Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
gastronomia

5 delícias para provar na Smorgasburg – comida de rua em NY

Eu sempre falo e faço questão de repetir que a gastronomia em Nova York é uma das coisas mais incríveis da cidade. E, particularmente, explorar a gastronomia de um lugar é o que eu mais gosto de fazer – por isso a minha implicância com restaurantes de rede. Um ou outro até vai, mas quem resume a viagem a refeições no Hard Rock Cafe, Red Lobster e Olive Garden não sabe o que está perdendo. Além da cidade ter restaurantes com cozinhas do mundo todo, a comida de rua é algo forte aqui também. Não vai ser difícil você cruzar com carrinhos nas esquinas e, durante a primavera/verão, as feiras de comida de rua estão em todas as partes, cheias de delícias. Muitos restaurantes, aliás, começam assim: fazendo fama nas ruas primeiro.

E uma das feiras de comida de rua mais famosas em Nova York é a Smorgasburg.  Ela rola o ano todo, no Brooklyn, mas é no verão que ela fica mais legal, quando o evento rola ao ar livre. São mais de 80 barraquinhas que oferecem os mais diversos tipos de pratos e lanches, doces e salgados. Mas, e aí, são 80 opções – como escolher o que comer? Hoje, listo algumas sugestões do que é imperdível!

Truffle Fries, Home Frite – para quem não sabe, a trufa é um  é um fungo silvestre encontrado sob a terra em algumas épocas do ano. A negra de origem francesa e a branca vem da cidade italiana de Alba. Essa iguaria dá um sabor único aos alimentos e a batata feita com azeite trufado é uma delícia. As batatas fritas da Home Frite são uma perdição, bem naquele estilo “feita em casa”, sabem? A barraquinha sempre tem fila, mas a espera compensa. A porção é bem generosa, custa U$9, acompanha molho especial e dá pra dividir com alguém tranquilamente.

Ice Cream Sandwich, The Good Batch – sanduíche de sorvete é algo comum aqui em Nova York e eu já provei alguns. Mas, certamente, o mais gostoso de todos foi o da The Good Batch. A The Good Batch é uma bakery especializada em cookies artesanais e o resultado não poderia ser melhor, né. A versão original, The Goodwich, é feita com cookies de chocolate com sal marinho, sorvete de baunilha e um pouco de calda de chocolate. Uma combinação perfeita! U$5 em média.

Cone-Shaped Waffles, Wowfulls – a receita é original de Hong Kong e já conquistou Nova York: waffles servidos em formato de cone com sorvete e outros ingredientes para incrementar. Com waffles nas versões originais, chá verde e chocolate, as delícias do Wowfulls são também uma ótima opção de sobremesa na Smorgasburg.

Mozzarella Sticks, Big Mozz – essa é uma novidade na Smorgasburg que promete ser sucesso. A receita é bem gordinha: queijo mozzarella empanado e frito servido com um molho especial. Tudo feito à mão. Além dos “espetinhos de queijo”, vale provar também a pizza!

Brisket Sandwich, Lonestar Empire – outro sucesso da Smorgasburg, o Brisket Sandwich da Lonestar Empire é uma delícia! Carne de qualidade assada e defumada lentamente por 16 horas. A carne é cozida até a gordura derreter e umedecer a carne, o exterior caramelizar a um preto nítido, e todo o corte é suave, mas firme. U$8

E como estamos falando de Nova York, não tem como não falarmos das invenções gastronômicas inusitadas – e a Smorgasburg está cheia delas! O Ramen Burger é responsável por uma das maiores filas do evento – parece que um burger que leva macarrão no lugar do pão vale mesmo a espera! Alguém se habilita a experimentar? Outra invenção recente é o Stick Rice, da Bamboo Bites: arroz coberto com manga, frango, salada de papaya, porco ou coco. Uma mistura não muito comum, certo? E se um burrito comum não é suficiente, que tal experimentar um burrito com batata-frita de recheio? A iguaria é do Best Buds Burritos. Por fim, uma das sobremesas que foi notícias esse ano: Raindrop Cake, sobremesa feita de água mineral e agar (uma substância gelatinosa feita a partir de algas).

A Smorgasburg rola todo fim de semana no Brooklyn. Aos sábados, no East River State Park, Williamsburg. Aos domingos, no Prospect Park. Sempre das 11 às 18h, faça chuva ou faça sol, até novembro. Depois, a feira parte para outro local, coberto. Acompanhe o site para conferir detalhes e clique em locations para checar os outros endereços da Smorgasburg (com menos barraquinhas).

Ah, e lembrando que essas são apenas sugestões… há várias outras barraquinhas para você explorar. Os vendedores passam por um processo de seleção bem criterioso e concorrido – então, você pode ter certeza que tudo que tem lá é de muito bom gosto, testado e aprovado!


Leave a Response