Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
gastronomia

5 experiências gastronômicas para experimentar em Nova York

Você já ouviu falar do termo foodie? é um termo informal para uma classe particular de “viciados” em comida e bebida. Eu e Thiago nos consideramos foodies. Adoramos explorar restaurantes diferentes, pratos diferentes, culinárias diferentes. Amo passar horas no Pinterest salvando receitas. Amo explorar livros de receita. E, preciso dizer: Nova York é um verdadeiro paraíso para os foodies. É por isso que eu fico tão chateada quando as pessoas insistem nesse mito – sim, é um mito – de que aqui só se come fast food! A cidade tem tantas, mas tantas opções que levaria 20 anos para alguém visitar todos os restaurantes – sem contar os que abririam nesse tempo todo. E como uma foodie eu amo experiências gastronômicas e hoje resolvi listar 5 experiências que acho que valem muito a pena!

Degustação de massas no Lupa – o Lupa pertence a Mario Batali, nome que está por trás do Eataly – e tem mais de dez restaurantes em Nova York. É um restaurante italiano e além das opções de massas há o Pasta Tasting Menu, ou, menu degustação de massas, que conta com cinco tipos de massas. Todas elas são caseiras, fabricadas no próprio restaurante:  Tonnarelli Cacio e Pepe, Spaghetti alla Carbonara, com ovos e guanciale (bacon italiano), Saltimbocca Ravioli, Pajata Finta e Bucatini All’Amatriciana. Esse menu também inclui sobremesa: sorbet! Há a possibilidade de também fazer o Wine Pairing, com harmonização de um vinho diferente para cada uma das massas. Além de todas as massas serem deliciosas, o ambiente do restaurante é muito aconchegante, perfeito para um jantar a dois, romântico!

Preço do Pasta Tasting Menu: U$55 / Wine Pairing: U$45.

Quer conferir mais detalhes e fotos sobre nossa experiência no Lupa? Clique aqui!

Endereço: 170 Thompson Street.

Churrasco japonês no Gyu-Kaku – há vários restaurantes de churrasco oriental aqui em Nova York – principalmente em Koreatown – e já tive oportunidade de experimentar vários deles. Mas o meu favorito – pelo combo experiência, sabor e custo-benefício – continua sendo o Gyu-Kaku. Funciona assim:todas as mesas contam com uma chapa central, e os diversos cortes de carne são trazidos à mesa crus – e você mesmo vai grelhando. Os pedaços são pequenos, o que garante que fiquem num ponto ótimo para consumo rapidamente. Essa rede tem várioas endereços na cidade e conta com um Happy Hour com preços pra lá de especiais. Uma oportunidade de comer muito bem gastando pouco. Começando pelos combos, disponíveis para 2, 4 ou 6 pessoas. Além das carnes, os combos incluem salada, arroz e outros acompanhamentos. Uma delícia! O Happy Hour também garante desconto em bebidas:  cervejas por U$3 e drinks diversos a partir de U$5. O preço do combo para duas pessoas começa em U$65.

Quer conferir mais detalhes sobre o Gyu-Kaku? Clique aqui e confira meu post a respeito.

E mais: clique aqui e confira um vídeo sobre o restaurante, mostrando tudo!

Endereços: Há uma na Times Square – 321 W. 44th St. Unit 103 – uma em Midtown (805 3rd Ave., 2nd Floor) e outra em East Village (34 Cooper Sq.). 

Hot Pot no Spring Shabu Shabu –  nos restaurantes Hot Pot você mesmo cozinha a sua comida. Você escolhe o tipo de caldo – peixes, picante ou vegetais – e as mesas possuem uma estrutura que mantém o caldo fervendo – você vai controlando a temperatura. O Spring Shabu Shabu tem buffet livre, ou seja, há várias opções de massas frescas, dumplings, cogumelos, vários tipos de legumes e salada e você cozinha tudo isso na água. E, claro, complementa o sabor com molhinhos, disponíveis numa variedade imensa no buffet. O valor do buffet livre é de U$14. As porções de carne – incluindo frutos do mar – você pede à parte e custam a partir de U$4. É uma delícia!

Ficou interessado? Clique aqui e confira um roteiro pela região do Flushing.

E mais: clique aqui e confira um vídeo sobre o restaurante.

Endereço: 136-20 38th Avenue, 2nd Floor – Flushing, Queens. 

Pic: Grub Street

Degustação de sobremesas na Patisserie Chanson – esse lugar conta com doces e pães e algumas opções para lanches e almoços rápidos e o Dessert Bar, que fica no andar inferior e oferece uma experiência completa de degustação de sobremesas. O lugar é super intimista e pequeno – são cerca de 10 lugares para sentar no balcão e mais 6 lugares divididos em três pequenas mesas. A experiência começa com alguns “tira-gosto” salgados, para já ir preparando o paladar. Primeiro, uma pipoca com chili e limão, uma delícia. Depois um tira-gosto especial – com vegetais servidos em espetinhos, em um vaso. Em seguida, para limpar o paladar, um drink servido numa colher, numa espécie de bolha que você estoura na boca. Super refrescante! E é depois disso que começa a degustação em si. E a parte mais legal de tudo é que a equipe vai montando os pratos na sua frente – e se você também pedir a harmonização, o mesmo acontece com os coqueteis e vinhos, que são preparados/servidos/apresentados a você à medida que novas sobremesas são servidas. É importante também salientar que a experiência não envolve somente o paladar, mas também o olfato e até mesmo a audição, já que a trilha sonora do lugar é uma delícia. As sobremesas são deliciosas, com ingredientes muitas vezes inusitados, e apresentação impecável. A experiência toda dura mais de duas horas. O menu degustação custa U$75 e se desejar a harmonização são mais U$58.  Altamente recomendado fazer reserva, já que são apenas duas sessões por noite. Você pode fazer a reserva aqui.

Confira mais detalhes e fotos sobre essa experiência clicando aqui.

Endereço:  20 W 23rd St. 

Sobremesas no Spot Dessert Bar – o Spot Dessert Bar é especializado em sobremesas que são criadas para ser uma mistura de sabores diferenciadas. As opções levam influências orientais e ocidentais, equilibrando ingredientes únicos, como chá verde, Kabocha e Yuzu. O Spot Dessert Bar é de dois primos, Chatchai “Chai” Huadwattanana e Ace Watanasuparp. O cardápio do Spot Dessert Bar conta com oito opções de sobremesas. As opções costumam ser sazonais, e mudam de tempos em tempos. Mas há três pratos que são carros-chefe e fixos no menu: o Matcha Lava, a Golden Toast e o The Harvest. Este último é servido nesse formato inusitado, parece uma planta – mas leva um mix de ingredientes como frutas vermelhas, cheesecake e biscoito Oreo. Para ver o menu completo, clique aqui. Já provei várias e posso dizer que as minhas favoritas são o Milk Puffy, Matcha Lava e Golden Toast. As sobremesas custam U$9,90.

Endereços: 13 St Marks Place / 5 St Marks Place / 11 West 32nd Street (Food Gallery 32) / 39-16 Prince Street (Flushing).

Confira mais detalhes sobre o Spot Dessert Bar clicando aqui.

Confira também um vídeo mostrando mais sobre o local!

E aí, gostaram das dicas? 


Leave a Response