turismo

Estátua da Liberdade – quatro maneiras de apreciar o monumento icônico em Nova York

A Estátua da Liberdade está entre os monumentos clássicos de Nova York – e é também um monumento famoso mundialmente. É aquele tipo de coisa que está na lista de 99% das pessoas que visitam a Big Apple – aliás, eu já escrevi um post com os 10 lugares para conferir na sua primeira vez na cidade, clique aqui para conferir! Apesar de já ter citado em vários vídeos e posts algumas maneiras de se apreciar esse monumento, nunca tinha feito um post exclusivo sobre o assunto. Então, como eu vejo que esse assunto ainda gera algumas dúvidas – sobre qual é o passeio oficial e outras questões – resolvi escrever esse post para deixar o assunto bem esclarecido e explicado.

ATENÇÃO: neste post, vou listar os passeios pagos, que consequentemente proporcionam a melhor vista para a Estátua da Liberdade. Se a sua ideia é economizar, clique aqui e confira meu post sobre as quatro maneiras de ver a Estátua da Liberdade gastando nada ou muito pouco.

Passeio oficial – Statue Cruises / Para quem é indicado: para quem quer ir até à ilha da Estátua.  

A Statue Cruises é a empresa oficial que faz o transporte do Battery Park (Manhattan) até a Liberty Island, ilha onde está a Estátua da Liberdade. Este é o passeio oficial – e o único que desembarca na ilhaVocê pode comprar o seu ticket clicando aqui ou também na hora. Se deixar para comprar na hora, esteja preparado para filas. Há uma fila separada para quem já comprou o ingresso. Ignore qualquer abordagem de vendedores ambulantes na área. Vá direto ao Castle Clinton, que fica no Battery Park. É o único lugar autorizado de compra de tickets para a Estátua da Liberdade. O ingresso que você compra para a Estátua da Liberdade também te dá direito a descer na Ellis Island, ilha ao lado da Liberty Island, onde está localizado o Museu da Imigração – a balsa faz uma parada ali. Você não é obrigado a descer ali.

Tickets: Há três modalidades de tickets – acesso à ilha, acesso ao pedestal e acesso à coroa. Se a sua ideia é subir no pedestal ou coroa, planeje-se com antecedência. Ingressos para a coroa costumam esgotar com meses de antecedência, pois são poucos ingressos disponíveis por dia. A minha amiga Grace visitou a coroa e mostrou num vídeo, clique aqui para conferir. Pessoalmente, acho que vale muito mais a pena subir num observatório em Manhattan do que na coroa da Estátua.

Preço: de U$18 a U$21 (depende a modalidade). Crianças menores de 4 anos não pagam.

Planeje seu passeio: os primeiros barcos (8h30, 8h45 e 9h) têm os menores tempos de espera. Clique aqui e confira os horários do barco. Além disso, há uma revista de segurança antes do embarque, com direito a raio-X. As pessoas costumam gastar de três a quatro horas com esse passeio. É recomendado chegar 30 minutos antes da hora determinada em seu ticket.

ATENÇÃO: A Estátua da Liberdade está aberta TODOS OS DIAS, exceto no dia 25 de dezembro.

Water Taxi / Para quem é indicado: para quem não faz questão de descer na Liberty Island, mas quer ver a Estátua de perto – e ainda fazer um passeio contornando o sul de Manhattan. 

O Water Taxi é um passeio de barco, cujo itinerário inclui uma passagem perto da Estátua da Liberdade – a uma distância que, para mim, é perfeita em todos os sentidos, tanto para apreciá-la como para tirar fotos legais. O barco fica parado por alguns minutos, bem posicionado para você apreciar o monumento e registrar o momento. O trajeto total dura 70 minutos, e passa, dentre outros lugares, pela ponte do Brooklyn e pela região sul de Manhattan. Tudo narrado por um guia. O Water Taxi tem 4 piers e você pode escolher entre fazer o passeio completo, sem parar, ou descer em qualquer um dos piers para explorar uma região e depois pegar o barco novamente – pier 83, Battery Park, South Street Seaport e Dumbo. O barco tem a parte superior, ao ar livre, e uma área coberta. O que eu recomendo é: cheque a previsão do tempo – pois um passeio deste só vai ser completo com um dia bonito! Você pode comprar os ingressos na hora, em qualquer um dos piers – um deles é no Battery Park, de onde saem a maioria dos barcos turísticos – ou pela internet.

Tickets e preço – U$37 – você pode clicar aqui para comprar (em reais, sem IOF e com possibilidade de parcelamento). Crianças menores de 3 anos não pagam.

Planeje seu passeio – O Water Taxi funciona das 10 da manhã às 6 da tarde. Veja os horários de partida em cada pier clicando aqui.

Quer saber mais sobre o Water Taxi? Clique aqui e confira meu post com mais fotos!

Circle Line – Circle Line Liberty Cruise / Para quem é indicado: para quem não faz questão de descer na Liberty Island, mas quer ver a Estátua de perto.

O Circle Line é outro passeio para quem quer ver a Estátua da Liberdade da água. Ele parte do Pier 83, no West Side, passando pelo Chelsea Piers, com vista para Midtown, One World Trade Center e chegando a alguns metros da Estátua da Liberdade, retornando ao pier em seguida A diferença desses passeio para o Water Taxi é que se trata de um barco maior – e, consequentemente mais lotado. Além disso, ele não vai até o Dumbo e também só conta com um pier para embarque.

Tickets e preço – U$31 – você pode clicar aqui para comprar (em reais, sem IOF e com possibilidade de parcelamento). Crianças menores de 3 anos não pagam.

Planeje seu passeioVeja os horários clicando aqui.

BÔNUS: O Circle Line também conta com o passeio Statue of Liberty Express, que sai do Pier 16, em Downtown, e vai direto até em frente à Estátua. Esse passeio custa U$18 e você pode comprar clicando aqui.

Classic Harbor Line / Para quem é indicado: para quem não faz questão de descer na Liberty Island, mas quer ver a Estátua de perto em um passeio diferenciado, tranquilo e não convencional.

O Around Manhattan Brunch Cruise é um cruzeiro com duração de 2h45 minutos, que sai todos os sábados e domingos, às 10h da manhã, do Chelsea Piers – na altura da 22th Street, bem no West Side. A embarcação é um iate de luxo motorizado, muito bonito por sinal, e com bastante estabilidade. Por ser um iate relativamente pequeno, é um passeio mais íntimo e menos muvucado que os cruzeiros turísticos. Conta com mesas com cadeiras e áreas estofadas, com almofadas. Todas as mesas estão posicionadas às janelas, então, não importa onde você se sente, terá vista privilegiada.  Além da área fechada, com janelas esvidraçadas, há também o deck aberto. Você pode circular livremente entre as duas áreas e também há um banheiro, claro.

Itinerário

Com duração de quase três horas, dá para imaginar que é um passeio e tanto, né? O iate sai do Pier 62, na altura da 22th Street, com direção ao sul, passando pelo lado oeste de Manhattan, pelo One World Trade Center e seguindo em direção à Estátua da Liberdade, por onde ele para por alguns minutos para todo mundo apreciar a vista e fazer aquela foto especial, claro. Dali, ele volta agora do lado leste de Manhattam, subindo e contornando a ilha, passando por pontos como a Brooklyn Bridge, Manhattan Bridge, Williamsburg Bridge e Queensboro Bridge. Você vai avistar pontos como Midtown (Empire State, Chrysler Building, prédio da Onu), Long Island City e seu icônico letreiro da Pepsi, Roosevelt Island, Upper East Side, Randalls Island, Harlem e suas várias pontes, além de áreas de Upper Manhattan e The Bronx. O iate contorna a ilha lá por cima e segue descendo pelo lado oeste, passando por pontos como a George Washington Bridge e o Upper West Side. O que eu achei mais bacana desse itinerário é que, contornando a ilha, você acaba conhecendo e conferindo spots não tão óbvios da cidade. Fora que há tempo de sobra para comer, apreciar a vista e curtir o passeio.

Além da comida à vontade, está incluso na reserva café ou chá + um drink (mimosa, sangria, vinho, espumante ou cerveja). Se você quiser mais bebidas, pode comprar à bordo – mas é bom lembrar que só aceitam cartão.

Preço: U$108 por pessoa. Considerando o que está incluído no pacote e a duração do passeio, acho um preço bem razoável! Nós adoramos a experiência, primeiro, porque eu amo cruzeiros não tão turísticos, que somem uma experiência. Segundo porque os grupos são menores e fica menos muvucado. E terceiro porque é um passeio longo, com itinerário diferente, e dá pra curtir e relaxar bastante!

Crianças de 3-14 years pagam U$64 + taxas. Crianças até 2 anos não pagam.

VEJA TODOS OS DETALHES DESSE PASSEIO CLICANDO AQUI

É preciso reservar com antecedência. Você pode fazer a reserva clicando aqui.

Bônus! Clique aqui para conferir também o passeio de barco a vela que chega perto da Estátua!

Alguns links apresentados no post são de afiliados – não custa nada a mais comprar por eles e você ajuda o meu trabalho!


4 Comentários

  1. Olaa! Tudo bem?
    Estou adorando as suas dicas sobre New York! Mas estou com uma dúvida: você acha que vale a pena fazer esse tour express da estátua? Ou é mega corrido para tirar foto e tal? Porque tenho só 3 dias e meio e estou precisando de um express mesmo, mas fico com receio das fotos ficarem corridas.. sabe se eles fazem pausa de alguns minutos e tal?
    Obrigadaaa!

    1. Oi! Tem um vídeo no canal com o mesmo tema e mostro takes de cada passeio! Acredito que o Circle Line não para não

Leave a Response