é que quem vive no lugar conhece aqueles locais que normalmente o turista não vai, e realmente foi isso que aconteceu. Tomamos café – na realidade um brunch – e fomos até o bairro que ele mora: Astoria! E foi surpreendente, pois é tão próximo de Manhattan e tão calmo…Visitamos um parque muito bonito e saindo dali fomos até o Hunters Point no Queens, e que vista maravilhosa do skyline de Manhattan!

Quer saber mais sobre o parque? Clique aqui.

Dali, peguei um Uber para ir ao Brooklyn assistir uma partida NBA. Chegando ao Barclays Center, vi que existe uma estação de metrô com saída em frente ao estádio. então, quem for até lá dê preferência ao metrô! Eu me dirigi à entrada, mas fui orientado a ir para outra fila, pois estava mochila e precisaria de revista. Ainda bem que cheguei cedo, pois esse procedimento demorou 30 minutos! Isso já serve de aviso: caso você for a um jogo da NBA com mochilas, existe uma revista muito mais criteriosa, então, vá com mais tempo! O estádio é sensacional, tudo fácil de encontrar: orientadores por todas as partes, comidinhas e um show à parte dentro de quadra que só os americanos sabem fazer! Recomendo chegar com pelo menos 20 minutos de antecedência para não perder o hino americano e a apresentação dos jogadores, que são um show à parte. Saindo do ginásio, peguei o metrô e fui até à Apple Store, no Soho. Havia comprado o novo Iphone e pedi para retirar nesta loja. Resolvi comer algo pelo Soho. Eu sou fã de fast food, não dá pra negar, e, apesar de estar num bairro mais sofisticado, não resisti a um belo pedaço de pizza! Não tenho falado muito sobre restaurantes, pois vai de cada um, eu curto fast food – então, qualquer lugar provavelmente me atende, mas aqui no blog existem várias dicas boas e eu fui a dois locais indicados pela Laura e que com toda certeza valem muito a pena.

Jogos de basquete em Nova York: ingressos, calendário e mais dicas!

6° dia: Já era domingo, véspera da volta e acordei muito cedo, pois neste dia tinha outro evento esportivo, porém, fora de Manhattan! Fui até o Metlife Stadium, em New Jersey para assistir um jogo da NFL! Tomei um café reforçado e fui até à Penn Statio.  Fiquei impressionado com a organização – comprei o ticket de round trip, ou seja, ida e volta, por 12 dólares e esperei o trem. O trajeto total leva aproximadamente 1 hora, então, é bom se programar. Saindo da Penn Station, fizemos uma baldeação na próxima estação, já em New Jersey e em seguida chegamos ao estádio, e que estádio! O que eu disse sobre jogo da NBA vale também para o da NFL. Chegue com 20 minutos de antecedência em sua cadeira para viver a experiência do hino nacional e entrada dos jogadores! Estava bem frio neste dia e, como o estádio é aberto, é preciso se agasalhar bem! Na entrada do estádio, mais uma vez eu estava de mochila, porém havia lockers para que eu deixasse a mochila. Após o jogo, você pode pegá-la de volta. O estádio oferece uma estrutura excelente, com vários lugares para comer e beber sua cerveja – permitida até o fim do 2° quarto apenas! Após o jogo, voltei para Manhattan. Estava cansado, então fui dar uma volta próximo à Brooklyn Bridge. Não cheguei a subir ou atravessar a ponte, pois já tinha feito esse passeio em 2012, mas vale muito a pena! Voltei para o apartamento, era hora de arrumar e pesar a mala, pois no dia seguinte eu iria voltar para o Brasil!

Futebol americano em Nova York: ingressos, calendário e mais dicas!

Tudo sobre a NFL Experience em Nova York

7° dia: Acordei cedinho já com a mala arrumada e devidamente pesada. Aliás, aconselho a todos levarem aquelas balanças portáteis de mala, pois quebram um galho enorme! Fui para o Central Park, e, como era uma segunda-feira e hora do rush, eu pude vivenciar o que só via em filmes e seriados: aquele pessoal correndo, outros apenas atravessando o parque com passos apressados e seus copos de café na mão… É impossível você não reparar e não se sentir encantado e dentro de um filme ou seriado! Aquele verde e calmaria rodeado de prédios e a correria da Big Apple! Como eu já conhecia bem o parque, fiquei alguns minutos apenas, mas aconselh tirar um bom tempo para ver tudo o que o parque oferece caso seja sua primeira vez. Depois, fui me despedir da Times Square rsrs e voltei para o apartamento. Meu voo era às 17 horas, porém o Shuttle estava marcado para as 13 horas e pontualmente estava lá! Peguei um pouco de trânsito até o JFK, mas nada que atrapalhasse: cheguei com folga para despachar as malas e passar pela imigração.

Para finalizar alguns pontos rápidos:

  • Planeje bem sua viagem, se puder já compre os vouchers e ingressos aqui do Brasil (priorize sites oficiais!)
  • Compre o chip de telefone, eu comprei o meu com a Easysim4you.  Saiba mais sobre chips
  • Compre o Metrocard ilimitado, você certamente irá utilizá-lo.
  • Google Maps e o mapa do metrô são essenciais.
  • Uber é uma ótima opção também, utilize os descontos que a Laura disponibiliza no blog. Saiba mais aqui.
  • Pesquise Airbnb além de hotéis, existem excelentes opções por preço muito justo. Clique aqui e confira a série de posts especiais sobre Airbnb.
  • E leia e releia o blog da Laura, com certeza vai te ajudar como me ajudou!

E foi assim minha estadia em Nova York, cidade por qual sou apaixonado e certamente irei voltar! Agradeço demais à Laura, pois suas dicas são valiosas!

Obrigada, Bruno, pelo seu relato e pelo carinho!

Gostaram do relato do Bruno? Se você quiser participar, envie seu relato para análise para laura@lauraperuchi.com COM FOTOS, seu nome completo e cidade/estado. LEMBRE-SE que é preciso ser detalhista. Não precisa escrever um livro, mas seu relato tem que ser informativo!


2 Comentários

  1. Oi pessoal!
    Vou para NY dia 24 agora e vou ficar 8 dias. Tenho umas dúvidas: precisa ter bota impermeável ? Tenho 4 passeios marcados que são à pé. Precisa luva e meia térmica? Só tenho de lã. Alguém sabe onde compra-las barato ai? Porque aqui em São Paulo é o olho da cara! E não quero gastar porque, como não gosto de frio, (naõ sei até agora porque me deu na doida de ir!!!rsrs)tenho certeza que não vou mais viajar para lugares frios assim. Minha filha disse eque em NY e tudo muito caro, que New Jersey é melhor.

Leave a Response