Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

No clima dos 19 anos de Law&Order:SVU – New York Supreme Court

O post de hoje foi escrito pelo leitor Gilmar Michalofwski Barcarol. Ele é super fã de Law & Order e, no dia 20 de setembro,  a série completou 19 anos – seu primeiro episódio foi exibido em 20 de setembro de 1999. Desde então ela figura entre as séries que estão há mais tempo no ar! Ele entrou em contato para contar sobre sua experiência ao visitar Nova York e conhecer o clássico Tribunal – a Supreme Court, que, mesmo por fora, é demais e para quem é fã da série, é imperdível!

Law & Order: Special Victims Unit conta, desde 20 de setembro de 1999, histórias dos dedicados detetives da cidade de Nova York que investigam crimes sexuais. Para aqueles que, assim como eu, são fãs da série, garanto que a icônica abertura veio à sua cabeça, não? A série figura como uma das atrações há mais tempo no ar na TV americana, igualando-se à Gunsmoke, faroeste dos ano 50, e à própria Law e Order, exibida até 2010.  A recordista 20ª temporada, que estreou nos Estados Unidos dia 27, chegou com um especial de duas horas para vivermos com muita emoção as histórias de Olivia e sua equipe! E não tem clima mais Law & Order do que o famoso tribunal que abriga, desde as primeiras temporadas, cenas de drama e ação da trama em Nova York.

A New York County Courthouse – Supreme Court –  que fica na região do Civic Center, em lower Manhattan, é estonteante. Inaugurado em 1927, o prédio sedia diversos departamentos de justiça. SVU já foi cena de tiroteio, brigas, indignação e muita emoção. A ideia inicial do projeto de Guy Lowell era fazer um prédio circular, nos moldes do Coliseu, mas acabou ficando pelo modelo de hexágono mesmo. O prédio foi construído para ser o sucessor da Tweed Courthouse, que fica a algumas quadras dali e que aparece em Kramer vs. Kramer e Gangues de Nova York. Falando nisso, a Corte atual está no entorno do que ficou conhecido no século 19 como “Five Points”, a intersecção de 5 ruas que é retratada no filme de Scorcese.

Tão icônico quanto a abertura de SVU só o pórtico da Supreme Court: são 16 colunas gregas de ordem coríntia que sustentam símbolos da história da justiça. No topo do prédio, estão três esculturas de granito de Frederick Allen que representam a Lei, a Justiça e a Verdade. Todas essas imponentes obras são engrandecidas com a frase extraída de uma carta que George Washington escreveu ao Procurador-Geral: “The true administration of justice is the firmest pillar of good government.”

Para os fãs de Law & Order, da área de Direito ou curiosos, a Supreme Court é um ponto interessante de observar em suas andanças pela cidade. Atravessei a ponte do Brooklyn em direção à Manhattan e dei uma “esticada” nas pernas na área bem ao lado da Supreme Court. Há um parque em frente que também tem belas vistas da região. Em minha visita, incluí no roteiro essa “passadinha” pelo local e foi o suficiente para me sentir em Law & Order.

Se você está em outro ponto da cidade e quer chegar ali, há diversas estações de trem próximas e uma estação da City Bike bem na frente da Corte. Ah, se você se deparar com casais protagonizando cenas de romance, pode ter certeza que não é ficção: bem na esquina da Supreme Court há um departamento que realiza casamentos de segunda à sexta das 8h30 às 15h30.

Se você já viu outras temporadas da série, vai ver que qualquer lugar de NY vai te remeter à SVU, mas nada como a Supreme Court!

Fã realizado: sim ou com certeza?

Tours: a Supreme Court oferece tours gratuitas para grupos de estudantes, organizações cívicas, grupos de idosos e outros interessados ​​em obter uma visão em primeira mão do sistema judiciário do Estado de Nova York. Os participantes desfrutam de uma palestra informativa sobre a estrutura do sistema judiciário do estado de Nova York, aprendem sobre o processo do júri e seu lugar em nossa democracia, obtêm uma visão geral das carreiras nos tribunais e observam um julgamento real. Os tours são realizadas de segunda a sexta-feira e devem ser reservados com antecedência. Para mais informações ou para agendar um tour, entre em contato: Ybeydoun@nycourts.gov – Os tours programados são para grupos de pessoas da mesma organização. Existe uma capacidade mínima de 10 pessoas. Esses tours não são no prédio principal da Supreme Court e sim no Supremo Tribunal Criminal, localizado na 100 Centre Street.

Visitas: os tribunais de Nova York são um fórum aberto. Portanto, você não precisa agendar um tour para visitar os prédios do tribunal por conta própria. Apenas certifique-se de não tirar fotos e certifique-se de que seu celular esteja desligado.

O Supremo Tribunal Criminal  está localizado na 100 Centre Street. Você pode encontrar os julgamentos que estão pendentes na sala 1000 do décimo andar para os tribunais mencionados. Olhe para o gráfico com as listagens. O Supremo Tribunal Civil está localizado na 60 Centre Street e o Tribunal Civil está localizado na 111 Center Street. Para os julgamentos no Supremo Tribunal Civil, vá para a sala 452, a sala principal do júri. Você pode perguntar aos balconistas da mesa quais julgamentos estão pendentes.

O horário de funcionamento dos tribunais é das 9h30 às 13h (recesso). Os tribunais reabrem às 14h até as 16h45. A maior parte da atividade ocorre de manhã e os dias de trabalho são de segunda a sexta-feira. Os tribunais seguem todos os feriados americanos.

Endereço: 60 Centre Street.

Obrigada, Gilmar, pela contribuição!


Leave a Response