Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
NYC

The Brooklyn Tabernacle: uma das igrejas mais famosas de NY

Sabem aqueles cultos com corais iguais aos que a gente vê nos filmes americanos? Eles não são limitados aos filmes! Muita gente aproveita a passagem por Nova York para conferir uma dessas celebrações de perto. Uma das igrejas mais famosas é a The Brooklyn Tabernacle e sempre tem alguém perguntando a respeito (horários, regras, dicas, etc) – aí eu pensei que um post a respeito seria interessante. E eu convidei a Grace Soares para essa missão especial. A Grace mora aqui em Nova York e também escreve um blog com dicas sobre a cidade – você pode clicar aqui para conferir. Além disso, ela e o marido são membros da igreja, então, acho que ninguém melhor que ela para contar tudo para vocês!

“Olá pessoal, tudo bem? Fiquei muito feliz em ter sido convidada pela Laura para falar de um lugar que eu sou, dentre tantas outras palavras, apaixonada: a igreja The Brooklyn Tabernacle. Morando há quase dois anos em Nova York, desde o primeiro momento que visitei esse lugar, tive a certeza de que aquela não seria a única vez que eu estaria ali, e dito e feito, hoje (marido eeu) somos membros dessa grande família e a cada dia me sinto ainda mais honrada de fazer parte da BT.

A igreja The Brooklyn Tabernacle é uma igreja bem típica dos Estados Unidos (daquelas que nós sempre vimos nos filmes sabem?), onde os cultos são acompanhados por um grande e animado coral, com uma estrutura bem diferente das que estamos acostumados. Aqui, por exemplo, a igreja fica dentro de um teatro, o antigo Loew’s Metropolitan, que é lindo, e tem capacidade paramais de 3.200 pessoas sentadas, fazendo dele um dos maiores teatros de Nova York.

Além de seus membros, a igreja recebe milhares de turistas e visitantes toda semana, e a razão principal disso, é a oportunidade de poder assistir o tão renomado e premiado coral “The Brooklyn Tabernacle Choir”. Com mais de 200 vozes, ficou famoso no mundo inteiro por ser ganhador de 6 Grammy Awards e pela sua participação na posse do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 2013. Posso dizer por experiência própria que ouvi-los cantar é realmente emocionante. Para conhecê-los de pertinho também, você tem três oportunidades aos domingos, nos cultos das 9h, 11h e 13h, todos com duração média de 1h e 40 minutos. O culto inicia-se com três louvores, seguido pelo Coral que em média também cantam três canções e é finalizado com uma palavra pelo pastor local, pastor Cymbala. Todo o culto é ministrado em inglês e a igreja não possui tradução simultânea para quem não fala a língua, porém, como há muitas canções e o culto é bem animado, vale muito a pena a experiência e ainda treinar o inglês!

Todos os cultos são gratuitos e os assentos não são reservados, por isso, a dica é chegar uns 30 minutos antes (especialmente se estiver com mais acompanhantes) para conseguir um ótimo lugar. Como a igreja recebe muita, mas muita gente mesmo, logo na entrada da igreja haverá uma fila para que você possa aguardar pelo início do respectivo culto. Eles pedem também, que se você não puder ficar até o final da celebração, é importante que procure um lugar onde não vá atrapalhar os demais membros durante a sua saída (eles possuem outras salas reservadas pra isso). Se você está visitando Nova York com a família toda, incluindo seus pimpolhos, a igreja possui um ministério chamado BT Kids, com programas específicos para crianças de diferentes idades, nos mesmos horários dos cultos, para que você possa aproveitar dele sem preocupação, enquanto elas se divertem da mesma maneira. É bom lembrar que filmagem e fotografias são proibidas durante os cultos, mas se você chegar um pouquinho antes do início, dá tempo de registrar sua visita à BT e ainda, se der sorte, assistir ao coral ensaiando (não existe uma programação para isso).

O dress code do local é formal (especialmente aos domingos) mas não ao extremo. Calça jeans e camiseta por exemplo são bem aceitos, mas você irá encontrar também algumas pessoas vestidas de terno e gravata, salto alto e chapéu (acho muito fofo quando vejo as senhorinhas vestidas assim, bem de filme). É válido lembrar que se tratando de uma visita a uma  igreja, o bom senso na hora de se vestir é super importante. Se a sua estadia por NYC é rápida demais e por isso o domingo não faz parte do seu calendário, você ainda tem outras opções de visita a igreja durante a semana. Às terças-feiras é realizado o culto de oração, com início às 19h – as portas abrem às 17h, e, como o tema mesmo diz, é um culto com propósito diferente, com foco na oração, porém frequentemente o The Brooklyn Taberncale Singers (uma versão bem reduzida do coral) canta neste dia. E pra quem é mais jovem, o Movement, realizado às sextas-feiras às 19h, conta com um estilo diferente de culto, com mais músicas e interações entre eles (o coral não canta neste culto também).

Na The Brooklyn Tabernacle você se sente em casa: eles recebem muito bem os turistas e tem um carinho muito grande por todos eles. Acredito que é um lugar incrível para se colocar no roteiro e, independente da religião de cada um, acho muito bacana essa oportunidade para agradecer a Deus por estar nessa cidade linda!

Programação especial de Natal

Todo ano, nessa mesma época (próxima ao Natal), a The Brooklyn Tabernacle realiza um Musical de Natal, voltado para toda a família. Com canções, apresentações de dança e peça teatral, a igreja não economiza quando o assunto é caprichar e surpreender os visitantes. No ano passado por exemplo, além da belíssima mensagem ministrada, a igreja toda viu flocos de neve descerem pelo auditório no final da apresentação. Toda a estrutura da igreja é preparada antecipadamente para essa celebração: luzes, câmeras, efeitos sonoros, enfim, você se sente em um show da Broadway, ou como já me disseram, é ainda melhor. Todas as apresentações são gratuitas e é interessante checar o site para conferir a programação do ano vigente.

 

Quer saber mais sobre a igreja antes fazer uma visita? Aqui no site deles você consegue assistir aos cultos e ainda obter mais informações necessárias. O link para assistir aos cultos é esse aqui.

Endereço:  17 Smith Street, Brooklyn. Você pode usar as linhas 2,3,4 e 5 – para a Borough Hall ou as linhas A, C, R e F – para a Jay Street Metrotech. 

Grace, muito obrigada por esse super post, cheio de detalhes! Tenho certeza que essas informações vão ajudar a todos que estejam qurendo visitar a The Brooklyn Tabernacle. Não deixem de conferir o blog da Grace clicando aqui. Ela também tem um canal no Youtube e também está no Instagram (@blogmefazsorrir).


1 comentário

  1. oi Laura tudo bem? Sou tua seguidora😄
    Sabe dizer se tem culto em outros dias e horários ou somente no domingo?

Leave a Response