Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
gastronomia

6 restaurantes italianos para conferir em Nova York

A culinária italiana está entre as minhas favoritas. Pra mim, qualquer dia é dia de comer uma massa (fresca, obviamente) ou uma pizza. Em Nova York, não faltam opções – mas, infelizmente, muita gente (principalmente os turistas) só têm duas referências nessa categoria: Olive Garden e Carmine’s. Muita gente prefere aquilo que é mais conhecido, por medo de gastar demais ou de não gostar da comida. Bem, os nova-iorquinos não frequentam esses restaurantes – e só isso já poderia ser motivo suficiente para explorar outras opções. Além disso,  há restaurantes italianos mais baratos e melhores que esses – e muito mais autênticos. Quem acompanha o blog há bastante tempo sabe que eu sempre bato na tecla, digo e repito: evite restaurantes de rede em Nova York. A cidade é uma meca da gastronomia, com restaurantes charmosos e muito bem avaliados. Já estive em muitos restaurantes italianos na cidade e hoje divido com vocês os meus favoritos!

 

Pisticci – Uma das melhores massas que já comi em Nova York é a do Pisticci! As massas são frescas e uma delícia (inclusive já levamos um casal de amigos também e eles amaram!). Além do sabor, da porção generosa, do ambiente gracinha e do ótimo atendimento, os preços das massas ficam entre U$13 e U$17 em média (o que é muito bom para os padrões da cidade). O Pisticci também tem toda uma responsabilidade ambiental – é um Green Certified Restaurant e também usa energia renovável. O fetuccine com cogumelos é dos deuses! Além disso, não deixem de experimentar o drink Lady Liberty e a Torta de coco de sobremesa. OPisticci fica em Upper Manhattan, perto da Columbia University, e se você precisa de um motivo pra ir até lá, é só clicar aqui que tem roteiro pela área. O Pisticci abre para almoço, jantar e brunch!

Endereço: 125 La Salle Street.

Lupa – Um dos destaques do local fica por conta do Pasta Tasting Menu, ou, menu degustação de massas, que conta com cinco tipos de massas. Todas elas são caseiras, frescas, fabricadas no próprio restaurante. O menu degustação de massas custa U$49,90 por pessoa. Se você não quer o menu degustação, vale lembrar o que o restaurante também conta com várias opções de pratos com massas individuais, com preços a partir de U$13. Tem também uma variedade de pratos com frango, carne, peixe e porco, a partir de U$23. Você pode conferir o menu completo aqui. É uma ótima opção de restaurante para um jantar romântico ou para celebrar alguma ocasião especial. Vale lembrar que o Lupa também abre para almoço! E recomendo muito fazer reserva – também pelo site.

Endereço: 170 Thompson Street.

Porsena – Para quem procura um ambiente mais íntimo, recomendo muito o Porsena! É um restaurante italiano bem aconchegante, com música ambiente e muita luz de velas. No menu, o carro-chefe são as massas. São vários tipos e há também risoto. Os preços do Porsena também são bons – as massas ficam em torno de U$20 e as sobremesas em U$8. Ele fica super bem localizado, não muito longe da Union Square. Sugiro muito pedir o Sedani al norcino, com ricota, alho e pimenta preta e também a Anelloni pasta, com linguiça de cordeiro, grãos de mostarda e um toque apimentado. Uma delícia! Estive lá duas vezes e não precisei de reserva, mas como não custa nada, é bom garantir, né? O Porsena abre somente para jantar.

Endereço: 21 E 7th Street.

 

View this post on Instagram

 

Our handmade Tagliatelle- classic ragù bolognese

A post shared by Ristorante Morini | NYC (@ristomorini) on

Morini –  esse restaurante é perfeito para um jantar romântico. Ambiente sofisticado, garçons atenciosos. E o melhor: massa deliciosa e porção bem servida. O pãozinho é cortesia e também é uma delícia! Além disso, de domingo a quinta, a partir das 20h30, o Morini conta com o Pasta Night, onde as massas custam apenas U$12 (apenas a coluna da direita no menu de massas, vocês verão, perguntem sobre o Pasta Night!). O Tagliatelle à bolonhesa é simplesmente fantástico! Nos outros horários, as massas custam entre U$22 e U$32. Recomendo fazer reserva também!

Endereço 1167 Madison Avenue.

Bônus – pizzas! Há vários spots para pizzas na cidade, porém vou recomendar dois que são italianos autênticos:

  • San Matteo Pizza & Expresso bar – com presença em guias como o Zagat e o Michelin, a San Matteo é um local bem típico, com clientes italianos e gerêcia italiana. O menu conta com pizzas a partir de U$11, que são suficientes para duas pessoas. A massa é deliciosa! Adorei a de queijo, trufas e presunto de parma.  Outro destaque fica por conta da “pizza con Nutella” (U$14), quentinha, com muita Nutella e servida de uma maneira que já enche os olhos. A San Matteo também conta com entradas típicas, como prato de queijos e burrata. Aberto para jantar todos os dias e também para almoço aos fins de semana. Endereço: 1739, 2nd Avenue – menu aqui. / 1559 2nd Avenue – menu aqui.

  • Kesté – O Kesté é especializado em pizza no estilo napolitano e pertence a Roberto Caporuscio, um chef renomado mundialmente. Para vocês terem uma ideia, o local já recebeu selos como a pizza número 1 de Nova York pela New York Magazine, “Best Pizza” no estado de Nova York pelo Food Network Magazine, está entre os top 25 melhores lugares para pizza nos EUA, pela Food and Wine Magazine e entre as 5 mais autênticas pizzas fora da Itália (único local nos EUA) pelo Mr Porter. Kesté conta com mais de 70 tipos de pizzas napolitanas, todas originalmente criadas por Caporuscio. Além disso, o menu também conta com mais de 15 opções de pizzas sem glúten. No site do restaurante você pode conferir todas as opções. Há pizzas a partir de U$10! E não poderia deixar de falar da pizza de Nutella – sério, comam, vem com 12 fatias pequenas. Não tem explicação! O Kesté não aceita reservas. Vale você chegar no Google os horários de maior movimento. Endereços: 271 Bleecker St (West Village, aberto para almoço e jantar), 77 Fulton St (Wall Street, aberto para almoço e jantar) e 232 N 12th St (Williamsburg, aberto para jantar). 

Gostaram das sugestões? Estava verificando listas de melhores restaurantes italianos na cidade de sites famosos e todos os que listei apareceram nas listas! Acho que tenho bom gosto ne? HAHAHA


Leave a Response