Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
lifestyleNYC

News from NY: 8 fatos sobre a vida por aqui – parte 3!

Essa é a semana dos posts em série! Haha, depois da parte 2 das sugestões de comidinhas para provar aqui em Nova York, trago mais uma leva de fatos aleatórios sobre a vida por aqui.  Tava voltando pra casa ontem depois da aula – aliás, o curso está maravilhoso, aguardem que quando acabar eu conto, por enquanto não dá! kkkk – e comecei a pensar em algumas coisas…
1. Você mistura os idiomas
Lá no meu começo da vida em NY, eu fui visitar a sede da Cadiveu aqui (marca brasileira) e lembro que os funcionários usavam palavras em inglês no meio da conversa. Sim, existem expressões que a gente costuma usar, eu sei, mas tenho notado nas conversas com o Thiago que a mistura de línguas acontece cada vez mais. De repente, você está usando “schedule” para falar do seu horário, ou um “amazing” para falar sobre algo muito bom ou um “freaking out” quando está estressada demais. São só exemplos, mas isso acontece direto com a gente em casa. Acho que é natural né, afinal, o cérebro tá processando dois idiomas – quando não três no meu caso, que de vez em quando tô treinando o espanhol… hehehe
2. Você entra no ritmo frenético da cidade
Primeiro, você não entende aquele povo todo andando rápido e pedindo licença toda vida para te ultrapassar na calçada. De repente, você tá correndo para atravessar o semáforo porque não quer esperar mais 1 minuto e completa a corrida de San Silvestre para pegar o metrô – sendo que outro chegará em 2 minutos. E depois, já tá soltando vários “excuse me” porque essa cidade se resume em: get out the way!
3. Você aprende a aproveitar o tempo no metrô
O metrô é um meio de transporte super utilizado aqui. É rápido, é prático, é eficiente – só não é limpo. Mas mesmo que o caminho até seu trabalho leve 15 minutos dentro do trem, é fácil entrar no ritmo do povo. Eles estão sempre com um livro na mão ou no Kindle, um jornal ou uma revista, jogando Candy Crush ou até ouvindo música naquele volume irritante – mesmo com fones de ouvido. A questão é que depois você passa a entrar na onda e aproveita o tempo “livre” para fazer algo de útil. O Thiago já leu vários livros durante as idas e vindas do trabalho e até eu já entrei na onda: outro dia tava escrevendo um post no celular enquanto ia pra aula…
4. Você não tem paciência na Times Square
A Times Square sempre foi um dos meus lugares preferidos aqui – e costuma ser a menina dos olhos dos turistas que vem pra cá. Eu gosto daquela imagem do local, acho lindo os paineis luminosos – principalmente à noite – mas a verdade é que se você não está em Nova York a passeio é certo que vai perder a paciência por lá. Muita gente, ninguém com pressa, personagens te abordando querendo um trocado por uma foto… Eu gosto de ir lá porque adoro a Forever 21 e a H&M da Times, mas confesso que quando se está com pressa, andar por aquelas ruas não é o melhor negócio…
5. Você passa a achar normal aquilo que é exótico
Nova York é uma cidade de extremos, do exótico. É o lugar perfeito para ser diferente. Para adotar aquele corte de cabelo, para usar aquela roupa ousada – ou até mesmo brega. E eu já falei aqui que o povo simplesmente tá nem aí pra isso. Ninguém faz raio-x de você. E se você antes achava excêntrico ver um homem vestido de macacão animal print estilo tip-top de bebê – é! – depois de um tempo você simplesmente se acostuma com o diferente. Seja por um look ousado, alguém falando sozinho, whatever. O excêntrico vira normal.
6. Você mergulha na cultura da cidade
Não vou generalizar, porque conheço gente que assiste a programação da Globo mesmo estando aqui – e não tô aqui pra julgar, cada um faz o que quer, né gente? Mas nós meio que entramos na cultura daqui: a gente assiste aos canais americanos, assina revistas americanas, lê livros em inglês. Só tem uma coisa que não tem como não sentir falta: a comida brasileira. Ainda bem que há restaurantes aqui, o que ajuda a matar a saudade! E claro que o nosso calor humano é insubstituível. Não tem povo alegre como o nosso – e prova disso foram os comentários sobre o modo como os estrangeiros foram recebidos aí na Copa 🙂
7. Você pode morar aqui uma vida inteira – e nunca será o suficiente
Eu nem morei uma vida inteira, mas me arrisco mesmo a confirmar essa tese. Nova York é uma cidade incrível: você encontra todos os tipos de restaurantes – do chinês ao turco, do italiano ao alemão, os mais variados serviços, vários tipos de cursos, lugares super descolados. Você tem programas para fazer todos os dias, de manhã, de tarde e à noite e nunca vai conseguir contemplar tudo que a cidade tem a oferecer. O mais incrível é que Nova York pode ser a cidade de muitos estilos: do boêmio ao reservado, do esportista ao músico, do romântico ao aventureiro. E é incrível estar num lugar que sempre vai ter algo novo a te oferecer.
8. Você sempre vai se inspirar…
Não adianta: por mais que você entre no ritmo frenético, por mais que crie uma rotina, por mais que conheça vários cantos da cidade… não importa. Sempre vai ter algo aqui que vai te tocar. Seja avistar o Empire State ilimunado à noite, deparar-se com a beleza do One Trade Center, ver a Estátua da Liberdade, caminhar no SoHo, andar no metrô cheio de figuras ou simplesmente ver um táxi amarelo nas ruas – num desses momentos, você se se dá conta, nem que seja pela milésima vez, de como é incrível estar aqui.
Gostaram do post? Para quem não viu, tem a parte 1 aqui e a parte 2 aqui! 

2 Comentários

  1. Adorei!!
    Li tudo com um sorriso no rosto, porque além de me sentir inserida nessa experiência, dá para perceber quão maravilhosa ela está sendo. Não que alguém tivesse dúvidas quanto a isso.
    Beijos

Leave a Response