Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
gastronomia

7 sorveterias para conhecer em Nova York

Eu amo sorvete, e vocês? E, pra mim, não importa se é inverno ou verão, acho que é o tipo de coisa que vai bem o ano todo. Aqui em Nova York, há muitas opções de sorveterias bacanas para você explorar. Nesse tempo todo morando aqui, aprendi a apreciar sorvetes de texturas e sabores diferentes. Aqui, por exemplo, é muito comum os sorvetes terem adição de sal marinho em algumas opções – o que eu, particularmente, amo! E, abaixo, listo as sorveterias que eu considero as melhores em Nova York!

Big Gay Ice Cream – o Big Gay Ice Cream começou com um food truck nas ruas de Nova York. Ingredientes de alta qualidade e sabores tradicionais com toque inusitado fizeram a marca famosa. Em 2011, abriram a primeira unidade na cidade. O local já foi eleito como uma das melhores sorveterias do país e do mundo. Suas casquinhas são famosas – o Salty Pimp é o favorito dos clientes, com sorvete de baunilha, doce de leite, uma pitada de sal marinho, mergulhado em calda de chocolate. De comer rezando. As casquinhas custam, em média, U$5.

Endereços: 125 East 7th Street / 19 Fulton Street / 61 Grove Street.

Morgenstern’s Finest Ice Cream  – essa sorveteria ficou famosa pelo sorvete preto – o Coconut Ash, que tem sabor bem acentuado de coco. Eu provei e curti, porém, o  Salted Caramel Pretzel é muito melhor. Aqui, as receitas são pensadas e desenvolvidas para cada sabor. A integridade dos ingredientes não é comprometida por estabilizadores ou aditivos. Também oferece sorbet, ótimas opções para veganos e/ou intolerantes à lactose.

Endereço: 2 Rivington Street.

Momofuku Milk Bar – é uma bakery – conta com cookies e bolos – mas a pedida aqui é o sorvete, um dos mais famosinhos da cidade. Os sabores clássicos são Cereal Milk, com sorvete de leite, cereal, açúcar mascavo e um toque de sal, e também o Chocolate Covered Pretzel Soft Serve, que é de chocolate, com sabor doce e salgadinho, difícil explicar, mas peculiar e saboroso. O local foi assunto num documentário do Netflix e eu diria que o Cereal Milk não é o tipo de sorvete comum – na dúvida, peça uma sample.

Endereços: clique aqui e cheque todos os endereços.

OddFellows – para produzir um sorvete de alta qualidade e mais fresco possível, a OddFellows pasteuriza sua própria base de sorvete – usando laticínios de origem local, sem hormônios e sem aditivos – em sua fábrica do Brooklyn. Embora seja mais demorada, a pasteurização no local permite adicionar mais nuances e profundidade aos sabores de sorvete. O resultado: sabores distintos, cremosos e deliciosos, com versões diferenciadas para sabores clássicos. Outro destaque do OddFellows fica por conta da sua variedade de ice cream sandwiches – ou, sanduíches de sorvete, que usam cookies.

Endereços: 175 Kent Ave / 75 East 4th St. / 55 East Houston St.

Grom – autêntico gelato italiano. Não usam aromas nem corantes, tampouco seus fornecedores. O sabor e a cor dos sorvetes vêm, exclusivamente, das matérias-primas utilizadas, dependendo da época e disponibilidade. Aliás, esse é outro ponto: a oferta muda conforme o mês, então, cada mês, são oferecidos sabores diferentes. É uma sorveteria bem clássica na cidade. Além disso, outro destaque fica por conta do chocolate quente – o affogato é resultado de sorvete mais chocolate quente!

Endereço: 233 Bleecker Street / 1796 Broadway / 185 Greenwich Street (WTC).

Van Leeuwen Artisan Ice Cream – essa sorveteria começou como um food truck nas ruas de Nova York. Tudo é feito a partir da fábrica, que fica em Greenpoint, no Brooklyn. O sorvetes são artesanais, super frescos, e as receitas levam leite, creme, açúcar e ovos. O mais legal é que há versões veganas, com leites caseiros de coco e de castanha, além de óleo de coco e manteiga de cacau. A variedade de sabores e eles são deliciosos! Sério, um dos melhores sorvetes que já experimentei aqui – meu favorito é o de pistache.

Endereço: Brooklyn: 204 Wythe Ave / 620 Manhattan Ave / 81 Bergen St / Manhattan: 48.5 East 7th St / 152 West 10th St / 224 Front Street / 172 Ludlow St.

il laboratorio del gelato – O Il Laboratorio del Gelato serve cerca de 200 sabores – e além dos sabores clássicos e tradicionais aos quais estamos acostumados, o local também conta com outros, super inusitados, como azeite de oliva, batata doce, feijão vermelho, alecrim, manjericão, ricota, abacate, beterraba… Daí o nome “laboratorio”, pois os chefs de resturantes e empresas de eventos da cidade são convidados a trabalhar em conjunto para criar essas misturas exóticas. Isso porque o local fornece sorvete para uma infinidade de restaurantes da cidade, que usam o produto em suas sobremesas. Obviamente, a oferta de sabores varia conforme o dia e a época do ano, mas sempre há um mix variado de sorvetes e de sorbet. O pote com duas bolas custa U$4,25. Experimente o de chocolate, parece uma mousse! Também amo o de ricota!

Endereço: 188 Ludlow St / 56 University Pl.


Leave a Response