Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

30 coisas para se fazer na primavera em Nova York

A primavera é uma das estações mais lindas em Nova York – começa dia 20 de março e termina dia 20 de junho. E, apesar de Nova York oferecer incontáveis atividades e atrações o ano todo, ainda dá para tirar proveito da programação sazonal da cidade. Hoje, vou dar 30 dicas de coisas para se fazer durante essa estação na cidade.

Antes de mais nada, vale um panorama geral deste período, que é a famosa meia-estação: começa fria e termina quente. Isso significa que ainda será preciso usar roupas mais quentes no fim de março e durante o mês de abril, mas em maio o cenário tende a melhorar muito – considero maio e junho dois ótimos meses para quem não gosta de temperaturas extremas. As temperaturas variam de 6ºC a 16ºC em abril, de 12ºC a 21ºC em maio e de 17ºC a 26ºC em junho. Mas, lembre-se do mantra: cheque o aplicativo de tempo antes da sua viagem para decidir a mala. A primeira metade da primavera é bem instável e bipolar, daí a importância de você checar a previsão dias antes do embarque.

1. Cerejeiras – antes de mais nada, é bom lembrar: há uma época específica (e curta!) para ver as cerejeiras em Nova York. Elas começam a aparecer no fim de março – muito, mas muito tímidas. O auge da floração começa na segunda quinzena de abril e vai até no máximo a primeira semana de maio. Óbvio que isso são previsões. A primavera é “bipolar” e, quanto mais altas as temperaturas, mais rápido as cerejeiras florescem. Mas no geral, essa é a média.  No site do Brooklyn Botanical Garden, dá pra acompanhar o status da floração, através do CherryWatch. Esse mapa é só do jardim botânico, mas dá para se basear nele para saber como está o restante da cidade. O Central Park também tem um mapa para acompanhar o status.

2. SmorgasburgUm dos programas outdoor mais legais de Nova York é, sem dúvidas, a feira de Smorgasburg: uma oportunidade única para quem curte gastronomia, além de ser uma coisa super legal e local de se fazer.  A Smorgasburg começa no início de abril e segue até o final de outubro. São 100 vendedores numa estrutura que atrai 20 mil pessoas toda semana.A feira acontece todo fim de semana, no Brooklyn – aos sábados, no East River State Park, em Williamsburg, e aos domingos, no Breeze Hill, no Prospect Park – das 11 às 18 horas, faça chuva ou faça sol. Também rola às sextas, no WTC. Se for a alguma das edições no Brooklyn eu sugiro, se possível, levar algo para sentar no chão, já que as mesas coletivas são disputadas. E evite o horário de pico, entre meio-dia e 14h.

3. Frieze New York – é uma das feiras de artes mais famosas da cidade e acontece todos os anos, no início de maio –  o novo local da feira é no The Shed, no Hudson Yards. Essa feira dura dois dias e reúne as galerias de arte mais importantes do mundo, que, juntas representam mais de 1000 artistas importantes. Clique aqui para conferir detalhes, datas e comprar seus tickets.

4. Rooftop do Met – pouca gente sabe, mas além do acervo incrível de obras de arte, esculturas e outros artefatos, o Metropilitan Museum of Art tem um rooftop sazonal – que fica aberto de abril a outubro. A cada temporada, o rooftop conta com alguma exposição também. Além da exposição, o rooftop tem um amplo espaço com vista linda para o Central Park e também um bar que serve bebidas e drinks. Uma delícia! Vale lembrar que o ingresso para o Met não é mais sugerido e custa U$25. Geralmente abre em maio – cheque no site.

5. Tribeca Film Festival – é, provavelmente, o festival de cinema mais importante da cidade e acontece em junho e conta não somente com exibições de filmes, mas também com paineis e talks com convidados especiais.

6. Highline Park – esse parque é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade e chama a atenção por ser um parque construído em uma antiga linha elevada de trem. O que era para ter sido demolido após a desativação da linha, virou um espaço público para moradores e turistas aproveitarem. De abril a outubro, há tours (em inglês), gratuitos, oferecidos pela direção do parque. Clique aqui para mais detalhes.

7. Rooftops – é na primavera que começa a temporada dos rooftops com áreas abertas – e uma das coisas mais gostosas para se fazer em Nova York é tomar um drink no fim do dia num lugar desses. A energia é tão boa!

8. Picnic – Poucas coisas simples da vida são tão gostosas quanto sentar-se à sombra num parque para relaxar, ler um livro e comer comidinhas gostosas. E eu sempre recomendo esse tipo de programa para quem visita a cidade durante o período quente. Além de gostoso, é um costume bem local.

9. Luna Park / Coney Island – é geralmente no início de abril que o Luna Park, em Coney Island, a praia do Brooklyn, abre sua temporada, que segue até final de outubro. Mesmo que você não seja a pessoa mais animada para parque de diversões, vale visitar o lugar, que tem uma vibe muito diferente de Manhattan. Comer um cachorro-quente-, passear pelo calcadão, curtir o fim de tarde… é uma delícia!

10. Dance Party Bryant Park – em maio e junho, a Dance Party conta com bandas ao vivo e instrução especializada em dança para você ter uma noite memorável de dança. Esse programa do Bryant Park acontece em algumas noites de quarta-feira. Todas as idades são bem-vindas para explorar um gênero de dança diferente a cada semana. Saiba mais!

11. North River Lobster Co –  essa embarcação fica localizada no Pier 81 e tem um menu à base de lagosta e frutos do mar, além de bebidas e drinks. São três decks, e o barco conta com um rooftop aberto. A cada 45 minutos, o barco sai do Pier em direção norte, proporcionando vistas lindas para a cidade. O embarque custa apenas U$10 por pessoa, e você pode ficar quanto tempo desejar. O menu tem opções de comidas e bebidas a partir de U$10. Vale lembrar que o barco começa sua temporada em abril e segue até o final do outono. Cheque o cronograma de partidas.

12. Fazenda de tulipas – tudo bem que a Holanda é referência quando a gente fala de plantação de tulipas, mas se não dá pra ir até lá… talvez você possa fazer uma visita à Holland Ridge Farms. Essa fazenda está localizada perto da Interstate 195 em Cream Ridge, NJ, entre Nova York e Filadélfia. Saindo de Midtown Manhattan, você levará cerca de 1h30min para chegar lá sem trânsito. A temporada das tulipas acontece em abril – geralmente começa depois da primeira quinzena do mês e eu recomendo fortemente que você acompanhe a fazenda no Instagram e assine a newsletter para receber atualizações sobre as datas exatas. Além disso, não conte que você terá muito tempo para visitá-la: a temporada dura apenas de 2 a 3 semanas!

13. La Barca Cantina é o primeiro e único restaurante mexicano flutuante de Nova York. O menu conta com pratos de inspiração mexicana, incluindo tacos e nachos (e tem inclusive opções sem carne), além de drinks, vinhos e cervejas. O barco funciona 4 dias por semana e basicamente navega por 1 hora a cada 2 horas, pelo Hudson River, lado oeste da ilha, subindo. Dá para avistar os prédios de Midtown, incluindo o Empire State. Para ter acesso ao barco – que tem área interna e externa – é preciso adquirir um passe, que custa U$10. Dá pra comprar na hora, mas eu sugiro fazer isso com antecedência pelo site, afinal, não tem nada mais frustrante do que se preparar para um rolê e chegar lá e não ter lugar.

14. Grand Banks – é um bar/restaurante que fica num barco. O Grand Banks foi construído a mão em 1942 e é o último barco pesqueiro original neste estilo que ainda existe. Ele fica sempre atracado – mais precisamente no Hudson River Park, no Pier 25 – mas costuma balançar um pouco. Como se trata de um barco aberto, o local só funciona durante um perído do ano – de meados de abril até meados de outubro. Você pode tanto pegar um drink e ficar em pé, perto do bar, ou pedir uma mesa à host e sentar-se.

15. Andar de bicicleta – com as temperaturas amenas, troque um dia de metrô por um dia de bicicleta. Há vários spots para você pedalar, mas vou deixar uma dica menos óbvia que o Central Park: o Hudson River Park, que fica no oeste de Manhattan, à beira do Hudson River, e é espetacular no fim do dia. Unlimited Biking é parceira do blog e conta com vários endereços na cidade (incluindo Central Park, Brooklyn Bridge e Hudson River) e tarifas a partir de U$15. Além disso, a empresa disponibiliza – gratuitamente –  um cadeado (locker) e também a cestinha ou bolsa para bicicleta. O cadeado é excelente para deixar a bicicleta segura e visitar atrações e museus. Utilize o código ​Laura30​ para alugar uma bicicleta com 30% de desconto. Clique aqui e saiba mais! 

16. Passeio de barco no Central Park – outra ideia bacana é alugar um barquinho no Central Park – custa U$15 a hora e cada barco comporta até quatro pessoas. Mas, se você quiser um upgrade no passeio, que tal experimentar a gôndola? Sim, dá para passear de gôndola no Central Park.

17. Governors Island – essa ilha serviu como base militar por quase 200 anos fica bem pertinho de Manhattan – a apenas 800 metros. Quem faz o passeio de Ferry para a Staten Island certamente já a viu por ali. Por volta de 2003, o governo decidiu dar uma nova utilidade ao local e agora ela é um espaço público aberto – o local não tem fins lucrativos nem instalações comerciais. São 150 hectares, vistas incríveis, muita área verde, playground, bares e mais!

18. Cinema ao ar livre – durante a primavera – e o verão – há exibição de vários filmes em parques espalhados pela cidade. Traga algo para sentar, algo para comer e aproveite seu momento novaiorquino! Cheque a programação!

19. Aula de trapézio – Quem já assistiu Sex and the City vai se lembrar que em um dos episódios a Carrie aparece praticando trapézio. O local em questão é a New York Trapeze School, com unidades no Pier 40 (Manhattan) e no Brooklyn. A aula no Pier 40 é ao ar livre e a temporada vai de abril a outubro!

20. Spa Day no QC Spa – esse spa fica em Governors Island e é incrível! Há jardins com vistas de Manhattan, Brooklyn e New Jersey, salas de relaxamento (cada uma com suas próprias personalidade, aroma e música com curadoria), saunas temáticas e outras incríveis experiências como duchas vichy, camas de infravermelho, pedilúvios, hidrojatos, banhos de vapor e muito mais. Quem frequentar o spa terá acesso a roupões de banho, sandálias, toalhas, produtos de banho e um armário com cadeado – você só precisa levar um traje de banho. Os banheiros são equipados com produtos de banho e cabelo, além de secadores de cabelo.

21. City Island, The Bronx – Essa ilha pertence ao The Bronx e visitar esse local é como se transportar para uma pequena cidade com clima super interiorano e lindas paisagens. O bairro mantém sua atmosfera única de cidade pequena, frequentemente comparada com a de uma vila de pescadores da Nova Inglaterra. A ilha é super famosa por seus restaurantes de frutos do mar e lojas de antiguidades.

22. Classic Harbor Line – eu gosto demais dos cruzeiros dessa empresa, porque eles usam iates de luxo motorizados – lindos – e com bastante estabilidade. Por ser um iate relativamente pequeno, é um passeio mais íntimo e menos muvucado que os cruzeiros turísticos. Conta com mesas com cadeiras e áreas estofadas, com almofadas. Todas as mesas estão posicionadas às janelas, então, não importa onde você se sente, terá vista privilegiada. Além da área fechada, com janelas esvidraçadas, há também o deck aberto. Eu recomendo os cruzeiros de pôr do sol e os cruzeiros com jazz. Confira detalhes aqui.

23. Five Boro Bike Tourtodo ano, milhares de ciclistas se reúnem para esse tour de bike que passa pelos 5 distritios da cidade. É considerado o maior passeio beneficente de bicicleta do mundo, com o objetivo de arrecadar dinheiro para programas gratuitos de bike em Nova York e mais ênfase na comunidade do que na competição ou na velocidade. Começando em Tribeca, em Manhattan, o percurso sem tráfego de mais de 60 km continua até o Bronx, volta para Manhattan e segue para o Queens e no Brooklyn antes de terminar em Staten Island. Mais informações aqui.

24. Cervejarias –  Há muitas cervejarias em NYC – e uma grande concentração delas em Long Island City, no Queens. Recomendo duas por lá” @rockawaybrewco e @fifthhammerbeer. Ambas oferecem uma variedade de cervejas – que são produzidas localmente – e você pode também pedir tasters, esses copinhos menores, aí consegue provar mais. Além disso, as cervejarias trazem food trucks nos finais de semana e às vezes rola até música ao vivo. Com certeza um ótimo programa pra primavera/verão.

25. Fleet Week – celebração de sete dias que homenageia os membros da Marinha, Guarda Costeira e Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos. A abertura da celebração se dá na quarta-feira anterior ao Memorial 65 Day, com o Desfile de Navios. É uma frota de navios que cruza o rio Hudson, das 10h às 13h. O Battery Park é um bom local para observar! Além disso, você vai ver vários marinheiros pela cidade, em seus uniformes oficiais.  Cheque a programação.

26. Shakespeare in the Park – programa clássico novaiorquino. Produzido pelo The Public Theater, acontece todos os anos no Delacorte Theater, Central Park e a entrada é gratuita. Como o nome sugere, são produções teatrais baseadas em obras de Shakespeare. São sempre duas peças por ano, e a primeira fica em cartaz do final de maio a meados de junho. Cheque a programação clicando aqui. Os ingressos gratuitos são distribuídos em cada dia de espetáculo, ao meio-dia (mas as filas começam bem antes!). Também dá para tentar a sorte pela loteria, através do aplicativo TodayTix.

27. Queens Night Marketé uma feira ao ar livre familiar no Queens, que conta com até 100 vendedores independentes que vendem produtos, arte e comida além apresentações culturais que celebram a rica diversidade cultural e herança de Nova York. Saiba mais aqui.

28. Rosas – junho é o mês da florada das rosas. O New York Botanical Garden e o Brooklyn Botanical Garden dispõem de jardins com diversas variedades da flor. O ápice da floração costuma acontecer, geralmente, entre os dias 8 e 10 de junho. Confira detalhes clicando aqui.

29. Roosevelt Island –  essa ilha residencial localizada entre Manhattan e Queens rende um ótimo passeio – e é um bom lugar para fugir da loucura de Manhattan. O bom de fazer esse passeio na primavera é que você não passa frio (já que costuma ventar bastante por lá!).

30. Little Island – é um parque “flutuante” – uma ilha artificial, ao lado do famoso Hudson River Park – e oferece aos visitantes um espaço verde único, diferente de qualquer outro em Nova York, com áreas calmas para explorar, locais para apresentações ao vivo e eventos culturais e pontos exclusivos para ver a área da cidade que fica ao redor.

Se você quer mais dicas do que fazer em cada époda do ano em Nova York, programação mensal, o que esperar do clima, depoimentos de viajantes, checklist para mala, fotos vida real… clique aqui e confira o meu e-book Nova York em Quatro Estações!


Leave a Response