gastronomia

Friedmans – restaurante delícia em Nova York

Eu já conhecia o Friedmans, mas só depois que estive lá pela terceira vez é que acabei me convencendo que deveria deixar a dica para vocês. Afinal, quando um restaurante merece repeteco em Nova York – uma cidade com centenas de opções no quesito gastronomia – acho que também merece a recomendação, certo? O Friedmans é o tipo de restaurante que vale para qualquer ocasião: almoço, jantar ou brunch. O menu tem opções deliciosas, os preços são ok e há algumas unidades espalhadas pela cidade. Quer mais conveniência do que isso?

A primeira vez que estivemos lá foi para jantar com um casal de amigos. Foi aí que eu e a minha amiga nos demos conta que já tínhamos estado lá antes, com outra amiga! E o mais engraçado é que eu sugeri o Friedmans para esse jantar porque tinha visto a Nyorquina o lugar indicar no Instagram dela – eu fiquei babando pelo Falafel Burger que ela mostrou. Mas enfim, ainda estivemos lá para um almoço semana passada e aí concluí que eu precisava dividir essa dica aqui.

O Friedmans abriu em 2009 em Nova York e hoje já conta com 5 endereços na cidade. O nome foi inspirado no famoso Milton Friedman, que ficou famoso pela frase “não existe almoço grátis”. Sabe o que é mais interessante? O Friedmans começou como um restaurante glúten-free, já que uma das suas fundadoras foi diagnosticada com doença celíaca. Então, a ideia era oferecer opções deliciosas e seguras para quem, como ela, sofria com a doença. Hoje, o mantra do restaurante não é mais esse – porém, a boa notícia é que 99% das opções do seu menu podem ser preparadas sem glúten a pedido do cliente! Muito bacana, né?

O menu é bem tradicional americano, com várias opções de sanduíches – clássicos como pastrami e grilled cheese, preços a partir de U$14 – e burgers – com opções clássicas, com carne de cordeiro, peru, frango e falafel – a partir de U$15. Há também saladas – a partir de U$16 e também pratos bem tradicionais da culinária americana, como o clássico Fried Chicken & Waffle U$25 e vários pratos à base de ovos – esses disponíveis no horário de brunch – a partir de U$16.

Nas duas últimas vezes que estive lá, pedi o Falafel Burger (U$16), que acaba sendo também uma opção ótima para vegetarianos. Falafel é feito à base de grão de bico, e esse burger é empanado, ou seja, tem uma crosta crocante, além de um molho à base de iogurte. É servido com tomate, pepino e alface, além de uma porção generosa de fritas. Não tenho palavras para explicar o quanto eu amo esse burger – tanto que já provei duas vezes. O Thiago acabou escolhendo o Buttermil Chicken and Bacon burger (U$17), com frango à milanesa e também acompanhado de fritas. Segundo ele, estava sensacional. Estivemos lá num domingo, dia de brunch, e os pratos típicos à base de ovos também estavam com uma apresentação linda!

Gosto muito do Friedmans e confesso que já estou com vontade de comer o Falafel Burger de novo!

Endereços: 132 W 31st St (Herald Square) /75 9th Avenue (Chelsea Market) / 450 10th Ave (Hell’s Kitchen) / 228 West 47th Street  (Edison Hotel) / 1187 Amsterdam Ave (Columbia University). 


Leave a Response