Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
estudar

Cursos de atuação em Nova York

Como eu já disse em outra oportunidade, não é fácil cobrir todos os assuntos em Nova York… afinal de contas, escrever um blog é muito mais do que apenas descrever informações. A ideia aqui é compartilhar através de vivências. E se eu não tive tal vivência, como vou falar a respeito? Bem, algumas pessoas pediram para falar sobre cursos de atuação – beijo Nayara! – e aí eu convoquei a super querida Bia Borin para me ajudar nessa missão. A Bia é atriz, apresentadora e Youtuber do canal NYTipsBR, morou aqui em Nova York e agora está em Los Angeles. Espero que curtam o post – e confiram o trabalho da Bia aqui.

“Se você é ator e quer se aprimorar e ter novas experiências, seu destino será ou Londres ou Nova York. O meu foi Nova York.  Eu já cheguei em uma fase da vida em que nada é muito simples, especialmente quando se tem um filho. Mas ainda sim, é super possível! Tudo depende da vontade, orçamento e planejamento. Agora, se você está começando a carreira… se joga!

Objetivos são importantes!  Você tem que pesquisar muito antes de aplicar para uma escola ou curso. E responda às questões como, por exemplo:

  • Eu quero/posso ficar na cidade por quanto tempo, mais ou menos?  Digo “mais ou menos” porque existem vááááááários casos de pessoas que chegaram para ficar um mês e BUM! Apaixonaram-se pela cidade e estão até hoje por aqui hahahaha
  • Quero me aprimorar no que, exatamente e qual é o meu plano para isso? Teatro musical? Câmera? Ou sou iniciante e quero ter uma experiência em um curso/escola que me dê uma noção geral de tudo?
  • Quero uma graduação de faculdade ou um curso livre?
  • Qual o meu nível de inglês?

A partir destas questões, sua busca será orientada. Além do meu relato, eu entrevistei dois atores que passaram por experiências distintas. Cada história é uma história, claro, e você vai fazer a sua. Aliás, minha dica principal é estar aberto para mudanças no meio do caminho. Sua vivência será mais leve – e incrível.

1. Cursos livres de “acting on film”,  por Bia Borin – São cursos que não dão visto. Seu nível de inglês deve ser mais avançado (não precisa ser suuuuuuuuper fluente não) e você tem que ser um ator mais experiente. Não recomendo para quem está começando. São cursos focados em atuação para câmera, pois o meu foco (lembram-se do “objetivo” acima?) era me aprofundar em cinema e TV. São cursos mais em conta, mas uma vez por semana apenas, girando em torno de 300 dólares/mês. Veja as minhas sugestões:

Apt 929 com Clark Middleton – o Clark é ator maravilhoso, já fez séries como “The Blacklist” e filme com Tarantino. A última série que ele fez foi “The Path”. As aulas são verdadeiras discussões sobre atuação, e você fica com o material gravado na semana, o que é legal para ter um portfólio em inglês. Mais informações no site.

Kimball Studio – Eu tive aulas com a Janine DiTulio. Ela foi indicada 6 vezes ao Emmy como roteirista/produtora de TV. Eu adorei a aula dela! Super dinâmica e ela, por ser roteirista, tem uma visão da sua atuação através da história, o que acho o máximo. Você também fica com o material gravado nas aulas. Mais informações no site.

2. Atuação no “Lee Strasberg”,  por Juliana Suaide – foco no “Método” (Method Acting) . Oferecem cursos de 3 meses até 2 anos. Você pode se registrar para os de 3 meses a qualquer hora e fazer quantas vezes quiser também. O Lee Strasberg é uma das mais famosas e tradicionais escolas de atuação em NY. O que acho diferente e bacana é que os cursos não são separados por níveis, todos têm classes juntos. Isso faz com que todos estejam revisando toda hora conteúdos básicos e ao mesmo tempo se aventurando em exercícios mais avançados. Quando você é contratado para atuar em uma peça/film,e você é obrigado a trabalhar com pessoas de diferentes níveis de atuação, e isso faz com que você esteja preparado para isso também. O preço varia para cada curso, mas começa com o de 12 semanas (3 meses) por U$6.250,00 mais U$150 de taxa de inscrição.  Alunos famosos: Marilyn Monroe, Scarlet Johansson, Miles Teller, Uma Thurman, Alec Baldwin, Sienna Miller, Barbra Streisand, Chris Evans entre outros. Mais informações no site.

3. Teatro Musical, por Gabriel Malo – O que eu mais acredito é que não existe distinção em teatro musical. Isso acaba engessando as pessoas a pensar que o fazer do Teatro Musical é diferente do fazer teatral. E aí tudo acaba ficando muito “cópia”, você fica preso a padrões, ao invés de experimentar. O caminho para mim em Nova York seria procurar separadamente as escolas mesmo. Estudar TEATRO é a primeira coisa. Tem várias escolas, como o Lee Strasberg etc. O Bob Cline Casting dá aulas para fazer audição, aulas em grupo, eu acho isso importante. Escolher qual a música certa, entender o seu perfil para fazer a audição para um musical. Sempre tem oficinas. Mais informações no site.

Dança! Aulas de dança são super importantes. Steps on Broadway é maravilhoso (International Student Program). Eles dão visto de estudante, então você fica legalizado no país. Você precisa fazer um número de aulas de dança por semana e, por ser uma escola livre com todos os estilos, ainda tem pilates,  além do ballet, do jazz, do sapateado, jazz musical. Para mim, uma das coisas mais importantes ao fazer musical hoje em dia é entender o cuidado que você tem que ter com o seu corpo. Poucas escolas de musical tratam do estresse que sete ou oito sessões de um espetáculo por semana causam no seu corpo. Por isso, eu acho o pilates essencial para você entender como funciona sua musculatura. Mais informações no site.

E, paralelo a isso, é bacana procurar uma aula de canto – há muitos professores bons. Posso citar o que me dava aula e que é maravilhoso, que é o Joe Waggoner. Ele está em cartaz com o “School of Rock”. Muito bom professor. Ele abre muito a cabeça para você entender onde vibra o seu idioma para que você não fique imitando os outros, mas que encontre a sua voz. Mais informações no site.

O mais importante é: procurar as referências certas em cada área ao invés de uma escola que ensine tudo. Isso porque se entender melhor como ator, cantor e amadurecer fisicamente como bailarino é sempre uma pesquisa individual. Uma escola de musical faz com que você fique um pouco bom em tudo. Mas se você se aprofundar separadamente (junto com o coaching do Bob Cline, por exemplo) você fará a diferença por você ser… você.

Pesquise muito, prepare-se… mas arrisque-se! (desde que não passe muito perrengue, né?)

Outros cursos de teatro para você pesquisar e ver se cabem no seu gosto – e bolso:

HB Studio: http://hbstudio.org
American Academy of Dramatic Arts (Anne Hathaway, Paul Rudd e Jessica Chastain): https://www.aada.edu
Atlantic Acting School (Jessica Alba, Simon Helberg, Elizabeth Olsen): https://atlanticactingschool.org
Circle in the Square (Kevin Bacon, Lady Gaga, Irina Menzel): http://www.circlesquare.org
Stella Adler Studio of Acting (Robert De Niro, Salma Hayek, Anthony Quinn): http://www.stellaadler.com
Neighborhood Play House (Eli Wallach, Jeff Goldblum, Christopher Meloni): http://neighborhoodplayhouse.org

Há ainda as faculdades para graduação/mestrado em atuação, direção, dramaturgia… ou também os cursos de verão! Os primeiros são mais salgados e dão visto, claro. Mas você tem que se preparar bastante e exigem proficiência em inglês. Mas as instituições geralmente oferecem oficinas de verão, o que reduz o preço (mas não dão graduação). Algumas:

Columbia University: http://arts.columbia.edu/theatre-arts
The New School: http://www.newschool.edu/drama/mfa
NYU/Tisch: http://tisch.nyu.edu/drama
CUNY: http://www.gc.cuny.edu/Page-Elements/Academics-Research-Centers-Initiatives/Doctoral-Programs/Theatre

Nova York tem milhares de possibilidades para o teatro que você quer fazer (cobri apenas algumas). Mas o mais importante é você se planejar para vir e estar aberto para sair da sua zona de conforto. Venha preparado tanto para realizar seu sonho quanto descobrir outros tantos mundos que você jamais imaginou. E como dizemos no teatro: MERDA!

Beijo. Bia Borín

Muito obrigada Bia por esse post! Espero que possa ajudar quem está pensando em estudar atuação em Nova York!


Leave a Response