Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
gastronomia

10 comidas que um verdadeiro nova iorquino deve provar

Outro dia, o Time Out New York publicou uma lista com as 10 comidas que um verdadeiro novaiorquino precisa experimentar. Guardei o link para reproduzir aqui para vocês. Sempre falo que, na minha opinião, explorar uma cidade inclui provar a gastronomia local. E há pratos e petiscos que são marcas registradas de cada cidade. Será que vocês conhecem alguma delas?

Pastrami sandwich, Katz’s Delicatessen – o sanduíche de pastrami da Katz’s Delicatessen é o mais famoso de Nova York. Acho que só isso já basta para justificar o motivo pelo qual todo novaiorquino precisa prová-lo certo? Além disso, vale lembrar que o local tem história e é super tradicional – está no mercado desde 1888! Para quem não está familiarizado, o pastrami é uma carne bovina, normalmente o peito do boi, que passa por uma cura com sal e especiarias. Em seguida é defumado, e por ultimo cozido no vapor, adquirindo sabor único e textura incrível.

Endereço: 205 E. Houston St.

Steak, Peter Luger – o steak é uma carne nobre e o Time Out garante que a experiência de comer um no Peter Luger é inesquecível e vale o preço – cerca de U$99 para dois. Vale salientar que o restaurante fica em Williamsburg, bairro descolado do Brooklyn, o que enriquece ainda mais o momento!

Endereço: 178 Broadway – Brooklyn.

Pie, Totonno’s – chamada de torta (pie), essa pizza especial do Totonno’s tem massa fina e muito recheio, com direito a camadas generosas de queijo muzzarela e molho vermelho picante na medida. Complementando a experiência, o local fica em Coney Island, a praia famosa do Brooklyn, e abriu em 1924!

Endereço: 1524 Neptune Ave – Brooklyn. 

Hot dog, Nathan’s – é o cachorro quente mais icônico da cidade – a rede até toma para si o mérito de ter inventado a iguaria e promove aquela tradicional competição todos os anos, no Independence Day. Particularmente, acho o cachorro quente brasileiro mais gostoso, mas como se trata de um lanche tão presente na cultura americana – e nos filmes que assistimos – é bacana experimentar. Apesar de existirem filiais da rede em Manhattan, recomendo ir até o endereço em Coney Island, super tradicional.

Endereço: 1310 Surf Ave.

Burger, J.G. Melon – localizado no Greenwich Village, o J. C Melon conta um um burger cuja carne é generosa e suculenta. A escolha do bacon crocante com queijo é opcional – porém, altamente recomendada. O local abriu em 1972!

Endereço: 1291 Third Ave.

Cronut, Dominique Ansel Bakery – a mistura irresistível do donut com croissant atraiu pessoas para as filas às 6 da manhã por muito tempo. Agora, as filas estão mais amenas e o cronut ganhou o coração dos novaiorquinos. Dominique Ansel é um chef renomado na cidade e, certamente, teremos novas invenções gastronômicas pros próximos anos.

Endereço: 189 Spring St.

Dumplings, Prosperity Dumpling – os dumplings são tradicionais na culinária chinesa. São massinhas recheadas, muito semelhantes ao ravioli, que possuem uma variedade de recheios. E como a cultura chinesa marca presença fora na Big Apple, é natural que a gastronomia também domine o território.

Endereço: 46 Eldridge St. 

Herring, Russ & Daughters – o herring (arenque) é um pequeno peixe, com bastante gordura, servido geralmente em conserva. O Russ & Daughters serve a iguaria e existe desde 1914.

Endereço: 179 E Houston St.

Gyro over rice – primeira coisa: não tenha preconceito com comida de rua em Nova York! Segunda coisa: não vá embora sem experimentar um prato dos carrinhos de halal. O mais famoso deles é o Gyro over rice (gyro é carne de cordeiro). O prato consiste em arroz, a carne (que também pode ser frango), uma saladinha e um molho branco maravilhoso. O mais famoso deles é o Halal Guys – sempre tem filas, e é delicioso. Uma refeição super bem servida que custa só U$7!

Endereço: 53rd St e Sixth Ave.

Bagel, Barney Greengrass – não poderia faltar bagel nesta lista, né? Tradicional no café da manhã do novaiorquino, a sugestão é experimentar esse do Barney Greengrass, que fica no Upper West Side.

Endereço: 541 Amsterdam Ave.

E aí, ficaram com fome depois desta lista? Eu só experimentei duas coisas até agora: o gyro over rice e o hot dog! 


Leave a Response