Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
gastronomia

Restaurantes da semana: Burger Joint, by CHLOE e La Esquina

Alguns fins de semana não rendem muito no quesito gastronômico – ou porque o restaurante não é tão especial, ou porque a gente pediu comida em casa, ou porque eu cozinhei (adoro cozinhar!). Mas, não foi o caso deste último fim de semana: conheci vários lugares novos e já fiquei animada para poder contar tudo para vocês. Desta vez, a dica é de burger e de culinária mexicana.

Burger Joint – talvez você já tenha ouvido falar da rede, que recentemente inaugurou uma filial em São Paulo. O Burger Joint tem um dos burgers mais famosos de Nova York – aliás, tão famoso quanto o burger é a sua fila, algo que sempre acabava fazendo eu desistir de ir lá. São duas unidades em Nova York – e talvez a mais conhecida delas seja a que fica dentro do Hotel Le Parker Meridien. Fui almoçar com uma amiga na quarta-feira e decidimos ir lá. Tinha fila, sim, mas ela anda relativamente rápido. Isso porque, ao contrário do que muita gente pode pensar, o Burger Joint não tem nada de chique ou glamouroso. Tem bem o estilo de um fast food: você pede, paga, garante uma mesa (tarefa não muito fácil, visto que o lugar é bem apertad0) e busca seu pedido quando chamam pelo seu nome. Na fila, já há um menu personalizado para você escolher como vai querer seu burger – e ele está disponível em diversas línguas, inclusive português. Você opta por opções como burger, cheeseburger, double burger e complementos como tomate, alface e maionese, além de poder adicionar batatas e refrigerante. O preço de um burger – tradicional – é, em média, U$9. Agora, você deve estar se perguntando: todo esse trabalho e esse “zero glamour”compensam? Sim! O burger é muito gostoso mesmo, a carne é bem temperadinha e macia. É, sim, um dos melhores que comi aqui em Nova York, mas, sendo sincera, meu favorito ainda é o Umami Burger – falei dele neste post aqui.

Endereços: 119 West 56th Street / 33 West 8th Street. 

by CHLOE – vegetarianos e veganos não tem do que reclamar: neste quesito, Nova York está cheia de restaurantes legais. Sempre digo que a cidade é um lugar bacana para quem segue uma alimentação diferente ou tem alguma restrição alimentar. Além de restaurantes especializados, há vários restaurantes normais que contam com algumas opções de pratos especiais. O by CHLOE é um restaurante vegano comandado pela premiada chef Chloe Coscarelli, vegana há 10 anos, e escritora de vários livros. Desde que abriu, no ano passado, tem sido a sensação na cidade, com filas constantes e muitos elogios. Mesmo não sendo vegana, estava super curiosa para experimentar a comida e sexta estivemos lá. Pegamos uma fila, que não demorou muito. O local não é grande e não tem nada de pompa: você faz seu pedido no caixa e aguarda. O melhor mesmo é alguém já garantir uma mesa. O menu inclui burgers, sanduíches e saladas. Escolhemos o Classic Burger – com tempeh, lentilha e chia – e também o Guaca Burger – com quinoa, feijão e guacamole. Os burgers são deliciosos, com textura e temperos tão bons que nem parece que não é carne, sabe? Ainda pedimos batatas fritas, um drink (que desconfio que não era alcoólico) e um smoothie, também muito gostoso. O preço dos burgers fica na média de U$8. Recomendo muito!

Endereços: 185 Bleecker Street / 60 West 22nd Street / 240 Lafayette Street.

La Esquina – eu sempre ouvi maravilhas a respeito do La Esquina, restaurante mexicano que fica “escondido” no subsolo de uma deli. Tinha muita vontade de conhecer o lugar – mas só consegui a façanha no domingo, depois de tentar uma reserva por muito tempo. O lugar está sempre lotado – o que só aumentava a minha curiosidade. Nossa reserva era para às 18h, horário que o restaurante abre. O acesso é por uma porta escrita “Employees only”, na deli onde o restaurante fica escondido. Às 18h, um dos funcionários subiu e foi organizando a entrada de todos que tinham reserva. O ambiente é o máximo e logo ficou lotado. A grande sacada do La Esquina é pedir vários pratos para dividir – porque tudo é de tamanho pequeno, o que me deixou um pouco decepcionada. Pedimos o milho (famoso e delicioso como o do Cafe Habana), costelinhas de porco, tostada, tacos (à base de frutos do mar) e o aquacate, à base de abacate e pico de galo – a versão de guacamole do local. Tudo estava muito gostoso, sem contar os drinks. Porém, não sei se voltaria ao local: como o tamanho das porções é mínimo, você acaba tendo que pedir muita coisa – e os preços não são baratos (média de U$8 a U$15, o que, no final, deixou a conta bem salgada). Valeu a experiência, mas acho que as minhas expectativas eram altas demais e aí acabei me decepcionando.

Endereço: 114 Kenmare St – é bom fazer reserva, com antecedência – até 3 semanas!


Leave a Response