Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
lifestyleNYC

Os comportamentos mais irritantes no metrô de Nova York

Uma coisa é certa – você só vê a verdadeira cidade de Nova York andando de metrô. Mesmo que os táxis amarelos sejam símbolo da cidade, o metrô, muitas vezes, é o meio de transporte mais rápido e mais barato, sem contar na praticidade. Já fiz um post aqui no blog  falando sobre a rotina neste lugar onde tudo acontece – só clicar aqui pra ver. Mas tem outro ponto muito importante que deve ser destacado: os comportamentos irritantes que acontecem por lá…. tem vários tipos de posturas irritantes – e que podem acontecer isoladamente ou de uma vez só. Resolvi listar os que mais me incomodam – e vocês vão ver que não sou só eu que penso assim ao conferir o último vídeo.

1. Os espaçosos

Não sei se vocês sabem, mas o metrô não tem lugar para todo mundo sentar. Dependendo do horário, os vagões ficam lotados e você vai ser realmente sortudo se conseguir um lugar nos bancos. Só que sempre há os espaçosos – e eles aparecem tanto sentados quanto em pé. No primeiro caso, há sempre os homens que insistem em ficar com as pernas abertas – minha vontade nessas horas é perguntar se o “pacote” é tão grande assim. Homens, fechem as pernas! Outro tipo de folgado – ou folgada – é aquele que acha que sua sacola/bolsa/mochila ou whatever tem bunda e a coloca em cima do banco. Oi? Os espaçosos também estão em pé: há aqueles que agarram a barra do metrô como se não houvesse mais ninguém dentro do vagão que precise se segurar nela. Ainda da turma dos que ficam em pé tem o caso das mochilas: tire sempre sua mochila das costas para aliviar o aperto!
 
2. Os dorminhocos

Não importa a hora, não importa o dia. Sempre vai ter alguém tirando uma sonequinha dentro do metrô. E não me entendam mal: não há nada de errado nisso – tem trajetos que são longos, tem dias que são exaustantes, tem semanas que são cansativas. Eu mesma já tirei uma sonequinha. Mas atenção à etiqueta da soneca no metrô: não dá pra dormir como se você estivesse em casa – ou seja, cair pro lado daquele estranho sentado perto de você não pega nada bem. E irrita pra caramba! Também não vai ser nada agradável ver você dormindo de boca aberta – ou pior… roncando. Lembre-se: você não está em casa.

3. Os pombinhos 

Demonstrações de carinho em público aqui em Nova York são raras. O povo não costuma se beijar na frente dos outros – ficam mais nos abraços e mãos dadas. Particularmente, não tenho nada contra beijar na boca, mas certamente um metrô lotado não é lugar pra isso. Não dá pra cortar o silêncio do vagão com barulho de bitoquinhas. Melhor deixar a intimidade pra outro lugar.

4. Os sem noção

Ok, todo mundo citado anteriormente pode ser considerado “sem noção”, mas eu uso muito esse termo para o povo que escuta música no metrô. Muita gente usa fones de ouvidos, mas o volume é tão absurdo que você consegue escutar mesmo assim. E é claro que tem aqueles que esquecem o fone em casa e não se intimidam nem um pouco em escutar a música mesmo assim – isso vale pra vídeos e jogos. Tem cada sem noção por aí que já vi gente até mesmo com caixa de som dentro do vagão.

5. Os esfomeados

A vida na cidade é corrida, às vezes não dá tempo de comer – o trajeto até aquele local vai levar alguns minutos e aí você pensa: por que não aproveitar o tempo para um almocinho? Há! A questão é que qualquer comida quente que você levar para dentro do vagão vai infestar o local com cheiro – o que não é nada agradável. Então, se quiser comer, melhor optar por lanchinhos secos.

6. Os pregadores da palavra de Deus

Sempre tem alguém discursando no metrô, contando histórias tristes, pedindo ajuda ou vendendo alguma coisa. Nem julgo esse povo. Mas, vez ou outra, tem um pessoal querendo pregar a palavra de Deus dentro do vagão. Aí você imagina aquele lugar lotado, todo mundo querendo um pouco de silêncio e entra a tia falando de Deus, de Jesus, de salvação, etc e tal. Na boa gente, cada um com suas crenças. O máximo que ela vai conseguir é me irritar.

7. Os escandalosos

Geralmente, os vagões são lugares silenciosos – a não ser quando o silêncio é quebrado por música, pregadores ou bitoquinhas de casais melosos. O povo tá sempre concentrado em alguma coisa: leitura, música, soneca ou pensando na vida. Mas de vez em quando tem os escandalosos, que conversam gritando, riem alto… ou que falam no celular bem alto – nos trajetos em que há sinal. Eita política da boa vizinhança!

Se quiserem ter uma noção do que estou falando – e conhecer mais tipos do metrô – é só conferir o vídeo abaixo!


Leave a Response