gastronomiaturismo

Japan Village: um marketplace japonês em Nova York

Não sei vocês, mas eu adoro visitar espaços gastronômicos temáticos. Aqui em Nova York, isso é bem comum e há restaurantes especializados em culinárias específicas e também mercados gastronômicos, como o Eataly (inspirado pela Itália) e o Le District (inspirado pela França). Há algunas dias, Nova York ganhou um novo espaço que, dessa vez, celebra a gastronomia japonesa. O Japan Village inaugurou no Industry City e é o lugar perfeito para quem quer curtir mais da culinária japonesa.

Estivemos lá um dia após a inauguração conferindo tudo de perto e fiquei bastante empolgada com a novidade. Além de ter achado a ideia sensacional, o Japan Village certamente vai atrair mais visitantes para o Industry City. Para quem não conhece, o Industry City reúne prédios-armazéns que faziam parte do transporte intermodal, armazém e complexo fabril da orla marítima. Como o Chelsea Market, cada prédio do complexo ainda presta homenagem às suas raízes industriais com tubulações expostas, portas pesadas de ferro e grandes elevadores de carga. Com mais de 500 mil metros quadrados, a área é agora a base para mais de 400 empresas especializadas em tudo, desde cinema e arquitetura até moda e comida.

Inicialmente, o Japan Village conta com 11 restaurantes, no estilo “fast food”, através do qual você faz o seu pedido no caixa e aguarda. Há várias mesas espalhadas, como uma praça de alimentação:

  • Obentoyasan: Bentos feitos no dia e onigiri feitos sob encomenda, com arroz japonês diferente. O restaurante também oferecerá uma estação de sopa de missô, onde os visitantes podem escolher entre três tipos diferentes de miso e escolher entre uma variedade de coberturas, incluindo cebolinha, coalhada de feijão frito, ovo e frango.
  • Café Japon: Padaria com pão e bolos japoneses preparados no local, bem como chás e café com leite matcha.
  • Mika N’ Momo: Bar de suco e salada japonesas, com legumes frescos, incluindo shiso, mizuna, kabocha, mitsuba e komatsuna.
  • Hachi: Comida de rua japonesa, servindo okonomiyaki (panquecas salgadas), takoyaki (bolinhos de polvo), yakisoba (macarrão frito), taiyaki (doces em forma de peixe recheados com feijão vermelho) e obanyaki (bolos redondos com recheios variados).
  • Setagaya: especializado em ramen.
  • Gohei: Soba e udon noodle shop, onde os visitantes poderão ver a produção do macarrão no local.
  • Moriya: Loja de bowls de arroz servido com carne washugyu, caril japonês, shogayaki (gengibre de porco), oyakodon (frango e ovo), katsu-don (frango ou costeleta de porco com ovo), e mais.
  • Shokusaido: Aperitivos japoneses, incluindo oldashi tofu, salada de algas marinhas e nanbanzuke de salmão. A loja também servirá tempura tradicional, e uma mistura variada de croquetes japoneses, frango frito, carapau frito e batatas fritas com molhos japoneses, como mentaikomayo.
  • Brooklyn Steak & Lobster: Filé de teppanyaki e lagosta. Os cortes de bife serão wagyu, washugyu ou carne premium, e cada bife será servido com condimentos japoneses, incluindo ponzu com daikon, molho de soja com wasabi fresco e pimenta yuzu kosho. A lagosta será servida com vários condimentos, incluindo manteiga de molho de soja e manteiga de yuzu.
  • Omakase Sushi: Vai servir pratos omakase, com peixe fresco do Japão.

Outro destaque do Japan Village é o Sunrise Market, um supermercado japonês que tem tudo que vocês podem imaginar: doces, condimentos, congelados e até mesmo uma seção de cosméticos. Além disso, o Sunrise Market também contará com uma variedade de autênticas cozinhas japonesas, incluindo um mercado de tofu com tofu caseiro, yuba e leite de soja. O açougue japonês, operado pela Japan Premium Beef, contará com carne wagyu e washugyu. No mercado de frutos do mar, os compradores podem comprar sushi e frutos do mar frescos.

O Japan Village tamém conta com o Wakuwaku, servindo tapas japonesas, desde espetos de frango grelhados a sashimis, bolinhos de massa gyoza e outros alimentos combinados com bebidas especiais. O bar de coquetéis serve cervejas artesanais locais e coquetéis especiais. A loja de bebidas do Japan Village, Kuraichi, conta com exclusivamente bebidas alcoólicas do Japão, com foco em saquê, uísque e vinho japoneses.Apesar da inauguração recente, o Japan Village já tem planos de expansão! Um espaço extra já foi alugado e será usado para aulas, exposições e outros tipos de comércio.

Nós gostamos muito do Japan Village! O local estava lotado – inclusive, havia muitos japoneses! – e nós comemos algo e exploramos o supermercado. Acabou me lembrando muito o Mitsuwa, que fica em New Jersey e eu já mostrei aqui no blog. Para quem curte culinária e cultura japonesa ou até para quem busca programas diferentes, é uma excelente opção. O Industry City, como eu mencionei, também oferece várias opções de lojas, restaurantes e entretenimento. É lá, por exemplo, que está o Avocaderia. Clique aqui para saber mais.

Endereço: 934 3rd Ave (linhas D, N e R)


Leave a Response