turismo

Estátua da Liberdade – quatro maneiras de apreciar o monumento icônico em Nova York

A Estátua da Liberdade está entre os monumentos clássicos de Nova York – e é também um monumento famoso mundialmente. É aquele tipo de coisa que está na lista de 99% das pessoas que visitam a Big Apple – aliás, eu já escrevi um post com os 10 lugares para conferir na sua primeira vez na cidade, clique aqui para conferir! Apesar de já ter citado em vários vídeos e posts algumas maneiras de se apreciar esse monumento, nunca tinha feito um post exclusivo sobre o assunto. Então, como eu vejo que esse assunto ainda gera algumas dúvidas – sobre qual é o passeio oficial e outras questões – resolvi escrever esse post para deixar o assunto bem esclarecido e explicado.

ATENÇÃO: neste post, vou listar os passeios pagos, que consequentemente proporcionam a melhor vista para a Estátua da Liberdade. Se a sua ideia é economizar, clique aqui e confira meu post sobre as quatro maneiras de ver a Estátua da Liberdade gastando nada ou muito pouco.

Passeio oficial – Statue Cruises / Para quem é indicado: para quem quer ir até à ilha da Estátua.  

A Statue Cruises é a empresa oficial que faz o transporte do Battery Park (Manhattan) até a Liberty Island, ilha onde está a Estátua da Liberdade. Este é o passeio oficial – e o único que desembarca na ilhaVocê pode comprar o seu ticket clicando aqui ou também na hora. Se deixar para comprar na hora, esteja preparado para filas. Há uma fila separada para quem já comprou o ingresso. Ignore qualquer abordagem de vendedores ambulantes na área. Vá direto ao Castle Clinton, que fica no Battery Park. É o único lugar autorizado de compra de tickets para a Estátua da Liberdade. O ingresso que você compra para a Estátua da Liberdade também te dá direito a descer na Ellis Island, ilha ao lado da Liberty Island, onde está localizado o Museu da Imigração – a balsa faz uma parada ali. Você não é obrigado a descer ali.

Tickets: Há três modalidades de tickets – acesso à ilha, acesso ao pedestal e acesso à coroa. Se a sua ideia é subir no pedestal ou coroa, planeje-se com antecedência. Ingressos para a coroa costumam esgotar com meses de antecedência, pois são poucos ingressos disponíveis por dia. A minha amiga Grace visitou a coroa e mostrou num vídeo, clique aqui para conferir. Pessoalmente, acho que vale muito mais a pena subir num observatório em Manhattan do que na coroa da Estátua.

Preço: de U$18 a U$21 (depende a modalidade). Crianças menores de 4 anos não pagam.

Planeje seu passeio: os primeiros barcos (8h30, 8h45 e 9h) têm os menores tempos de espera. Clique aqui e confira os horários do barco. Além disso, há uma revista de segurança antes do embarque, com direito a raio-X. As pessoas costumam gastar de três a quatro horas com esse passeio. É recomendado chegar 30 minutos antes da hora determinada em seu ticket.

ATENÇÃO: A Estátua da Liberdade está aberta TODOS OS DIAS, exceto no dia 25 de dezembro.

Water Taxi / Para quem é indicado: para quem não faz questão de descer na Liberty Island, mas quer ver a Estátua de perto – e ainda fazer um passeio contornando o sul de Manhattan. 

O Water Taxi é um passeio de barco, cujo itinerário inclui uma passagem perto da Estátua da Liberdade – a uma distância que, para mim, é perfeita em todos os sentidos, tanto para apreciá-la como para tirar fotos legais. O barco fica parado por alguns minutos, bem posicionado para você apreciar o monumento e registrar o momento. O trajeto total dura 70 minutos, e passa, dentre outros lugares, pela ponte do Brooklyn e pela região sul de Manhattan. Tudo narrado por um guia. O Water Taxi tem 4 piers e você pode escolher entre fazer o passeio completo, sem parar, ou descer em qualquer um dos piers para explorar uma região e depois pegar o barco novamente – pier 83, Battery Park, South Street Seaport e Dumbo. O barco tem a parte superior, ao ar livre, e uma área coberta. O que eu recomendo é: cheque a previsão do tempo – pois um passeio deste só vai ser completo com um dia bonito! Você pode comprar os ingressos na hora, em qualquer um dos piers – um deles é no Battery Park, de onde saem a maioria dos barcos turísticos – ou pela internet.

Tickets e preço – U$37 – você pode clicar aqui para comprar (em reais, sem IOF e com possibilidade de parcelamento). Crianças menores de 3 anos não pagam.

Planeje seu passeio – O Water Taxi funciona das 10 da manhã às 6 da tarde. Veja os horários de partida em cada pier clicando aqui.

Quer saber mais sobre o Water Taxi? Clique aqui e confira meu post com mais fotos!

Circle Line – Circle Line Liberty Cruise / Para quem é indicado: para quem não faz questão de descer na Liberty Island, mas quer ver a Estátua de perto.

O Circle Line é outro passeio para quem quer ver a Estátua da Liberdade da água. Ele parte do Pier 83, no West Side, passando pelo Chelsea Piers, com vista para Midtown, One World Trade Center e chegando a alguns metros da Estátua da Liberdade, retornando ao pier em seguida A diferença desses passeio para o Water Taxi é que se trata de um barco maior – e, consequentemente mais lotado. Além disso, ele não vai até o Dumbo e também só conta com um pier para embarque.

Tickets e preço – U$31 – você pode clicar aqui para comprar (em reais, sem IOF e com possibilidade de parcelamento). Crianças menores de 3 anos não pagam.

Planeje seu passeioVeja os horários clicando aqui.

BÔNUS: O Circle Line também conta com o passeio Statue of Liberty Express, que sai do Pier 16, em Downtown, e vai direto até em frente à Estátua. Esse passeio custa U$18 e você pode comprar clicando aqui.

Hudson’s at Pier 81 / Para quem é indicado: para quem não faz questão de descer na Liberty Island, mas quer ver a Estátua de perto em um passeio diferenciado, tranquilo e nada convencional.

O Hudson’s at Pier 81 é um restaurante e bar dentro de um barco, um barco que, inclusive, sai para um cruzeiro pelo Hudson River. O barco é enorme e sua estrutura conta com três ambientes. O primeiro, no andar de baixo, é um bar/lounge, em área fechada, com grandes janelas e ambiente confortável para sentar e curtir. Perfeito para tomar alguns drinks e conversar. No andar do meio, há a área do restaurante, também fechada, requintada, com mesas próximas das janelas. Esse funciona para jantar e brunch (somente aos domingos). No último andar fica o deck, uma área aberta, com espaço para sentar e um bar servindo drinks e bebidas. A estrutura conta com banheiros e também há um DJ tocando música. O trajeto proporciona vistas de tirar o fôlego. Do lado esquerdo, você vai contemplando a região de Midtown e Downtown, avistando prédios como o Empire State e o complexo Hudson Yards. Depois, o barco passa bem perto do One Wolrd Trade Center. E, claro, o ponto alto do passeio: a Estátua da Liberdade. É surreal. O capitão anuncia no auto-falante quando o barco está se aproximando e o Hudson’s chega tão perto da Estátua como outros passeios pagos (Water Taxi e Circle Line). É surreal! Ele fica por cerca de 10 minutos ali – tempo para tocar músicas como New York, New York, de Frank Sinatra, e Empire State of Mind, da Alicia Keys.

Tickets e preço – são três opções:

  • Jantar ou brunch: O brunch (servido apenas aos domingos) tem preço fixo a partir de U$100 por pessoa – valor que já inclui taxas e gorjetas  além de Mimosas ilimitadas (drink à base de espumante e suco de laranja). Trata-se de um buffet, com várias opções de pratos como saladas, bagels, muffins, batatas, french toast, pães, além de sobremesas. Dá para clicar aqui para conferir o menu do brunch. O jantar também tem preço fixo a partir de U$133 por pessoa (mais taxas e gorjetas, sistema a la carte). Você pode clicar aqui para conferir o menu do jantar.
  • Package 1 / Lounge/bar/deck –se você não quer fazer uma refeição, pode comprar o Package 1, que custa U$100 por pessoa e inclui open bar e aperitivo.
  • Package 2 / Lounge/bar/deck – se você quer somente fazer o passeio, o Package 2 custa U$39 – neste pacote está incluso somente o acesso ao barco, sem comida nem bebida.Se você escolhar o Package 2 e depois quiser consumir algo no barco, lembre-se que há opções de cervejas a partir de U$7. Vinhos custam, em média, U$12 a taça. Já os drinks custam, em média, U$16. Também há algumas opções de aperitivos. A porção pequena de batata frita, por exemplo, custa U$5. Há outros aperitivos, cujo preço fica em torno de U$15, em média.
  • Se você optar pelo Package 1 ou 2, pode ficar ou no Lounge/bar, que é coberto, ou no deck, que é aberto.
  • Você pode comprar seu ticket clicando aqui (há tickets com preço diferenciado para crianças) – após selecionar a data, você escolhe o pacote desejado. É possível comprar na hora – mas se a ideia é jantar, é altamente recomendado que você faça uma reserva.

Planeje seu passeio – O Hudson’s at Pier 81 funciona todos os dias, o ano todo, exceto às segundas. Para jantar, de terça a sábado, o barco parte às 19h. Para o brunch, aos domingos, o barco parte 12h30. Veja os horários de partida em cada pier clicando aqui.

Quer saber mais sobre o Hudson’s at Pier 81? Neste vídeo, eu mostro o passeio, os ambientes e explico mais detalhes! 

Gostaram do post? Espero que as dicas tenham ajudado a esclarecer as dúvidas sobre os passeios! 

Bônus! Clique aqui para conferir também o passeio de barco a vela que chega perto da Estátua!

Alguns links apresentados no post são de afiliados – não custa nada a mais comprar por eles e você ajuda o meu trabalho!


Leave a Response