Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
compras

O que não compensa comprar em Nova York?

É fato: quando o assunto é compras, os Estados Unidos é preferência dos brasileiros – todo mundo inclui um outlet, uma unidade da Target ou do Walmart e uma passadinha na farmácia no roteiro. Nos tempos áureos do Real, quando a cotação não passava muito dos R$2 para cada dólar, o “estrago” era bem maior. Nos últimos anos, o dólar subiu bastante – passou dos U$4 e assustou muita gente. Hoje, o valor está um pouco estabilizado. Isso tudo acabou modificando os planos de compras de muita gente… A verdade é que, mesmo com o dólar mais alto, ainda compensa comprar muitos produtos nos EUA – roupas, acessórios, tênis, eletrônicos, algumas marcas de cosméticos. Porém, há muitos itens cujo preço final, com a conversão, acabam tendo preços similares aos preços praticados no Brasil. E aí não compensa… Ainda mais considerando que no Brasil existe a vantagem do parcelamento. Para ajudar no planejamento das compras, listei alguns produtos, serviços e afins que não compensam comprar ou consumir aqui em Nova York – e contei com a ajuda do pessoal lá do grupo no Facebook.

Biquinis – nesse quesito, o Brasil dá um show. A qualidade, as estampas e os modelos tem maior variedade no Brasil. Sem contar que muita gente prefere calcinhas menores para a praia e as americanas já preferem um padrão maior.

Esmaltes –  a O.P.I, uma das marcas de esmalte gringas mais famosas no Brasil, também não é barata por aqui. Um vidrinho custa, em média, U$9, valor bem salgado para esmaltes. Os esmaltes da Essie também custam esse preço. Vidrinhos da L’oréal e da Revlon custam U$6 em média. As marcas mais acessíveis são a Sally Hansen (a partir de U$3) e Wet n Wild (com vidrinhos a partir de U$1).

– Maquiagem da MAC – antigamente, todo mundo adorava viajar para o exterior para rechear o necessaire com batons da MAC. Hoje, a diferença de preço não é tão grande. Sem contar que a marca tem feitos ótimas promoções no Brasil.

Calçados – com exceção de tênis de marcas como Adidas, Asics, Nike e New Balance – dá pra encontrar modelos em lojas de descontos e sample sales por preços bem em conta – no geral acho que não compensa comprar calçados como botas, sapatos, sandálias, etc – a não ser modelos muito específicos, como botas para neve. Isso porque no Brasil há uma infinidade de marcas e a qualidade dos calçados é bem superior.

Cosméticos europeus – muita gente recheia a lista de compras com cosméticos de marcas como La Roche Posay, Vichy, e Avène, mas a verdade é que os preços de muitas marcas de cosméticos da Europa não são atrativos aqui. Acabam tendo preços similares aos do Brasil.

Óculos de sol de grifes – no geral, óculos da Dior, Fendi e outras marcas famosas não compensam quando comprados aqui – mas isso falando em lançamentos, já que em lojas de desconto dá para encontrar vários modelos a partir de U$50.

Whey Protein – é até mais barato, mas tem muito peso e volume, o que vai acabar ocupando bastante espaço na mala. Portanto, melhor pensar bem antes de comprar.

Churrasco – eu sempre digo: está em Nova York? Então, aproveite a oportunidade para explorar as diversas culinárias da cidade. Há incontáveis restaurantes e comida é cultura, certo? Se bater a vontade de comer comida brasileira, as churrascarias daqui certamente não serão a melhor escolha caso sua ideia seja economizar: comer churrasco (estilo rodízio) aqui é caro!

– Serviços de cabeleireiro – decidi incluir esse tópico porque já vi pessoas que queriam aproveitar a viagem para Nova York “para fazer uma transformação nos cabelos” ou até mesmo “para fazer algum procedimento, como escova progressiva”. A verdade é que falando em serviços para cabelos, o Brasil é referência. Tanto que muitas marcas de escova progressiva usadas aqui são brasileiras. Então, não tem muito motivo para procurar esse tipo de serviço fora do Brasil. Ainda vou fazer um post para falar sobre serviços de beleza, para quem precisar. O ponto que estou levantando é de deixar para fazer aqui por ser melhor ou algo espetacular – o que não é.

Tatuagem – eu não tenho tatuagem, mas sei que quem tem, faz por algum motivo. A tatuagem sempre tem um significado especial. E já vi muita gente comentar que gostaria de fazer uma tatuagem para simbolizar o amor por Nova York – e não só isso, que gostaria de fazer a tatuagem em Nova York. Se este for um desejo seu, prepare o bolso: uma tatuagem aqui não sai por menos de U$100. O Time Out listou os melhores lugares em Nova York – afinal, tatuagem é pra sempre, não dá para fazer em qualquer esquina né? – e esse é o preço mínimo de todos os locais citados.

E aí? Concordam? Discordam? Obviamente, também levei em conta a minha opinião para escrever o post… 


2 Comentários

  1. Então , algumas coisas ainda valem a pena, perfumes eu já comprei na Century super barato,cremes e maquiagem, consegui comprar óculos Dior e Gucci por $230 os dois, só o Gucci estava custando 2.200,00 aqui no Rio, roupa de cama vale super a pena… Enfim tem que pesquisar e comparar.

  2. Concordo plenamente!! Óculos escuro não vale a pena mesmo! Ray-Ban no Brasil é mais barato e ainda parcela.
    Procuro sempre trazer coisas diferentes, q não tem no Brasil no quesito maquiagem, roupa e tenis! Ah, e adoro utensílios domésticos. Ha uma infinidade de coisas q não tem no Brasil e me surpreende pela praticidade!

Leave a Response